jun
8
2009

Redação: Enem e Vestibular (parte 3)


Julho está chegando, e com ele, muitos estudantes tentarão, mais uma vez, ou, pela primeira vez, o vestibular. Já falamos nos artigos anteriores sobre algumas dicas e técnicas de redação; confiram: Redação: Enem e Vestibular e Redação: Enem e Vestibular – Dissertação. Se ainda não leu, é bom dar uma olhadinha.

Não me canso de falar que para escrever bem é preciso ler bastante, é regra fundamental. Enriquece o vocabulário, a norma culta da língua, o conhecimento e a elaboração de um bom texto. Portanto, leia. Mas, isso não significa dizer que para um redação ter sucesso em vestibular, Enem ou concurso, você deva utilizar palavras difíceis, ou ficar decorando o dicionário para tentar sobressair desta forma.

Uma boa redação, é, em fundamento, um texto simples e de fácil entendimento, no entanto, não significa que você deverá utilizar palavras “xulas”, ou pobreza de idéias, não é isso. É levar ao leitor um texto que lhe agrade e desperte o interesse pelo assunto abordado. A clareza e objetividade são elementos fundamentais. Não há espaço para filosofar numa dissertação, não há espaço para ambiguidade, seu ponto de vista deve ser claro.

É muito comum em redações, o aluno tentar “enrolar” o corretor, escrevendo muito e não “dizendo” nada. Isso só mostra uma coisa: o aluno não domina o conteúdo ou não sabe escrever. E isso fica bem claro. Então, voltamos à questão: mantenha-se informado. Saiba o que acontece no mundo. Abaixo, seguem algumas dicas para melhorar seus textos:

Tema: toda redação é baseada num tema. Pode ser uma frase ou um texto. Leia, reflita, delimite. Comece a anotar suas ideias sobre o que deseja escrever. Um tema pode ter diversas variáveis, portanto é preciso delimitá-lo para não divagar ou perder a noção do espaço reservado ao seu texto. Escolha apenas uma direção, não tente falar sobre todas, isso não vai impressionar ninguém. Se você tivesse um tema como:  “A violência nos centros urbanos”, pense em quantas ideias lhe vêm à cabeça?

Objetivo: depois de refletir sobre o tema, você tem que ter um ponto de vista formado. Qual será o seu objetivo neste texto? Que ponto de vista você vai defender?

Ideias: definidas suas ideias, é preciso montar a base de sua posição. Anote exemplos, comparações, argumentos e tudo o que vai te ajudar a defender sua opinião. Lembre-se, não invente nada. Só se defende uma posição com fatos e argumentos.

Escreva: é hora de começar. Faça um rascunho. Leia, reflita sobre o que escreveu e observe se suas ideias estão claras e objetivas. Defina tudo antes de passar para o original.

Seja natural: a simplicidade de um texto é o que o torna interessante. Seu leitor é gente como você.

Utilize frases curtas: frases curtas dão mais flexibilidade ao texto. Não escreva, jamais, um parágrafo inteiro com apenas uma frase. Mude o tom, como na música. Isso dá tempo ao leitor de respirar e entender melhor o texto.

Seja positivo: use suas sentenças de forma positiva. Digas o que é, e não, o que não é.

Prefira palavras curtas e simples: seu texto deve ser objetivo, então, escolha as palavras mais curtas e expressivas para sua dissertação. Evite adjetivos. Vá direto ao ponto. Se uma frase inteira pode ser redigida com três palavras, use as três palavras. Não enrole.

Essa são apenas mais algumas dicas para escrever melhor. Evidente que a prática é muito importante, portanto, pratique. Escreva. Faça redações, quantas puder. Para ver se você está indo bem, vou corrigir as redações de quem se cadastrar no site.  Então, procure o post: Escreva uma redação e lá você encontrará todas as informações.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Redao: Enem e Vestibular – parte 3…

    Dicas e tcnicas de como fazer uma boa dissertao no Enem e vestibular – parte 3…

Leave a comment