ago
27
2009

Você é Corruptível?


Lendo um artigo nesta semana, uma pesquisa me chamou a atenção. Muito além disso, me deixou realmente preocupado e envergonhado. Na pesquisa da qual me refiro, feita pelo Ibope, foi constatado que 70% dos entrevistados admitem já ter cometido algum tipo de prática antiética. Até aqui, não podemos avaliar, pois não sabemos que tipo de prática foi cometida.

Considerando a quantidade de matérias veículadas nos últimos anos sobre corrupção, a outra pergunta é que me deixou preocupado. 75% dos entrevistados afirmaram que cometeriam algum tipo de corrupção política caso tivessem oportunidade.  Então, me pergunto: essa motivação é levada pela impunidade que convivemos diariamente, ou o brasileiro tem a corrupção nas veias? Será que isso já incorporou-se à nossa cultura?

Nesse caso, nossas opções eletivas realmente estão a desejar, e ficarão por muito tempo. Estou preocupado com o futuro deste país. A situação está tão crítica que o povo nem liga mais. Faz parte do nosso dia a dia notícias sobre corrupção, nepotismo, favorecimentos, fisiologismos, e etc… o brasileiro aprendeu a conviver com isso; dura realidade.

O pior, é que não se vê uma luz no fim do túnel, apenas escuridão total. Enquanto isso, programas paliativos como bolsa família e fome zero vão elegendo seus “criadores”, infelizmente. Se tenho fome, me dê comida. Se não tenho emprego, me dê dinheiro. Não preciso aprender a ganhá-lo, o governo me dá. Fácil assim.

O Marques de Maricá, disse: “A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral“. Se fazem, é porque permitimos. Talvez, essa maioria, pense que um dia também poderá estar no lugar deles “desfrutando” de todas aquelas “vantagens” e deixando o povo que se F…

Acho mesmo que só um tsunami seria capaz de mudar alguma coisa. Mas, me alegro quando penso que essa onde gigante, começa pequenina e vai tomando força aos poucos, e ao final, seu poder é realmente destrutivo.

Fica a pergunta: Você é corruptível?

Um abraço,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment