Vestibular de Inverno da UEM 2010 – Prova de Redação

A prova de redação do último vestibular da UEM – Universidade Estadual de Maringá (julho 2010) pegou muita gente de surpresa. Não é nenhuma novidade que os vestibulares da Uem exigem dos seus candidatos vários gêneros textuais diferentes, e, quem não se prepara adequadamente sofre as consequências. A maiorias dos candidatos ao Vestibular não dá muita importância à redação, no entanto, esta, para a grande parte dos vestibulares e concursos, é a única questão discursiva da prova.

Conversando com alguns alunos que prestaram o vestibular da UEM, percebi que a média das notas da redação foi baixa. Neste vestibular de inverno, foram solicitados dois gêneros textuais: uma notícia e uma resposta interpretativa, tendo alguns textos como apoio. O tema referiu-se ao lixo nos centros urbanos.

Uma resposta interpretativa, exige do aluno sua visão dos fatos abordados pelos textos de apoio, e, provavelmente, promovendo sugestões sobre a matéria em si. A notícia, pelo que minha experiência diz, derrubou muitos alunos. Em primeiro lugar porque não estão acostumados a escrever este tipo de gênero, e em segundo, a própria estrutura do gênero, que deve ser conhecida pelo aluno. No caso da notícia, são requisitos obrigatórios o título e uma lide. Pois é! Quem sabe o que é lide?

Aguardo ansioso os comentários dos visitantes.

Grande Abraço,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website