Redação – Enem 2010 – Super Dicas

Estamos há três dias da prova do Enem 2010. A corrida, principalmente no que se refere a redação, é grande. Nesta época do ano o Blog do Professor Edmundo tem seus mais altos índices de visitas. Vários visitantes fazem perguntas de última hora, sempre buscando aquela dica que pode fazer a diferença. Então, vamos fornecer algumas; as mais importantes na minha opinião.

Antes, porém, vou responder uma pergunta que muitos já fizeram: quais temas são possíveis de cair na prova de redação? As apostas para este ano são os temas ecológicos. O Enem adora abordar estas questões, portanto, é bom fazer uma retrospectiva dos acontecimentos no mundo relacionados ao meio ambiente, como: terremotos, desabamentos, tsunamis, derramamento de petróleo no Golfo do México, etc…

Temas relacionados às questões sociais também são alvo preferido do Enem. Violência urbana, exclusão social, etc…

Ainda, na política, uma hipótese que não pode ser descartada é a Lei da Ficha Limpa, aproveitando as eleições de 2010. São apenas sugestões, mas é bom ficar dar uma estudada nos fatos.

Bem, quanto às dicas:

– Leia as orientações: siga-as ao pé da letra. É questão fundamental preocupar-se com as orientações fornecidas pela banca. Qualquer desvio pode lhe custar a eliminação da redação.

– Interpretação: A interpretação da proposta é a parte mais importante de sua redação. Já vi vários alunos sendo eliminados por fugir do tema, ou não abordar em seu texto o que a banca pede. Clique aqui e leia este post sobre o assunto.

– Planejamento: sua redação deve ser planejada antes de ser escrita. Para isso é fundamental que você liste as ideias que tem a respeito do tema. Após listar suas ideias, classifique-as em ordem de importância, bem como afinidade (ideias que se completam). Com base nestas ideias faça um rascunho. Clique aqui e leia o post sobre o assunto.

– Rascunho: o rascunho de sua redação é fundamental para descobrir erros de ortografia e concordância, bem como, se realmente seu texto tem coerência, ou seja, passou a mensagem de forma clara e objetiva.

– Citações: toda citação deve estar entre aspas e com a fonte nominada. Por exemplo: Como disse Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”.

– Título: A prova do Enem não costuma exigir do aluno um título para seu texto. No entanto, fique atento às instruções. Se não for solicitado ao aluno que dê um título ao seu texto, o aluno não é obrigado a colocar. Porém, se quiser, não há problemas, desde que siga essas orientações: coloque seu título na primeira linha e inicie seu texto na linha imediatamente abaixo.

– Nº de linhas: na prova do ano passado, a banca exigiu um nº mínimo de 7 linhas para a redação. Acho realmente um absurso escrever uma dissertação em sete linhas, mas não quero discutir aqui os motivos. Uma boa dissertação, na minha opinião, deve conter entre 25 e 30 linhas. Menos que isso, o aluno deverá ser bastante conciso (objetivo) e usar frases muito bem estruturadas para se fazer entender. Portanto, faça um texto decente, não se prenda a um mínimo de 7 lionhas. Lembre-se da estrutura básica de uma dissertação, clique aqui e leia o post.

Bom, são dicas básicas que podem ajudar na hora da redação. Procure no Blog, quem deseja, ainda, de última hora, ter mais noções sobre como escrever bem uma redação, tem várias informações para ajudá-los. Ainda há tempo de tirar dúvidas. Me coloco à disposição para quem deseja fazê-lo.

Abraços e boa sorte.

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website