Texto Instrucional – Redação e Vestibular

texto instrucional

Texto Instrucional

Um texto instrucional é aquele cuja função é instruir, ensinar, mostrar como algo deve ser feito. Descrevem as etapas que devem ser seguidas para um determinado procedimento.

Neste tipo de gênero textual, encontramos as mais diversas formas de texto, desde simples receitas culinárias até os complexos manuais de instrução para montar o motor de um avião, por exemplo.

Como Fazer

As instruções são construídas com verbos no modo imperativo (misture a farinha com o fermento), ou com o verbo no infinitivo (misturar a farinha com o açúcar). O estudo de textos normativos também pode ser associado ao estudo de sinalizações normalmente utilizadas com a mesma função, por exemplo, os sinais de trânsito e outras placas indicativas como: “proibido fumar”, “reservado a deficientes físicos”, etc.

Em nosso cotidiano, deparamo-nos constantemente com textos instrucionais, que nos ajudam a usar corretamente um telefone celular ou um computador; a fazer uma comida saborosa ou a seguir uma dieta para emagrecer. É necessário atribuir um título como por ex. “Bolo de cenoura”. Isso ajudará o leitor a identificar o tipo de instrução.

Algumas instruções podem vir acompanhadas, em seu texto, de uma relação de materiais, por exemplo. No caso de intruções para a montagem de um móvel, normalmente há uma relação das peças.

É importante lembrar que, para uma redação de vestibular ou concurso, há sempre um limite de espaço, portanto, seja objetivo, porém, se faça entender.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

 

7 comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *