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2009

Tai Chi Chuan


A arte milenar chinesa da técnica de longevidade que agrupa em uma única atividade física, exercícios que contribuem para o bem estar do corpo e da mente.

Uma arte marcial chinesa criada por volta do ano de 1.200, que além de contribuir para o aumento da flexibilidade e força muscular, é um excelente antiestresse e queima, em média, 300 calorias em uma hora de aula.

A prática do tai chi é um poderoso relaxante para a mente. Alivia as tensões do dia-a-dia e facilita a circulação sanguínea. Venho praticando tai chi há muitos anos e posso confirmar os benefícios. A suavidade dos movimentos permite a prática para qualçquer pessoa, independente da idade. Na minha turma, no Rio de Janeiro, tinha uma colega de 80 anos, era o máximo.

“O Tai Chi Chuan trabalha o fortalecimento corporal, o equilíbrio das emoções e exercita a atenção. Em um primeiro momento, o principal objetivo da técnica era tornar-se, exclusivamente, uma arte de defesa pessoal, mas no decorrer do tempo os mestres descobriram a eficácia do Tai Chi Chuan como forma de tratamento à saúde”, conta Bruno Kelson, professor de Tai Chi Chuan e Chikun.  

Pratique Tai Chi Chuan

Faça uma experiência, procure um curso e participe de uma aula. Para muitas pessoas, observar aqueles movimentos lentos e circulares, pode parecer tedioso, cansativo. Ouvi muitas pessoas falando que não conseguiriam, não têm paciência, etc… mas é justamente aí que vem o equívoco. O tai chi promove esse equilíbrio. Na verdade, dizemos que a prática é a busca do equillíbrio entre corpo, mente e espírito.

Benefícios do Tai Chi Chuan

As vantagens do Tai Chi Chuan são inúmeras, tanto para o corpo quanto para mente. Outro fator importante é a desintoxicação orgânica, ele faz você transpirar bastante, estimula o metabolismo e restaura o funcionamento dos órgãos. Confira outras vantagens proporcionadas por essa arte milenar.

Diminui problemas articulares;
Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal;
Aumenta a flexibilidade e força muscular;
Desenvolve a coordenação motora;
Melhora o equilíbrio;
Alivia o estresse;
Auxilia na diminuição da ansiedade;
Estimula a circulação sanguínea;
Colabora no tratamento da osteoporose;
É utilizado no tratamento da depressão.

Na China é comum ver homens, mulheres e crianças praticando o Tai Chi Chuan todas as manhãs, com objetivo de melhorar a forma física e mental. Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda contribui para saúde cardiovascular e a forma física das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Você só tem a ganhar, acredite.

Abraços,

Professor Edmundo




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Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

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