out
18
2011

Tema de Redação – O Computador Como Ferramenta Educacional – (gênero: dissertação)


INSTRUÇÕES:

– Escreva sua redação com caneta de tinta azul.

– Não utilize letra de imprensa. Caso seja essa a forma de sua grafia, destaque as iniciais maiúsculas.

– Dê um título à sua dissertação.

– Será anulada a Redação se for:

– redigida fora do tema;

– apresentada em forma de verso;

– escrita a lápis ou de forma ilegível.

a) Considere o trecho abaixo e redija um texto dissertativo, entre 20 e 30 linhas, em que você deverá discutir a relação entre ensino tradicional e o uso de tecnologias como apoio à educação no Brasil. Atenção: você não precisa concordar com as idéias do texto. O importante é discutir o tema proposto.

Muito se tem falado sobre o uso do computador como ferramenta educacional. Poucos trabalhos, porém, refletem a extensão do tema, deixando de avaliar os discursos produzidos e a divulgação científica. Uma das comunicações apresentadas no Congresso de Leitura (Cole) da Unicamp, denominada “A mídia informatizada no ensino: uma análise do discurso em revistas de educação”, abordou parte do deslumbramento que as pessoas sentem perante a tecnologia computacional. Apesar dos benefícios reconhecidos pelo professor José Luís Machado, ele relata um estudo atual sobre a decepção pelo uso do computador. Esse trabalho, desenvolvido nos Estados Unidos, mostra que muitas disciplinas bases lecionadas nas escolas estão sendo hoje rapidamente substituídas por aulas de computador, robotizando a educação. “Antes do computador, existe o letramento. Com o computador, temos acesso ao mundo, mas para acessar o mundo precisamos entendê-lo”, aconselha, acrescentando que o verbalismo da imagem pode desviar as pessoas da realidade.

(fonte: www.unicamp.br)

 

Bom trabalho,

Prof. Edmundo Santana

 

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

4 Comments+ Add Comment

  • professor adorei o seu blog,me ajudou muito.Gostaria de saber se poderia ajudar,sou péssima em redação e o problema maior é que não tenho meios de correção.Gostaria de saber se poderia fazer isto por mim ficaria muito grata.

    • Olá Kayane. Sim, com certeza você pode enviar seus textos para que eu faça uma análise. Faço isso para vários visitantes do blog. Meu objetivo é ajudar e estimular a melhoria da qualidade verbal dos alunos.
      Envie para: edmundo@professoredmundo.com.br

      Será um prazer ajudar.

      Abraçaos,
      Prof. Edmundo Santana

  • Olá professor,
    fiz vestibular da Uel essa ultimo final de semana, o texto proposto foi o resumo e estipula que fosse no máximo em 10 linhas e acabei ultrapassando 2 linhas.Posso ter minha redação zerada? Obrigada.

    • Olá Daniela. Normalmente passar uma ou duas linhas não é motivo para anulação da redação, mas isso depende muito do rigor da banca. Cada universidade adota seus critérios próprios, assim, é difícil conhecer todos.
      Certo, é que, fuga do tema, gênero incorreto, escrever à lápis, tentar identificar a redação, são situações que anulam uma redação.
      Vamos torcer para que a banca da UEL não seja rigorosa ao ponto de anular sua redação, no entanto, certamente, alguns pontinhos você irá perder.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

Leave a comment