jul
3
2013

UEM 2013 Vestibular de Inverno


uem

Estamos na reta final para o vestibular de inverno da UEM 2013, que acontecera entre os dias 07 a 09 /07/2013. É um dos vestibulares mais concorridos da região norte do Paraná, que oferece cursos de alta qualidade, além de estar localizada numa das cidade que mais crescem no Paraná: Maringá.

Vestibular de Inverno UEM 2013: Redação

Mas, o que há de tão especial no vestibular da UEM? A prova de redação. O verdadeiro terror dos candidatos. Há alguns anos, a UEM mudou completamente o sistema de redação, passando a exigir dos candidatos diversos gêneros textuais, ao invés da clássica dissertação, como é comum à maioria das universidades no país.

A redação por si já carrega um verdadeiro horror aos candidatos, imagina, então, quando se exige uma variedade de gêneros que a maioria dos alunos nunca teve contato? Cartas, respostas, artigos de opinião, entre outros, fazem, agora, parte do leque de opções que a banca do vestibular têm em mãos para refinar seu processo de seleção. Vamos fazer uma rápida abordagem nestes gêneros:

Carta

 Tenho recebido muitos e-mails e comentários de visitantes com dúvidas a respeito dos diversos tipos de carta. Em primeiro lugar, vamos deixar claro: todos os tipos de carta seguem o mesmo padrão de estrutura:

Local e data

Vocativo

(texto)

Despedida/agradecimento

Assinatura

Não há variação, é sempre assim, lembrando que não se deve deixar linhas em branco entre um item e outro. É um gênero textual pessoal, portanto deve ser escrita em primeira pessoa. Veja mais detalhes no post Redação e Vestibular: Carta. De qualquer forma, se você ficar ligado no blog nos próximos dias – antes do vestibular, evidente – estarei postando vários modelos de cartas para ajudá-lo. Carta argumentativa, carta do leitor, carta aberta, carta reclamação, carta solicitação, etc…

Respostas

Respostas são como mini dissertações. Escreve-se em terceira pessoa (não é um texto pessoal). As maiores dúvidas estão entre saber a diferença entre argumentativa e interpretativa, então, confira a diferença:

Resposta Argumentativa

Normalmente, com base em algum texto de apoio, a banca solicita do aluno uma posição a respeito de algum tema atual. Esta resposta consiste em apresentar uma opinião a respeito do contexto baseada em argumentos que a sustentem. Portanto, neste gênero você EMITE SUA OPINIÃO. Entenda mais sobre o gênero no post:  Vestibular – Redação – Resposta Interpretativa e  Argumentativa

Resposta Interpretativa

Com base em algum texto de apoio, a banca exige do candidato uma interpretação do tema proposto. No entanto, neste tipo de resposta você NÃO EMITE SUA OPINIÃO. Apenas interpreta a visão do autor do texto. Também é importante usar parte do texto de apoio para justificar sua interpretação do fato.

Artigo de Opinião

Este é um gênero de texto pessoal. O autor deverá, com base em seu conhecimento e experiência, articular sobre o tema proposto. Lembre-se que sempre que emitir sua opinião em um texto, ela deverá estar baseada em argumentos, fatos. Indico aos visitantes que procurem uma revista de qualidade, tipo Veja, Isto é, Época e leiam os artigos dos especialistas ou articulistas. São os melhores exemplos que você poderá encontrar. Também pode obter mais detalhes em Redação e Vestibular – Artigo de Opinião

Texto Instrucional

O objetivo deste gênero é criar uma instrução sobre um determinado assunto, normalmente, baseado em um texto de apoio. Ensinar, instruir, orientar de forma simples e direta.  Muitos alunos me perguntam se é possível fornecer as instruções em forma de itens. Não aconselho, pois a banca quer realmente saber se você é capaz de redigir um texto, não uma coluna de itens. Fique ligado, vou postar um exemplo ainda esta semana.

Texto Jornalístico

O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Responda a estas perguntas e você terá a base do seu texto jornalístico. Normalmente me perguntam qual é a diferença entre notícia e reportagem. Bem, é simples: uma notícia tem como objetivo informar o leitor de forma direta e sem muitos detalhes, apenas divulgar um determinado assunto ou acontecimento. A reportagem, já um texto mais elaborado no sentido de relatar o fato ou assunto com mais detalhes, portanto, é um tipo de texto investigativo. Não acredito que uma banca de vestibular exija uma reportagem. No entanto, uma notícia é bem possível, como já aconteceu na UEM.

O fato é que muitos candidatos ficaram completamente perdidos quando este gênero caiu num vestibular da UEM. Por quê? A premissa deste tipo de texto é responder aquelas perguntinhas lá no início, no entanto, no texto de apoio fornecido pela banca, não tinha tais respostas. Isso pegou muita gente desprevenida. Ora, pessoal, o texto de apoio foi meramente para informar a respeito do conteúdo, se bem me lembro algo relacionado ao destino do lixo urbano. Com base nas informações, o aluno deveria CRIAR uma notícia. Você poderá ter mais detalhes em Redação e Vestibular: Notícia e Reportagem.

Fábula

Uma fábula é uma simples história onde o objetivo é mostrar uma MORAL DA HISTÓRIA, ou seja, transmitir uma mensagem através de uma metáfora. Os personagens devem ser sempre animais. Ainda não tenho conhecimento de que tenha caído em algum vestibular, mas se você quiser explorar mais o assunto, pesquise no Google sobre Esopo e encontrará diversas fábulas.

Bom, é isso, pessoal. Fiquem ligados no blog esta semana que postarei vários exemplos de texto.

Abraços,

Prof. Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment