Tema para Redação – Resposta Interpretativa

“… na atualidade, a escrita faz parte de nossa vida, seja porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (bilhete, e-mail, lista de compras, etc…), seja porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações do dia a dia (placas, letreiros, anúncios, embalagens, etc..).

Que a escrita é onipresente em nossa vida, já o sabemos. Mas, afinal, “o que é escrita?” (…) há muitos estudos sobre a escrita, sob diversas perspectivas, que nos propiciam diferentes modos de responder a questão em foco.

Apesar da complexidade que envolve a questão, não é raro, quer na sala de aula, quer em outras situações do dia a dia, nos deparamos com definições, tais como: “escrita é inspiração”; “escrita é uma atividade para poucos privilegiados (aqueles que nascem com dom e se transformam em escritores renomados)”; “escrita é expressão do pensamento” no papel ou em outro suporte; “escrita é domínio de regras da língua”;. “escrita é trabalho”… (…) no qual o sujeito tem algo a dizer em relação a um outro (o seu interlocutor/leitor) com um certo propósito.

Nessa concepção interacional (dialógica) da língua, tanto aquele que escreve como aquele para quem se escreve são (..) sujeitos (..) se constroem e são construídos no texto.

Assim é que, por exemplo, dependendo do gênero textual a ser produzido, do assunto a ser tratado, de quem seja o interlocutor, dos lugares em que se situam como interlocutores (escrever para um chefe, para um professor, para um amigo, para um namorado), dos conhecimentos pressupostamente compartilhados, do maior ou menor grau de intimidade, familiaridade existente entre esses interlocutores, a escrita pode se constituir mais formalmente ou mais informalmente.”

(texto adaptado de KOCh, Ingedore V. & ELIAS, Vanda M. Escrita e interação. In: Ler e escrever – estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009. p. 31 – 36).

Com base no que as autoras, Koch e Elias, apresentam no texto adaptado “O que é a Escrita?”, responda, com suas palavras e com argumentos que justifiquem a sua interpretação, a pergunta: “O QUE É ESCRITA?”

Atenção! A resposta deve ser organizada de forma que, quem a ler, não precise da pergunta para compreendê-la.

(esta proposta foi retirada de uma folha de exercícios do Colégio Maxi, Londrina-PR)

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website