Redação e Vestibular: Relato e Respostas

Relato

Um relato nada mais é do que a exposição, oral ou escrita, de uma experiência vivida. O texto segue a linha da narrativa em que o narrador “relata” um acontecimento importante de sua vida. Apresenta os mesmos elementos da narrativa; personagens, ambientes, tempo, espaço, descrições. Texto escrito em 1ª pessoa.

É importante observar a questão do limite de linhas. No caso de redações de 15 linhas, é preciso ser mais objetivo e deixar de lado excesso de detalhes.

 

Resposta Interpretativa

Neste tipo de texto o autor deverá, antes de mais nada, entender a essência da proposta. É comum a banca fornecer um ou mais textos de apoio. É sobre estes textos que o autor deverá basear sua resposta. Aqui, a interpretação do conteúdo é o fundamento, portanto, quando interpretamos procuramos reproduzir esse conteúdo associando-o ao contexto dado pelo enunciado.

Observem que a proposta vem carregada de perguntas. Com base nelas crie seu roteiro da resposta. Vajamos algumas dicas:

– escreva em 3ª pessoa;

– dois ou três parágrafos;

– sua resposta deve estar baseada nos textos de apoio;

– não dê sua opinião;

– não fuja do conteúdo apresentado nos textos de apoio;

– utilize uma citação para fundamentar a resposta (com base nos textos de apoio).

 

Resposta Argumentativa

Este gênero de texto é mais parecido com uma dissertação. Sua opinião é requerida, porém, sem utilização da 1ª pessoa. Com base nos textos de apoio, fundamente sua resposta com base em seu conhecimento, procurando argumentos que fundamentem sua resposta. Neste caso, não se prenda aos textos de apoio.

Dicas:

– Procure deixar subentendido o enunciado da questão ao leitor, fazendo-o compreender a pergunta original sem tê-la lido;

– Deixe evidente sua posição quanto ao tema (a favor/contra);

– dois ou três parágrafos;

– texto impessoal;

– sua opinião é importante;

Você pode seguir uma sequência simples: resposta, justificativa (argumento), explicação, comprovação e sugestão (se for possível).

 

Em breve colocarei exemplos sobre todos os gêneros textuais que postei aqui no blog. Fiquem ligados.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website