Redação – Vestibular – Artigo de Opinião

artigo de opinião

Artigo de Opinião

Continuando nosso programa de dicas sobre os diversos Gêneros Textuais, hoje falaremos sobre o artigo de opinião. Quem gosta de ler boas revistas e jornais, está acostumado, também, a ler artigos de opinião. Neste tipo de gênero textual, como o próprio nome diz, trata-se da opinião pessoal do autor sobre determinado tema. Como todo bom texto, o artigo também segue algumas características básicas. O autor precisar convencer seus leitores com bons argumentos e apresentar suas impressões pessoais sobre o tema. Normalmente, os temas são polêmicos. A necessidade de apresentar sua posição é fundamental.

Para que você possa produzir um artigo de opinião, é necessário que tenha conhecimento do assunto, portanto, é preciso estar “ligado” ao que acontece no mundo. Somente com informações e conteúdo será capaz de redigir um bom texto.

É importante saber quem é o público que lerá seu artigo. Normalmente, numa prova de vestibular, a banca faz uma menção sobre isso, do tipo: redija um artigo de opinião para uma revista destinada ao público “x”.

É possível, também, que na prova você tenha um ou mais textos de apoio. Sendo assim, observe bem as opiniões, relacione seus argumentos (não copie nada), e com base no seu conhecimento do assunto, produza seu texto.

Dê um título que desperte o interesse do seu público, que chame atenção. Seja criativo.

A conclusão deve ser o fechamento da ideia principal. Confirme suas convicções.

A semelhança com uma dissertação é grande, no entanto, um artigo de opinião é pessoal, diferente da dissertação. Procure em revistas e jornais e leia o máximo de artigos que puder. Assim, não terá surpresas se o vestibular que estiver fazendo exigir este tipo de gênero textual.

Gostou da dica? Então vote no Blog para o concurso Top Blog.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website