jul
9
2013

UEM Prova de Redação


uem redação

No vestibular de Inverno 2013 da UEM a prova de redação aconteceu nesta segunda feira. Acredito que para quem estava bem preparado, os textos foram bem simples; Resumo e Relato. São dois gêneros textuais tranquilos de redigir, diga-se, novamente, para quem estava bem preparado. Quem vem acompanhando as postagens do blog, tenho certeza de que não teve maiores problemas. Inclusive, o tema, trata de assunto muito discutido na atualidade. 

UEM Prova de Redação

Considerando que o tema trata de fobia, e o texto de apoio fornece, detalhadamente, informações suficientes sobre o assunto, o candidato não teve do que se queixar; era ler e interpretar. Os gêneros solicitados foram, na minha concepção, os mais simples de todos os que a banca do vestibular da UEM costuma solicitar nos concursos.

Resumo

Neste gênero, aliás, observe a proposta:

“Redija um RESUMO, em até 15 linhas, apresentando as informações principais do texto Medos e fobias, de Rosa Basto. Lembre-se de que, em um resumo, são expostas as ideias principais do texto. Você não pode copiá-las literalmente nem deve expressar sua opinião e/ou comentário sobre elas.”

Na proposta a banca já dá várias dicas do que se tem que fazer e o que não se deve fazer; quer melhor que isso?

O candidato deveria descrever rapidamente o contexto, falar brevemente sobre medo e fobia. Além disso, os aspectos mais importantes foram as três formas de fobia descritas pela autora; simples. Algo assim:

Sentir medo sempre fez parte da vida do ser humano. É normal e, em muitos casos, um verdadeiro alerta de proteção. Chamado de medo funcional, é ele que faz o homem prevenir-se contra uma série de perigos.

No entanto, quando este medo ultrapassa os níveis denominados “normais”, passa a ser considerado como fobia.  (aqui fala-se dos três tipos)

(para finalizar, fala-se sobre as causas)

Relato

No relato, o candidato deveria descrever uma situação como se tivesse indo para uma sessão de análise. Bastava usar a imaginação e relatar um caso ou exemplo de algum conhecido. O relato deve ser redigido em 1ª pessoa. É uma experiência pessoal. Por exemplo:

Sempre gostei de shows e eventos de qualquer natureza. Onde tinha um grupo de pessoas, eu ia atrás. Jamais, em momento algum, me senti desconfortável em aglomerações. No entanto, a partir daquele fatídico dia, tudo mudou em minha vida. Estávamos eu, Freud e Nise assistindo a um show, do jeito que gostávamos, bem no meio do público. Mas aquele dia seria diferente.

De repente, a poucos metros de nós, um clarão e um estrondo. Só vi pessoas, literalmente, voando para todos os lados e, depois, não vi mais nada. Acordei num hospital…

A partir deste dia, quando me vejo no meio de muita gente, entro em pânico e, simplesmente, travo….

Simples, não é mesmo. Espero de coração que você tenha sido bem sucedido na prova.

Abraços,

Prof. Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

43 Comments+ Add Comment

  • Oi Boa tarde, professor
    em 1 minuto de bobeira no fim do relato coloquei meu nome, exemplo: Sem Mais, Marcos…. Vou zerar no relato… ja sei… Mas será não irão considerar nem a redação do resumo??? Ou eu zero em tudo…

    • Olá Marcos. Rapaz, normalmente as bancas são rigorosas quanto a isso, pois pode parecer tentativa de identificar a redação e, por isso, tendem a anular a prova. Vamos torcer para que a banca não seja tão rigorosa e releve esta falha. Quanto a considerar o outro texto, o problema é que os dois estão na mesma folha, não é??
      Faço votos, sinceros, que eles considerem sua redação. Vamos torcer.

      Abraços,
      Pro. Edmundo

  • Olá, professor

    Fiz o referido vestibular da UEM e no resumo não citei em nenhum momento a autora do texto que estava sendo resumido, isso é regra básica em um resumo , citar o autor de alguma maneira ? E eu também não coloquei título, nem mesmo a transcrição do título do texto em questão, perde-se pontos por isso ?

