Redação: Enem e Vestibular – Interpretação do Tema

interpTalvez, por uma falha de minha parte, não tenha me aprofundado neste assunto. No entanto, às vesperas do Enem, tenho percebido em meus alunos um erro recorrente; má interpretação do tema proposto.

Muitas vezes, o aluno acredita que fez uma excelente redação, porém, quando recebe o resultado se depara com uma nota baixa e não entende o motivo. Relembra o que escreveu, achou incrível aquela frase, aquela ideia, ficou satisfeito ao final, mas sua nota foi baixa.

A questão é: você foi fiel ao tema? Você atingiu o objetivo proposto pela banca? Pense a respeito.

Vou dar um exemplo bem simples sobre o que estou falando. Observem o tema abaixo:

Relações Humanas no Século XXI.

“Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI?”

De que forma você interpretaria esta proposta? à primeira vista, o aluno, sem pensar, dispara a escrever sobre tecnologia, seus avanços, a velocidade das mudanças, etc… então, acaba por esquecer que a pergunta foi sobre Relações Humanas. A pergunta está na própria proposta, é só responder. Mas, a falta de observação faz com que o alundo prenda-se apenas às questões tencológicas. Só vai perceber seu erro quando receber a nota.

A questão fundamental do tema deve abordar o que os avanços tecnológicos estão influenciando nas relações humanas, esta última, não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, é o fundamento da proposta. Passei este tema para meus alunos, e, a maioria cometeu este erro que mencionei acima.

Vai um alerta: leia e releia o tema quantas vezes forem necessárias para absorver a proposta e interpretar de forma adequada. Feito isso, defina seu objetivo, ou seja, que mensagem você deseja passar, ou, qual tese pretende defender, dependendo do caso.

Lembre-se: A interpretação é parte integrante de qualquer prova.

Não cometa o erro de escrever um belo texto e ter uma nota baixa por que fugiu do tema. Pense nisso.

Tem dúvida? pergunte ao Professor Edmundo. A prova está chegando e o tempo é curto.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website