Tema de Redação: Carta e Artigo de Opinião

TEXTO I: “A ciência não deve ser limitada por conceitos éticos. O cientista tem de gozar de plena liberdade para levar a cabo suas pesquisas e experimentos, não cabendo à sociedade julgar moralmente o seu trabalho. A ciência é eticamente neutra, cabendo à comunidade usar de maneira justa o resultado da reflexão científica. O teórico dividiu o átomo; os estados criaram as armas nucleares”.

TEXTO II: “Compete à  sociedade vigiar o cientista. Está é a única forma de coibir pesquisas que possam transgredir as normas éticas que preservam a coesão social das comunidades. Progresso não significa o avanço científico em detrimento da Ética;  o verdadeiro avanço da civilização consiste em respeitar as coordenadas da moralidade”.

ENTENDA O TEMA

O primeiro texto defende que a pesquisa científica não deve ser policiada pela ética; o segundo, pelo contrário, coloca a Moral acima do progresso científico.

Posicionando-se em favor da Moral, redija uma Carta Reclamação ao editor da revista “Ciência” rejeitando o posicionamento da revista sobre o texto I. Seu texto deverá ter no máximo 15 linhas.

Redija um Artigo de Opinião sobre a questão tratada nos textos acima. É importante que você deixe claro o seu posicionamento quanto ao assunto. Seu texto deverá ter no máximo 15 linhas.

Bom trabalho.

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website