    Quanto ao relato acho que segui as características básicas, só achei confuso o enunciado da prova que dizia que atentássemos ao fato de que o relato seria dirigido ao terapeuta, acho que colocaram isso para confundir rs. O meu direcionamento ao terapeuta veio somente no último parágrafo e de forma muito breve, apenas indicando que o relato era direcionado a ele, e não assinei, deveria ter assinatura ?

    Agradeço desde já

    • Olá Daniele. Quando você resume vários textos, é interessante colocar a referência da autoria. No caso desta prova, como foi apenas um texto, não acredito que a banca seja rigorosa ao extremo com relação a essa questão, bem como. com o título. Pelo menos em minhas pesquisas não encontrei nada que se referisse a estas questões como fundamentais na estrutura de um resumo, portanto, não é regra geral.
      Quanto ao relato, o importante é você ter deixado claro as instruções. A ideia é que ao ler se relato o terapeuta tivesse uma visão geral do problema e dos sintomas. Se você deixou isso claro, não vejo problemas. Não precisa de assinatura.

      Espero ter ajudado e faço votos que seja bem sucedida na prova.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá, professor.

    Quais são os gêneros textuais que é necessário o título? No caso dos gêneros como relato e resumo, devemos colocar título?

    Obrigada.

    • Olá Letícia. Notícia tem que ter Manchete e Lead. Normalmente, as bancas solicitam nasinstruções quando exigem títulos. Mas, obrigatório, mesmo, são a notícia e a reportagem. os outros gêneros, normalmente, as bancas não exigem que se coloque um título, pois não são obrigatórios.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá Professor,

    Queria saber se em uma resposta argumentativa nós podemos colocar algumas informações do texto de apoio ou se isso desqualifica a nossa redação.

    Agradeço desde já.

    • Olá Maria Luiza. Em respostas argumentativas não é aconselhável utilizar partes do texto de apoio, a banca pode considerar plágio. Lembre-se que numa resposta argumentativa, o texto serve apenas de orientação, totalmente oposto à resposta interpretativa. Utilize seus próprios argumentos e defenda sua opinião, independente da opinião do autor do texto.

      Espero ter ajudado,
      Abs
      Prof. Edmundo

  • O poema de Helena Kolody apresenta algumas funções dos sonhos mostradas nos fragmentos da coletânea. Redija, em até
    15 linhas, uma resposta interpretativa, que indique quais são as funções dos sonhos presentes no poema e relacione,
    pelos menos, duas delas com os fragmentos dos textos da coletânea.
    Professor,é possivel o senhor me fornecer alguns exemplos, de como relacionar?
    Grato.

  • Olá Professor

    Eu gostaria de saber e no caso das cartas quando coloco o local e a data, posso escrever onde realmente estou e a data do dia atual ou coloco outra cidade e outro dia na hora da prova?

    • Olá Bruna. Se nas instruções da prova não contiver nada referente a estas informações, não fará diferença a data e o local. No entanto, procure utilizar uma próxima a real.

      Abs
      Prof Edmundo

  • Nossa eu estava precisando mesmo de algumas dicas praticas assim. Me ajudou demais, estou na fase do Vestibular da UEM e com muita tensão nesses 3 diasde prova, Mais se tudo der certo e Deus quiser eu vou obter um ótimo resultado. Obrigada pelas dicas, gostei muito da maneira de expressar e explicar como deve ser feito cada proposta! 🙂 Indicarei para meus amigos visitar. Beijos!

    • Obrigado Glaucia. Espero que tenha sido bem sucedida na prova.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • “Professor, eu gostaria de fazer duas perguntas. Fiz o vestibular de verão do dia 08 a 10 de novembro, e na redação os gêneros textuais eram relato e resposta argumentativa. O problema foi que na resposta argumentativa eu coloquei em 1° pessoa e fiz em 4 paragrafos, e agora, eu devo ter ido muito mal. Tal erro me levaria a anulação da redação.”

