jun
23
2009

Vergonha Brasileira


Eu fico cada vez mais perplexo com as notícias originadas em Brasília. Além de indignado, envergonhado e revoltado.  Lendo a Revista Veja desta semana, que tem como capa a chamada “Basta de Impunidade”, e menciona ainda, na capa, o Artigo 5º da Constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Será mesmo? Não, não é assim que a coisa funciona. Todos sabemos o que vem acontecendo no Brasil há anos, e, principalmente,  nos últimos tempos uma verdadeira cascata de denúncias de corrupção. Penso nisso muitas vezes durante o dia, tentando entender. Mais ainda, tentando entender as palavras de nosso Excelentíssimo Sr. Presidente da República, que vem a cada novo escândalo, tentando amenizar a situação dirigindo a culpa a outros, alegando sempre que “alguém está querendo denegrir a imagem do congresso”.

Ora, Senhor Presidente, quem está denegrindo a imagem do congresso são os próprios congressistas. Não imagine fantasmas onde não existe!  Seja realista, só o senhor não vê? E com isso, arrastando para a lama a imagem dos brasileiros, sofredores, trabalhadores, enganados.

Inaugurei este blog com o artigo Políticos Salariais – Tentando Entender  (se você não leu, aproveite), onde mencionei a “festa” salarial de nossos representantes (Senadores e Dep Federais). Já não basta a verdadeira fortuna paga a estes “caras” ainda estão envolvidos com uma série de escândalos, e o que é pior, sem punição.

A matéria da revista Veja chama a atenção para este tipo de discriminação entre o cidadão “comum” e os cidadãos do “Monte Olimpo”. Para quem não sabe, o Monte Olimpo é a morada dos Deuses na mitologia Grega, de onde manipulavam e brincavam com os humanos da forma que lhes conviesse. Alguma semelhança??? O Brasil está precisando de um Hércules.

Se você rouba alguém a punição é cadeia. Assim funciona a justiça, desde que provado culpado. Por que eles roubam, é provado, e ninguém vai preso? Isso eu não consigo entender, ou melhor, entendo sim, é o que chamamos de corporativismo. Ou seja, são encobertos pelos seus pares, renunciam ao cargo e saem livres. Ainda assim, existe a questão da imunidade parlamentar. Que P. é essa. Eu também quero. Se eles podem, por que nós não podemos? A lei não é igual para todos? Não, não é. Pelo menos no Brasil.

Brasileiros, pensem. Quem tem o poder? Eles? Coisa nenhuma. Nós. Nós temos o poder e deixamos que eles se aproveitem disso. O problema é que o povo não sabe que tem esse poder. O poder do voto. Votam por um par de sapatos, por um litro de leite, e outras coisas mais. Muitas vezes nem votam, alguém vota por eles. É o chamado “voto delivery”, já viu disso? Coisa de brasileiro. “Você não precisa nem sair de casa, votamos por você! “. Não vou me espantar se este slogan aparecer em época de eleição.

Então, qual é a solução? Boa pergunta! O que você acha. Escreva. Deixe seu comentário. Só acabaremos com essa vergonha quando o povo se conscientizar.

Abraços,

Professor Edmundo Santana  

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Vergonha Brasileira…

    Nos ltimos anos tornou-se um hbito notcias de escndalos no governo. Ser que existe alguma sada para isso?…

Leave a comment