out
15
2011

Tema de Redação – Por Onde Anda a Cultura? : Artigo de Opinião


Texto 1: “O homem contemporâneo vem perdendo a linearidade da linguagem escrita em função da onipresente ditadura das artes e técnicas visuais. A televisão impera em todos os lares, onde pouco se lê e quase não mais se dialoga. A ‘telinha’ é a dona das atenções gerais e os atores e apresentadores são os novos olimpianos”.

Texto 2: “As novelas da televisão são, hoje, o que foram os ‘folhetins’ do século XIX: o divertimento das classes semi-letradas e semi-cultas das diversas sociedades que formam a comunidade mundial”

Texto 3: “A televisão é a máquina de fazer loucos” (Stanislau Ponte Preta, notável humorista brasileiro)

Com base nos textos acima, redija um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o tema: Por onde anda a cultura?

Seu texto deverá ter no máximo 15 linhas.

Prof. Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

14 Comments+ Add Comment

  • Por onde sempre andou, nos livros, teatros, universidades etc.Um tempo atras era muito almejada, seu acesso mais dificil, mas, mesmo assim, se corria ate alcança-la.Hoje esta mais facil, mais rapido, mas as pessoas estao intretidas demais para busca-la.A cultura era cultuada, era o referencial entre o saber e a ignorancia, entre a riqueza e a miseria, mas a sociedade mudou, as necessidades basicas são supridas com menos esforços, o entreterimento barateou, vem atraves da tv, pela internet, filmes piratas.As pessoas de um modo geral não veem mais a necessidade de saber ler, interpretar, conhecer outros idiomas. Seus sonhos são supridos por tão pouco. A busca pela cultura e cansativa, demanda tempo, tempo este que e gasto com os entreterimentos, que alienam, que conformam e acima de tudo, que são feitos pra elas, que são entendidos por elas.Então cultura pra que.

    • OLá Lenna. Parabéns pelo texto, muito bom.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Obrigada professor. Sua opinião me deixou feliz, vou prestar vestibular agora em dezembro, e, confesso estar anciosa. Leio todas as sua dicas e tecnicas de redação, espero me sair bem. Abraços.

    • Olá Lenna. Que bom. É importante você conhecer bem cada um dos gêneros textuais mais exigidos pelas universidades, pois essa será a grande diferença na prova de redação. Entenda bem cada um deles. Pratique-os. Pode enviar no e-mail: edmundo@professoredmundo.com.br que eu faço a avaliação. Só peço que indique que gênero e a proposta.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo Santana

  • A cultura de ler do século retrasado acabou se perdendo com as telenovelas. O povo de antigamente era mais culto. As pessoas preferem assistir novelas porque acham chato ler e imaginar a cena. Poucas novelas atualmente são de fato boas. Os telespectadores só querem ver brigas e intrigas. Então, como os livros da série Crespuculo, Harry Potter e Diários de um Vampiro fazem sucesso. A resposta da pergunta é simples. As pessoas lêem as histórias para depois poderem ver na telinha ou na telona.

    • Olá Neto. Obrigado por sua participação. Infelizmente, você tem razão quanto às novelas, que acabaram por tomar conta do público. Soma-se a elas, a internet e vídeo games. De qualquer forma, o espantoso sucesso de Harry Potter e a saga de Crepúsculo, despertaram nos jovens uma motivação para a leitura. Já é um grande avanço.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • O povão gosta é do Big Brother Brasil, de novelas tão boas que só ridicularizam a posição do ser humano, casa dos artistas. É a nova era! Que tal usufruir das músicas que vem no nossos rádios? Nem sabemos a letra, o que importa é a batida!
    O Brasil vive a Era da Imbecilidade. Músicas péssimas e sem fundamento são a preferência da maioria. Os temas de debate são baseados na vida alheia. Teatros, se recebem 30 jovens de uma vez só, está no lucro. As pessoas perderam sua identidade: o que é americanizado é melhor e mais prático. Por que me apegar no difícil se já tenho o mais fácil em minhas mãos?
    As pessoas deixaram de entender o que se passa no mundo, deixaram de lutar por sua dignidade, não conhecem ou não lembram mais os políticos de sua cidade. Afinal, estão muito entretidas com outras coisas, tem outros afazeres, que, na verdade, não se passam de um verdadeiro “pão e circo”, quando analisados de forma subliminar.
    A cultura está aí. Mas o povo não está “nem aí”. Estão alienados

  • corrigindo: “Teatro, se recebe 30 jovens de uma vez, só está no lucro”

  • E o pior é que está ”desculturação” já está no meio da nova geração..

    • Olá Luiza. Para piorar, não vemos incentivos por parte de nossos governantes para mudar essa situação, infelizmente. Vejo pequenas ações isoladas buscando resgatar esses valores que nos são tão importantes para um país melhor.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá professor Edmundo, vou fazer vestibular depois de 6 anos do ensino médio. Na minha época o gênero cobrado era somente dissertação e narração, agora são 10 diferentes na UEM-PR.

    Bom, este é meu primeiro texto depois de tanto tempo. Diga se ficou muito ruim:

    Por onde anda a cultura?
    Qual foi a última vez que você foi ao teatro ou leu um bom livro?
    Ultimamente tenho notado que a cultura do povo brasileiro deslocou-se para outro foco, a televisão, internet e filmes de zumbi, por exemplo.
    É claro que não sou contra esta tendência de mundo rápido e digital, mas defendo a idéia de se aproveitar da parte saudável.
    Sendo assim, que tal desligarmos a televisão no horário da novela e assistir uma peça de teatro, bem comentada, no youtube? Ou até mesmo ler Machado de Assis como e-book.

    Nota: Deu 14 linhas em meu caderno, com a minha letra.

    Obrigada desde já.

    • Olá Franciele. É isso aí, parabéns. Ficou um ótimo artigo de opinião. Só vou fazer um comentário: procure sempre utilizar argumentos para defender sua opinião. Neste caso, fazer menção, por exemplo, dos benefícios que a cultura traz para o povo.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Ola Prof. Edmundo.. Li algumas coisas sobre o gênero Artigo de Opinião, vi exemplos, mas ainda não consigo fazer um texto. Quais suas características essenciais, como devo começar? Você poderia estar me dando umas dicas? Obrigada desde já.

    • Olá Maria. Um artigo de opinião é um texto em que o autor apresenta, sobre determinado assunto que domina, uma opinião baseado em sua experiência. É um texto pessoal, em que se deve buscar uma interação com o leitor. Sugiro que pegue uma revista Veja, por exemplo, e leia os artigos. A Veja tem vários e ótimos articulistas, como: Lya Luft, Gustavo Ioshpe, Claudio de Moura CAstro, Maílson da Nóbrega… Peço que leia alguns artigos e, se ainda tiver dúvidas, me escreva novamente, ok??

      A leitura destes textos, tenho certeza, irá te ajudar bastante. Depois, procure um tema no blog, escreva um artigo e me envie para analisar.
      edmundo@professoredmundo.com.br

      Terei prazer em ajudar.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

Leave a comment