    • Olá Milaine. Não acredito em anulação, não pelo motivo que relatou. Mas provavelmente uma baixa pontuação. Quanto a outra pergunta, se você acertou 5 questões, não há o que temer. Você só perde a prova se não acertar nenhuma questão.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • “Professor, eu tenho outra pergunta, mas não é relativa aos generos textuais, mas sim a prova de conhecimentos gerais. Fazendo a correção do gabarito, das 40 questões eu gabaritei 5 e acertei parcialmente outras 17. A probalidade de zerar na prova de conhecimentos gerais é muito grande ou tenho alguma chance?. “

  • Olá professor Edmundo,
    Eu participei do processo seletivo de inverno da UEM ano passado. Um dos temas da redação relacionava-se a medos e fobias. O gênero textual cobrado foi relato. Não compreendo em que eu errei. Gostaria de perguntar se neste tipo de gênero preciso colocar a origem ou o motivo o qual fez desencadear esse comportamento. Notei no exemplo dado onde explica o porque da existência da fobia por locais com muitas pessoas já que remetia a uma determinada situação.
    Nos textos instrucionais a enumeração dos itens é obrigatória? Obrigada.

    • Oi Lara. A pedidos, vou escrever um post sobre “Relato”. Mas, adiantando alguma coisa: um relato consiste em “narrar” alguma situação que aconteceu com você ou que você teve participação ativa. Se bem me lembro, a proposta da UEM solicitava que o candidato informasse a origem da fobia. Neste caso, faz parte da proposta, não da estrutura do gênero, entende?

      Você sempre deve seguir as orientações da proposta.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor, o relato é sempre escrito em 1ª pessoa, ” eu fui ”’ , ” eu sempre gostei”. tem que colocar o ” eu” ou não é preciso?

    • Oi Higor. Sim, relato é sempre em 1ª pessoa, pois trata-se de uma experiência vivida.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá, professor.
    Gostaria de saber se você recomenda algum livro de redação que explique sobre os gêneros e ensine como estruturar o texto.

    Obrigada.

    • Oi Beatriz. Puxa, vou ficar te devendo. Já faz algum tempo que eu não pesquiso livros sobre o assunto. Na verdade, eu comecei a escrever um livro, mas o tempo me faltou e o projeto está meio parado. Não estou conseguindo nem publicar novos posts no blog.
      Mas prometo que se encontrar algum livro publico aqui no blog, ok??

      Abs
      Prof.Edmundo

  • Ola

  • Olá, professor Edmundo, Dia 16 de novembro de 2014 vou prestar vestibular PAS-UEM e as propostas de redações são:
    1. Resposta argumentativa
    2. Relato
    3. Resumo
    4. Notícia
    5. Carta pessoal
    Por questão o senhor poderia me dar dicas para começar uma resposta ARGUMENTATIVA? sem dizer SIM ou NÃO estando na 3º? nao tenho EMAIL ficarei Grata se o senhor me responder por aqui… Se não for cobrar muito me da dicas nos outros temas tambem .. o pas vai ser uma porta para o meu futuro tudo que eu mais quero é passar e ser alguem rsrs estou me matando de estudar mas nas redaçoes complica pois nao tenho ninguem para explicar os temas adotados , obrigada pela atenção! Deus te Abençoe .

    • Olá CArolina. Admiro sua determinação, é assim que se conquistam os sonhos. Vamos fazer o seguinte: se você navegar pelo blog, vai ver que tem dicas e instruções para todos os gêneros que citou acima. Procurei ser o mais claro e objetivo possível.
      Se você criar um mail, faça um gratuito: gmail, hotmail, etc… e enviar suas redações para mim, eu as corrigirei e darei mais instruções. Pode até usar o mail de alguém conhecido.
      De qualquer forma, aqui no blog tem informações suficientes para você aprender a fazer uma boa redação.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Oi.. Boa noite Professor … Se eu consegui tirar uma nota boa na redação e ruim na prova de conhecimento vou reprovar … vou prestar PAS-UEM . BJS

    • Oi Paula. Tudo vai depender da nota total, pois é esta nota que conta para a classificação.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor eu enviei por email algumas resoluções de redações de propostas da Uem,daria para o Senhor corrigir para mim !? É que estou muito preocupada em relação a isso e o vestibular é daqui 15 dias . Obrigada

