nov
3
2010

Redação – Enem 2010 – Super Dicas


Estamos há três dias da prova do Enem 2010. A corrida, principalmente no que se refere a redação, é grande. Nesta época do ano o Blog do Professor Edmundo tem seus mais altos índices de visitas. Vários visitantes fazem perguntas de última hora, sempre buscando aquela dica que pode fazer a diferença. Então, vamos fornecer algumas; as mais importantes na minha opinião.

Antes, porém, vou responder uma pergunta que muitos já fizeram: quais temas são possíveis de cair na prova de redação? As apostas para este ano são os temas ecológicos. O Enem adora abordar estas questões, portanto, é bom fazer uma retrospectiva dos acontecimentos no mundo relacionados ao meio ambiente, como: terremotos, desabamentos, tsunamis, derramamento de petróleo no Golfo do México, etc…

Temas relacionados às questões sociais também são alvo preferido do Enem. Violência urbana, exclusão social, etc…

Ainda, na política, uma hipótese que não pode ser descartada é a Lei da Ficha Limpa, aproveitando as eleições de 2010. São apenas sugestões, mas é bom ficar dar uma estudada nos fatos.

Bem, quanto às dicas:

– Leia as orientações: siga-as ao pé da letra. É questão fundamental preocupar-se com as orientações fornecidas pela banca. Qualquer desvio pode lhe custar a eliminação da redação.

– Interpretação: A interpretação da proposta é a parte mais importante de sua redação. Já vi vários alunos sendo eliminados por fugir do tema, ou não abordar em seu texto o que a banca pede. Clique aqui e leia este post sobre o assunto.

– Planejamento: sua redação deve ser planejada antes de ser escrita. Para isso é fundamental que você liste as ideias que tem a respeito do tema. Após listar suas ideias, classifique-as em ordem de importância, bem como afinidade (ideias que se completam). Com base nestas ideias faça um rascunho. Clique aqui e leia o post sobre o assunto.

– Rascunho: o rascunho de sua redação é fundamental para descobrir erros de ortografia e concordância, bem como, se realmente seu texto tem coerência, ou seja, passou a mensagem de forma clara e objetiva.

– Citações: toda citação deve estar entre aspas e com a fonte nominada. Por exemplo: Como disse Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”.

– Título: A prova do Enem não costuma exigir do aluno um título para seu texto. No entanto, fique atento às instruções. Se não for solicitado ao aluno que dê um título ao seu texto, o aluno não é obrigado a colocar. Porém, se quiser, não há problemas, desde que siga essas orientações: coloque seu título na primeira linha e inicie seu texto na linha imediatamente abaixo.

– Nº de linhas: na prova do ano passado, a banca exigiu um nº mínimo de 7 linhas para a redação. Acho realmente um absurso escrever uma dissertação em sete linhas, mas não quero discutir aqui os motivos. Uma boa dissertação, na minha opinião, deve conter entre 25 e 30 linhas. Menos que isso, o aluno deverá ser bastante conciso (objetivo) e usar frases muito bem estruturadas para se fazer entender. Portanto, faça um texto decente, não se prenda a um mínimo de 7 lionhas. Lembre-se da estrutura básica de uma dissertação, clique aqui e leia o post.

Bom, são dicas básicas que podem ajudar na hora da redação. Procure no Blog, quem deseja, ainda, de última hora, ter mais noções sobre como escrever bem uma redação, tem várias informações para ajudá-los. Ainda há tempo de tirar dúvidas. Me coloco à disposição para quem deseja fazê-lo.

Abraços e boa sorte.

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

23 Comments+ Add Comment

  • ola sou efraim estou fazendo enem mais esta bem legal só me esta deixhando com medo é a redação mais blza?

    • Olá Efraim. Não fique preocupado. Se você se preparou bem para a redação, use todo seu conhecimento e tenha calma na hora de escrever.

      Boa sorte.
      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Vlw professor ^^ aproveitarei bem as dicas 😉

  • Olá Edmundo…
    Qual o seu conselho sobre o melhor momento de fazer a redação? è melhor deixar p fazer no final da prova ou antes de começar? abraços!

    • Olá Jefferson. Infelizmente não li sua pergunta a tempo. No entanto, fica a dica para a próxima. Sempre aconselho meus alunos a quando tiver redação, iniciar a prova por ela. Faça o planejamento, o rascunho e deixe-o de lado. Vá para as questões e, ao terminá-las, volte, releia o rascunho, corrija se precisar, e transcreva para a folha definitiva.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Eu esqueci de colocar o título e ainda deixei a linha em branco do título.. será que minha redação vai ser anulada?

    • Olá Smo. Não acredito que sua redação seja anulada por causa disso, não é motivo. A menos que tenha escrito um nº reduzido de linhas. A banca não irá considerar essa linha em branco como parte da redação.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Nao coloquei título na minha redação. Na instrução nao constava a obrigatoriedade do título. Quais as consequências que isso pode causar na minha nota ?

