set
28
2009

Redação Nota 10


Hoje vou postar a redação de uma de minhas alunas. O tema foi usado na prova do Enem 2007: O Desafio de Conviver com a Diferença. Essa é uma redação nota 10 e que merece ser postada. Todo trabalho bem elaborado deve ser divulgado, enaltecido. Num país onde a dificuldade de expressão é evidente, ter a oportunidade de ensinar é questão de honra.

Como você define sua cor? Branco? Pardo? Negro? O mundo é subdividido através das cores. Anexadas a ela, existe a imensidão de crenças e valores que diferenciam as pessoas da mesma raça em grupos culturais menores.

Essa multiplicidade de formas, ideias e religiões colorem o mundo, deixando-o enriquecido e original. Cada etnia, cada pessoa deixa sua marca no imenso painel que vivemos. No entanto, essa diversidade já não tem sido mais tão encantadora.

O planeta vem se tornando minúsculo para abrigar separadamente cada cultura. Dessa forma eles se vêem obrigados a dividir o mesmo espaço com pessoas de convicções diferentes. Isso, muitas vezes, pode gerar conflitos como acontece entre Israel e Palestina, que disputam o direito da terra numa infindável guerra religiosa.

Além da falta de espaço, o que também proporciona muito conflito na convivência dos homens é o radicalismo de muitas culturas. Nesse caso, os radicais insistem na superioridade deles e lutam para impor suas ideias aos outros. É o que acontece entre Xiitas e Sunitas, duas vertentes do Islamismo.

A intolerância humana com as diferenças dificulta a convivência e inibe a manifestação da beleza que é a diversidade cultural. Portanto, é necessário que as pessoas notem quão interessante é a cultura do outro através de intercâmbios culturais.

Ana Carolina Oliveira de Lima

Observem a simplicidade nas palavras. A metáfora das cores colocada discretamente. O espaço físico insuficiente para o tamanho dos egos religiosos e culturais, sem falar no preconceito.

Parabéns Ana. Fiquei muito feliz em poder participar desta evolução. Continue assim.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

6 Comments+ Add Comment

  • gostei muito da redação Ana, e professor, tem como me dizer algumas palavras mais cultas para iniciar uma redação?Meu vocabulário não e muito culto e queria deixa lo assim. obrigado!

    • Alisson. Para ter um vocabulário rico é preciso apenas de leitura. Crie o hábito de ler bons livros, jornais e revistas todos os dias, e irá perceber que em pouco tempo seu vocabulário começa a mudar para melhor.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • professor você tem e-mail de contato ou é pelos site mesmo?

  • Professor, preciso saber se colocar “…dentre esses, o fato de haver uma imensa facilidade EM comer EM fast foods..” é considerado errado por causa da repetição do “EM”. Poderia trocar ?

    • Olá Mahara. Bem, errado não está, mas não soa muito bem. Você poderia substituir o primeiro EM por DE, ficaria melhor.

      Abs
      Prof. Edmundo

Leave a comment