Treinando Redação para o Vestibular

Estamos em reta final para os próximos vestibulares, comum nesta época do ano. O que não é muito comum é a onda de novos gêneros textuais que as faculdades e universidades estão praticando. Natural para quem deseja realmente selecionar os candidatos de forma mais eficaz.

Sobre este assunto, tenho recebido muitas perguntas de visitantes sobre um gênero e outro que estão listados em diversos vestibulares do país. Na maioria das vezes, os alunos não estão preparados para redigir tais textos, o que provoca, além do normal, certo pânico nos candidatos.

Já havia comentado antes, que criei um blog exclusivo para assuntos relacionados à produção de textos: A Palavra Escrita. Inclusive, tenho publicado, além das dicas sobre os diversos gêneros textuais, temas para redação.

Para aqueles que buscam a prática destes diversos gêneros textuais, recomendo que acessem o blog. Abaixo, listo alguns posts com temas para a prática:

Tema de Redação – Corrupção sem Fim  (gêneros: carta reclamação e fábula);

Tema de Redação – Lixo Urbano (gêneros: notícia e resposta interpretativa);

 

Este são apenas alguns. Ao entrar no blog, no menu Categorias, procure Temas para Alunos, lá encontrarão diversos temas para praticar.
Boa prática,
Abraços,
Professor Edmundo Santana

9 comments

  1. Caro Edmundo, estamos às vésperas do ENEM e tenho uma dúvida que não sai da minha cabeça: Devo ou não pular uma linha na redação? Uns dizem que sim, outros dizem que não. E ai, qual é o certo?

    Grato desde já e espero resposta!

    1. Olá João Carlos. Quanto ao Enem, nunca li nada a respeito, mas sempre oriento para não deixar linhas entre o título e o texto. Em vestibulares não se deixa de jeito nenhum.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  2. olá,primeiramente,gostei muito do blog, e admiro seu trabalho,parabéns!
    bem, gostaria de saber sobre a possibilidade de enviar alguma redação e recebê-la corrigida segundo suas dicas … seria de muita ajuda. Grata

  3. Caro professor!
    Feliz 2012!! Eu prestei o vestibular 2012 da UEM. Não me classifiquei, porem, fiquei feliz, pois tirei 95 na redação, posso dizer com certeza que foi graças as sua dicas.
    Todos os dias eu lia e relia sobre as diferenças dos generos textuais, claro não basta ir bem so na redação, mas consegui o que e mais dificil para todos, então nos proximos sei onde concentrar meus estudos. Obrigada por dispor do seu precioso tempo, nos ensinando. Abraços.

    1. Olá Lenna. Feliz 2012 para você também. Fico feliz que minhas dicas tenham te ajudado a se sair bem na redação. 95 é uma excelente nota, bem acima da média. Continue praticando pois, tenho certeza que, escrever bem vai ajudá-la em toda a sua vida profissional, não apenas nos vestibulares.

      Precisando, estou à disposição.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  4. Oláa professor,
    gostaria de saber se poderia estar mandando algumas redações que faço treinando, para vc dar uma olhada e falar onde preciso melhorar.
    Abraços, obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *