Redação: Enem e Vestibular

Escrever uma boa redação é algo mais simples do que pensam a maioria dos alunos. É uma questão de técnica e informação. A técnica ajuda a estruturar a qualidade do texto. A informação — conhecimento do idioma, vocabulário, atualidades — se adquire lendo.

Mesmo que você domine todas as técnicas da boa escrita, jamais conseguirá escrever um bom texto sem informações, sem conhecimento, sem leitura. Já falei isso antes e volto a repetir: todo grande escritor é, antes de mais nada, um grande leitor. Portanto, leia bastante.

Como Estruturar uma Boa Redação

Antes de começar a escrever é preciso planejar, como tudo na vida. Para planejar uma redação, antes de mais nada, deve-se ler o tema com muita atenção. Releia quantas vezes necessário. Leu, interpretou, entendeu… muito bem, ao trabalho.

Faça uma lista com o que sabe sobre o assunto. Feito isso, dê uma ordem de importância e, que tenham relação entre si, isso ajudará a manter a coesão e coerência. Escolha apenas três. Deixe as outras de prontidão, talvez possa usá-las. Tudo isso é feito na folha rascunho.  Antes de continuar, entenda o que é coesão e coerência.

Coesão: é a ligação existente entre as ideias, feita através de conectivos apropriados, como conjunções, pronomes e artigos.

Coerência: é a relação lógica entre as várias ideias que compõem um texto.

Entendido isso, vamos em frente. Com as ideias selecionadas, comece a questioná-las perguntando: por que? Isso lhe trará respostas (fatos e argumentos) para compor o desenvolvimento de seu texto. Vamos a um exemplo prático:

Tendo como tema para sua redação: As cidades modernas estão tornando-se desumanas.

Ideias: Inchaço populacional, trânsito mais violento, poluição prejudica a saúde. (aqui já selecionei as ideias principais sobre o tema). Perceba a ligação que pode ser feita entre as ideias: inchaço populacional devido  um grande êxodo rural. Maior população exige mais caros e meios de trasnporte. Mais veículos nas ruas produzem mais poluição causando, cada vez mais, prejuízos à saúde do ser humano.

Simples, não é? No próximo post falarei sobre a estrutura da redação. Fique ligado.

Um abraço,

Professor Edmundo Santana

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Website