Música – A Essência da Alma

musicaMúsica é alma, sentimento, paixão e emoção. O que faríamos sem ela? Não consigo imaginar meu mundo sem música, minha vida sem música. Para mim, a música cura a alma em momentos difíceis. Resgata lembranças há muito esquecidas. Nos transporta para outros mundos e épocas.

Resolvi abrir esta nova categoria por que acho que este blog não seria completo sem falar desse assunto. Evidente que ainda existem outros assuntos que virão, com o tempo devido. Devo adiantar que, esta categoria será dedicada a boa música. Mas, o que é boa música? Desconsiderando o fato que música é gosto, e gosto não se discute, vou chamar de boa música aquela que não morre. Que o tempo não esquece, nunca, jamais. Música feita de dentro para fora.

É muito provável que meu estilo de música não agrade muita gente, tudo bem, tenho minhas convicções com relação a isso, e respeito a opinião alheia, faz parte da vida. Mas, me preocupa o fato de que a juventude desconhece grandes mestres. Compositores que mudaram e marcaram o mundo com suas músicas.

Ouvir, ou melhor, sentir uma música significa entrar em sintonia com sua própria essência. Quando você permite que a músiva penetre seu corpo, sua mente, sua alma, o mundo se modifica. As tensões se esvaem, sua mente fica aberta para soluções, para a vida. Sua essência como ser humano é despertada e levada a um nível transcendental, onde você é único, mestre, imensidão. Deixe a música entrar. Esse é o objetivo.

Às vezes, pergunto em sala de aula, por exemplo, quem conhece Mozart, ou Beethoven… para citar os mais conhecidos e me surpreendo com as respostas. Lamentável. Então, para os curiosos de plantão, falaremos aqui de grandes músicos e suas músicas maravilhosas. Meu gosto musical é bastante eclético, então, não se assustem. Um dia verão músicas clássicas, em outros, MPB. Pode ser New Age, e até alguns sertanejos; aqueles de raíz.

O importante é conhecer mais sobre música. Conhecimento nunca é demais, e, tenho certeza, algumas músicas desconhecidas do grande público irão surpreendê-los, por sua beleza, leveza, sutileza…

Para inaugurar esta nova categoria, falarei de uma das músicas que eu mais gosto. Espero que vocês também. Irá no post seguinte.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website