abr
28
2011

Redação – Vestibular – Fábula


A LEBRE E A TARTARUGA

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.

– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.

A lebre caiu na gargalhada.

– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!

– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.

– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.

No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.

“Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso” – pensou.

A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.

Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga…

Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente

 

Acima, vocês leram uma famosa fábula de Esopo. Uma fábula é uma história curta, onde os personagens são sempre animais. Uma característica importante dos personagens, é que o animal é sempre associado a uma característica que pode ser facilmente identificada no ser humano, como por exemplo: a lebre, rápida e astuta. A tartaruga, lenta e persistente. O Leão, forte e imponente, às vezes arrogante. É importante que ao escolher seus personagens, tenha a preocupação de associá-los a uma característica inerente ao ser humano.

Outro aspecto importante nas fábulas é que sempre há uma moral. No caso acima, devagar se vai longe. Essa moral da história, deve fazer o leitor refletir a respeito de algumas atitudes comuns do ser humano: inveja, arrogância, preguiça, etc…

Procurem outros exemplos de fábulas na internet, encontrarão muitas. É importante se familiarizar com a forma e as ideias, assim, se por ventura cair no vestibular esse tipo de gênero, terá mais chances de sucesso.

 

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

Leave a comment