jul
2
2012

Curso de redação Online


caderno

Redação Online

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Vive-se num mundo cada vez mais urbano; é fato. O campo vem sendo dominado por mega agricultores que tiram, cada vez mais, proveito das terras plantadas. Em consequência, pequenos agricultores acabam por migrar para os grandes centros urbanos em busca de novas oportunidades.

No Brasil, este movimento têm concentrado grande parte da população nas cidades e regiões metropolitanas. Infelizmente, estas zonas urbanas deixam a desejar quando o assunto é infraestrutura. Tal fato pode ser perfeitamente comprovado observando as condições precárias em que vive boa parte desta população.

Soma-se ao fato da concentração populacional o intenso desenvolvimento industrial e tecnológico da humanidade, que produz, cada vez mais, utilizando embalagens descartáveis, têm-se um complexo problema nas mãos: o que fazer com tanto lixo produzido? Eis então que surge o dilema nas mãos dos administradores públicos, que, na maioria das vezes, não assumem a responsabilidade pela questão.

A situação é preocupante, visto que o problema vem sendo arrastado constantemente, sem solução adequada na maioria das grandes cidades. Toneladas e toneladas de lixo são produzidas por dia, sem que sua destinação seja pensada pelo poder público de forma adequada e ecologicamente correta. O que se vê são os famosos lixões como a solução mais utilizada e a continuidade do problema.

É imprescindível que a sociedade, unida, tome consciência da gravidade da situação. Cada um fazendo sua parte, certamente o problema diminui em proporção. Conscientizar a população da separação correta do lixo. Criar sistemas de coleta seletiva. Adotar o aterro sanitário como metodologia ecologicamente correta, são algumas das formas de tornar um grande problema num passado de aprendizado. A terra agradece.

 

Um exemplo simples de dissertação utilizando as ideias principais do que foi discutido nos posts anteriores.

 

Abraços,

Professor Edmundo Santana

 

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • “Desenvolvimento sustentável” – esse vem sendo o termo mais debatido e comentado nos últimos dias no Brasil. Isso porque no dia 13 de junho de 2012 se inicia a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio 20, e se estenderá até o dia 22. Esse evento irá definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Leave a comment