As Brumas de Avalon

brumas Autora: Marion Zimmer Bradley

Editora: Imago

Gênero: Romance / Aventura

Sinopse: Neste enorme e emocionante romance, a lenda do Rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central.

A história é contada em quatro volumes, a saber:

– Livro Um: A Senhora da Magia;

– Livro Dois: A Grande Rainha;

– Livro Três: O Gamo-Rei;

– Livro Quatro: O Prisioneiro da Árvore.

A história é realmente muito interessante, principalmente, para aqueles, que como eu, são fãs das lendas do Rei Artur. É uma boa oportunidade para conhecer melhor a saga do grande rei. É importante, também, que se leia a coleção na sequência, desta forma seu entendimento será melhor e mais proveitoso.

Interessante é observar a visão feminina da história, relatada com maestria pela autora. Para uma época em que as mulheres não tinham voz ativa, ou, participação efetiva, e que a igreja católica iniciava sua campanha para impor o catolicismo como religião única, criticando qualquer outra religião pagã.

Misturando lenda e história

Os primeiros registros oferecem apenas um perfil de Arthur. Aparentemente, Arthur teria nascido pelo final do século V. Escassos indícios sugerem alguns outros fatos que em geral vieram a ser aceitos pelos historiadores: a família de Arthur descenderia diretamente de uma linhagem aristocrática de origem celta, intimamente vinculada aos romanos.

Arthur teria se tornado rei aos 15 anos, brandindo uma espada chamada Caliburn (Excalibur nas versões posteriores), que segundo Marion Zimmer Bradley “seria a espada sagrada da Ilha de Avalon que fora concedida a Arthur sob juramento de defender Avalon e fazer com que reinasse a paz entre os mundos com igualdade de direitos.”

É uma grande e prazerosa aventura procurar informações sobre a vida e morte do Grande Rei Artur ou Arthur, pois sua história remonta ao século V, aproximadamente, primordios da civilização pós Cristo.

Eu recomendo.

Abraços,

Professor Edmundo Santana.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website