Motivação: Onde Encontrar?

Motivação é sempre um tema interessante. Há alguns anos atrás era uma febre no Brasil. Empresas contratavam palestrantes renomados para motivar seus funcionários. Eu mesmo assisti a várias palestras sobre o tema.

Na verdade você saía super empolgado, achando que podia mudar tudo, isso e aquilo. Uma semana depois, ninguém mais lembrava do assunto. Qual o motivo? O motivo era o motivo errado. 

A verdade é que motivação está dentro de cada um. Não adianta tentar buscá-la numa palestra, em outra pessoa, etc… tem que encontrá-la dentro de você. Aí está a questão: como? A própria palavra já responde: MOTIVO para AÇÃO. Você tem um motivo para agir? Você tem metas definidas? Sabe onde quer chegar? Você pode ler este artigo que escrevi há algum tempo sobre metas.

Se você não tem um motivo para ação, dificilmente terá motivação. A motivação está em buscar aquilo que deseja, atingir suas metas, criar outras e assim por diante. Maslow, autor da teoria das necessidades humanas, também conhecida como Pirâmide das Necessidades, desenvolveu sua teoria com base numa pesquisa. O resultado de seu trabalho foi a classificação das necessidades em cinco níveis:

Uma breve descrição:

Fisiológicas: são as necessidades mais básicas do ser humano, como: água, alimento, oxigênio, etc…

Segurança: a necessidade do ser humano em sentir protegido, física, emocional, financeira, saúde, etc…

Social: necessidade de convívio, família, amigos, trabalho ou seja, participar efetivamente de um grupo.

Auto-Estima: estar bem consigo mesmo. Ser respeitado, conquistar seu espaço.

Auto-Realização: é o topo da pirâmide, onde tem realizados seus desejos pessoais.

A pergunta é: O que isso tudo tem a ver com motivação? Tudo. Segundo Maslow, o ser humano só atinge o nível acima quando tem satisfeito o nível onde se encontra. Neste caso, isso se torna uma motivação para o ser humano crescer como pessoa e como profissional.

É como se a vida nos oferecesse metas naturais.  Então, para quem não sabe por onde começar, comece com a teoria de Maslow.

O importante é ter uma meta, um objetivo a alcançar e você encontrará sua motivação.

Abraços,

Professor Edmundo Santana 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website