  • Professor, vc poderia enviar para o meu email algum exemplo de o que seria um bom resumo para a banca da UEM?? Obrigada… (tatianabilhar@gmail.com)

  • Outra dúvida, no resumo eu posso (ou devo) usar expressões como: “segundo o autor”, “de acordo com a coletânea”, “conforme o autor”??? Porque já localizei instruções dizendo que sim e outras dizendo que é proibido…

  • Professor, enviei a minha redação pelo e-mail. Poderia corrigir? Grato

    • Oi Felipe. Eu já dei uma olhada no seu texto, mas ainda não tive tempo de comentar. Farei assim que possível e te envio, ok???

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Ola professor, vou fazer a segunda etapa do pas da uem, e infelizmente zerei no relato ano passado, o que me deixou extremamente chocada, eu havia estudado muito, e fiz a redação muito confiante, não intendo o por que eu zerei, la consta q não produzi o gênero pedido, mas na argumentativa me sai ate bem, e consegui ir pra segunda etapa, não com a nota esperada, mas com mais uma chance de pontuar esse ano, pooor favor, me de uma explicação de como escrevo um bom relato..
    E me da mais uma ajudinha nos gêneros desse ano
    Resumo
    Notícia
    Carta pessoal
    Carta do leitor
    Texto instrucional
    Obrigada desde já!!!

    • Oi Karen. Acho que cheguei atrasado, né?? Peço desculpas, mas tenho viajado muito e nem sempre consigo acesso a internet. Espero que tenha se saído bem este ano. DE qualquer forma,se você ainda quiser as dicas, me avise, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor gostaria de saber qual é a diferença entre a carta do leitor e a carta de solicitação!

    • Oi Higor. Carta do leitor é destinada sempre a um jornal ou revista em que o autor é assinante, leitor eventual, etc… Está sempre relacionada a uma matéria, artigo, reportagem, etc…
      Carta de solicitação, é uma carta normal, dentro daquela estrutura que já mencionei no post, e que o enredo ou texto, está direcionado a algum tipo de solicitação, para uma empresa, um prefeito, amigo, etc…

      Abs
      Prof. Edmundo

  • ola professor estou muito preocupada pois amanha vou fazer a terceira etapa do pas uem e estou com grande dificuldade de realizar um texto instrucional .GOSTARIA MUITO QUE O SENHOR PODESSE ME AJUDAR OBRIGADO PELA SUA ATENÇAO FICA COM DEUS

    • Olá Daiane. Sinto muito. Não pude ver as postagens antes, estive viajando a trabalho o mês inteiro. Espero que tenha se saído bem. Boa sorte.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor! Poderia me dizer quais destes gêneros tem título?
    – Relato
    – Resumo

  • Olá Professora. Dessa vez a UEM solicitou o gênero NOTICIA, coloquei um breve titulo e fiz meu texto conforme tinha lido, respondendo as seguintes perguntas: como? quem? porque? etc…
    Porém ao final questionei o leitor ” Quantos cães terão que morrer para que uma vida seja salva?” acabei de certa forma colocando a minha opinião. Isso zera?

    • Oi Rawane. Não acredito em anulação. Talvez alguns pontos.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Boa noite,gostaria de saber como funciona a nota da redação da uem,qual é a nota máxima que se dá pra tirar na redação da uem?

  • Ola professor , queria algumas dicas , de como comecar um texto em alguns generos , cmo resposta interpretativa,argumentativa , cartas .
    Se puder me ajudar , fico agradecido .

  • Boa noite! Professor estou com uma dúvida em relação ao PAS uem que realizei, um dos gêneros era a carta pessoal, então comecei com Prezado Sr…… quanto ao uso de abreviação de SENHOR, é provável que eu zere?

  • Gostaria de saber, se corro o risco de zerar ou perder muitos pontos no gênero resumo do PAS UEM, pois não me referi ao texto, e não coloquei fontes, porém fiz uma ótima síntese sobre o tema, todos dentro das informações proporcionadas.

  • o professor preciso de ajuda nao sei desenvolver texto de redaçao em vestibulares nem em enem

Leave a comment