    • Olá Antonio Carlos. A proposta não exigia título, portanto, não poderá ser descontado nenhum ponto seu.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor…
    Gostaria de tirar duvidas quanto ao tema do ENEM 2010 “Construção da Dignidade Humana”. Existiam dois textos para esse tema, mas acabei levando em consideração somente o tema, e delimitei no titulo “O Caráter de constroi na Infância”, visto que os dois textos eram sobre trabalho e escravidão…vc acha que fugi do tema?

    • Olá Flavio. Obrigado pela participação. Respondendo sua pergunta, se você conduziu seu texto totalmente nesta linha de raciocício “O caráter se constroi na infância” e em nenhum momento abordou a questão do trabalho, realmente poderá ter problemas de fuga do tema.
      Veja que a proposta não se tratava de caráter e sim de dignidade. Mais ou menos como o ditado: “O trabalho enobrece o homem”. Perceba que o tema era: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Neste caso, esperava-se que o candidato dissertasse sobre a valorização do trabalho para o ser humano, o que representa o trabalho na vida do homem, a realização de vida através do trabalho e por aí vai.
      Espero que tenha levado sua dissertação para o lado do trabalho.

      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Desculpa…”O Caráter se constroi na infância” esse foi o tema que abordei.
    Abraços

  • olá professor. Eu tbm não coloquei titulo na minha redação e isso me deixou bastante apreensiva. porém, na minha opinião e dos demais colegas, fiz uma ótima radação e talvez levem isso em conta. falei de como o excesso de trabalho prejudica as pessoas, causando frustração. pois um ser humano necessita de trabalho para sua dignidade social mas isso ainda não pode ser tudo.Existem valores mais importantes para uma dignidade. será que esta bom?

    • Olá Morennah. AS instruções da prova do Enem não exigiram a colocação de título, portanto, não podem eliminar redação que não contenha título. Quanto aos seus argumentos, sua linha de raciocínio está correta. Não é apenas o trabalho que traz a dignidade ao homem, uma série de fatores ao redor da profissão o do trabalho somam para forma a dignidade de um indivíduo.
      O importante era manter o foco na questão trabalho e dignidade.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá, estou com muito medo de ter fugido do tema na redação do enem. Eu falei sobre na minha redação que nós vivemos um parnasianismo moderno da exploração pela exploração que se contrapoem so classico da arte pela arte no que diz respeito a exploração do próximo em prol de uma minoria. Frutos desses fatos,a desigualdade social social transformou-se em uma caracteristica marcante dos grupos humanos. E nesse contexto desigual, surge o trabalho infantil, pois muitas crianção são forçadas a trabalhas. Dessa forma, não tendo a dignidade humana respeitada.
    Falei tambem sobre a importancia do estado em promover uma reforma agraria, pois dessa maneira derá criado subsidio para milhares de familias hunilde atraves da relação estabelecida entre o homem e a terra. Esse seria capaz de promover uma vida digna para as mesmas.
    Na conclusão: Torna-se evidente, portanto, que há necessidade de mudança do poder publico em relação a problematica. Por isso, esse deve criar cursos tecnicos, promover a reforma agraria e investir massificadamente em educação. E o povo, por sua vez, deve deixar de sonhar com uma canção do exilio e a acordar para o pasárgada elitista e neoliberal que o Brasil se transformou. Assim, a luta das massas tambem é fundamntal, e Canudos com sua perseverança é um exemplo a ser seguido.
    Ficou meio desconexo ai mais fiz uma introdução que ligava bem os paragrafos, mas avalie se as ideias centrais ficaram legais e se eu não fugi do tema…

    • Olá Bruno. Pelas palavras descritas, na minha visão, não houve fuga do tema. Talvez tenha se deixado levar um pouco pela emoção, natural em dissertações com temas sociais, o que se deve tomar muito cuidado. Se seus argumentos fundamentaram sua opinião entre dignidade e trabalho, como vi no comentário, fique tranquilo.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • obrigada por ter me respondido. Mas de qualquer forma acho q não fui mto bem na prova, fiquei mto nervosa e tive pouco tmpo pra estudar…
    abraços

    • Olá Morennah. Estou à disposição. Quando precisar, é só falar.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • oi professor eu esqueci o titulo e deixei a linha em branco e a redacao foi anulada sim =/
    acho q foi considerada como identificacao

  • eu quero saber o q é valorizaçao do ser humano hoje em dia

    • Olá Jessika. Bem, eu posso responder sua pergunta. Poderia, inclusive, escrever um texto enorme sobre isso, e talvez não respondesse sua pergunta. Então, para responder sua pergunta, faço outra: por que está perguntando isso? Qual o objetivo?

      Assim que você me orientar sobre o por que da pergunta, posso dar a minha resposta.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor sou pessima em redação onde posso encontrar um curso ou um professor que de aula particular aqui São João de Meriti.

    • Olá Iara. Bem, realmente não sei responder sua pergunta. Mas, estou criando um curso de redação online. Se te interessar, fique de olho no blog que vou anunciar quando começar.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

Leave a comment