Redação: Enem 2008

Abaixo a proposta de redação do Enem 2008. Leia com atenção. Ao final farei os comentários.

en2008

O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;

2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;

3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.

Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.

Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

Observações:

– Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.

– O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.

– O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.

– O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.

– A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.

Eis, acima, a proposta na íntegra do referido concurso. Como exercício, passei esta mesma proposta para meus alunos de um preparatório para o Enem, exatamente como aí está. Para minha surpresa, a maioria cometeu o mesmo e grave erro.

Se você leu atentamente a proposta, saberá que ela solicita que o aluno defenda uma das três alternativas descritas. Correto? Pois, então, DEFENDA uma das três. O grande erro que observei foi que, motivados pela “paixão” do tema, ou nosso protecionismo natural pela amazônia, saíram todos em defesa da floresta, muito louvável, por sinal, porém, fora da temática e sem a observância do que solicitava o tema.

O que quero dizer? Que não partiram de nenhuma das três alternativas para defender sua tese. Esse é um erro comum e que deve ser observado. No artigo  Redação: Enem e Vestibular – Interpretação do Tema falei da importância da interpretação da proposta. Antes de qualquer ação, é preciso interpretar corretamente. Pergunte o que o tema deseja. Faça o planejamento da redação antes de começar a escrever.

Quem está acompanhando meus artigos, sabe que já dei todas as dicas em posts anteriores. Leiam. Inclusive, postei o artigo   Promoção: Escreva uma Redação para quem já é cadastrado ou para quem se cadastrar no Blog. O cadastro é apenas para receber as atualizações deste blog, nada mais.

Falta pouco tempo para a prova. Prepare-se. Tem pergunta? É só escrever.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website