mar
6
2009

Relaxamento


Com a vida agitada dos dias de hoje, é muito comum encontrarmos pessoas tensas, nervosas, desequilibradas emocionalmente. Essa agitação constante e de forma desordenada, termina por provocar uma série de malefícios à saúde. Falamos em outro post: Tai Chi Chuan sobre seus benefícios para a saúde. Hoje vamos falar um pouco sobre relaxamento.

Costumo iniciar meus cursos com técnicas de relaxamento, dessa forma, preparo os participantes para uma melhor absorção das informações que transmito. Nosso cérebro retém mais informações quando está relaxado, por isso uso essa técnica.

Para começar, o ser humano, depois de uma certa idade, passa a respirar de forma errada. A respiração correta, deve ser feita através do diafragma, ou seja, encher o abdome de ar, e não o tórax, como é de costume. Portanto, comece a respirar de forma correta.

Corpo e mente relaxados, mantém o equilíbrio físico e emocional. Seu organismo funciona melhor, seu cérebro trabalha melhor. Você toma decisões de forma mais ordenada e sensata. Não “desconta” seu estresse nas pessoas, que não têm nada a ver com isso. Lida melhor com as pessoas. Ganha paciência e qualidade de vida.

Se você disser que não tem paciência para fazer relaxamento, eu te respondo que esse é o primeiro sinal de que está precisando com urgência. Muitas pessoas associam relaxamento com meditação, ficar sentado em posição de lótus por horas, ou coisas do gênero. É evidente que estas são realmente técnicas para relaxar, mas não apenas isso. Relaxar é, também, esquecer ou desligar um pouco do que está acontecendo ao seu redor. Desligar-se do mundo.

Por exemplo: manter um hobby (visite meu outro blog sobre hobbies), é uma forma de relaxar. Cultivar plantas, brincar com seus filhos, ler um bom livro, assistir a um filme. Todas são formas de relaxar e se desligar. Esse desligamento faz o cérebro dar uma pausa nas tensões do dia-a-dia e entrar em estado de relaxamento. Experimente.

Uma das técnicas que utilizo em meus cursos:

Em primeiro lugar, uma música suave ajuda a criar um clima leve e tranquilo. Sentado ou deitado, posicione-se da forma mais confortável possível. Não cruze braços ou pernas. Se preferir sentado, mantenha a coluna reta e as mãos pousadas sobre os joelhos. Se preferir deitado, use um travesseiro baixo, ou não use travesseiro. Mãos alinhadas em paralelo ao lado do corpo e pernas esticadas.

Feche os olhos, sinta a música. Respire lentamente, puxando o ar pelo nariz e enchendo o abdome de ar até não conseguir mais. Pare, conte até 5, e expire, lentamente pela boca, soltando o ar preso no abdome. Repita 6 vezes. Tente, ao máximo (não é fácil) limpar a mente de qualquer pensamento. Com o hábito, apenas esse processo já lhe proporcionará um relaxamento. Veja, eu disse: com o hábito, e poderá fazer em qualquer lugar.

Para Ir Mais Fundo:

Após repetir a respiração, imagine uma luz entrando pela sua cabeça, uma luz dourada, que lenta e suavemente começa a penetrar e se espalhar pelo seu cérebro, e começa e descer pelo pescoço (imagine/visualize a luz) e tomar conta do seu corpo. Percorra toda a extensão de seu corpo até que chegue aos pés. Enquanto a luz vai preenchendo seu corpo, seus órgãos, ao mesmo tempo vai eliminando dores, cansaço, tensões e expulsa tudo isso pelos pés.

Então, a luz começa a envolver seu corpo como um casulo que vai te manter protegido, relaxado, equilibrado. Faça isso pelo menos uma vez ao dia e confira os resultados. Depois volte aqui e faça um comentário do que achou. Esta é apenas uma técnica. Existem várias outras. Mas, para começar, essa é simples e gera ótimos resultados.

A filosofia do TAO, baseada no Yin e Yang (aquele símbolo que parece dois peixinhos eternamente girando entre si) prega que o equilíbrio entre corpo, mente e espírito é o que gera e mantém a energia vital do corpo. Pense a respeito.

Abraços,

Professor Edmundo Santana 



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Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

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