out
15
2011

Redação e Vestibular: Relato e Respostas


Relato

Um relato nada mais é do que a exposição, oral ou escrita, de uma experiência vivida. O texto segue a linha da narrativa em que o narrador “relata” um acontecimento importante de sua vida. Apresenta os mesmos elementos da narrativa; personagens, ambientes, tempo, espaço, descrições. Texto escrito em 1ª pessoa.

É importante observar a questão do limite de linhas. No caso de redações de 15 linhas, é preciso ser mais objetivo e deixar de lado excesso de detalhes.

 

Resposta Interpretativa

Neste tipo de texto o autor deverá, antes de mais nada, entender a essência da proposta. É comum a banca fornecer um ou mais textos de apoio. É sobre estes textos que o autor deverá basear sua resposta. Aqui, a interpretação do conteúdo é o fundamento, portanto, quando interpretamos procuramos reproduzir esse conteúdo associando-o ao contexto dado pelo enunciado.

Observem que a proposta vem carregada de perguntas. Com base nelas crie seu roteiro da resposta. Vajamos algumas dicas:

– escreva em 3ª pessoa;

– dois ou três parágrafos;

– sua resposta deve estar baseada nos textos de apoio;

– não dê sua opinião;

– não fuja do conteúdo apresentado nos textos de apoio;

– utilize uma citação para fundamentar a resposta (com base nos textos de apoio).

 

Resposta Argumentativa

Este gênero de texto é mais parecido com uma dissertação. Sua opinião é requerida, porém, sem utilização da 1ª pessoa. Com base nos textos de apoio, fundamente sua resposta com base em seu conhecimento, procurando argumentos que fundamentem sua resposta. Neste caso, não se prenda aos textos de apoio.

Dicas:

– Procure deixar subentendido o enunciado da questão ao leitor, fazendo-o compreender a pergunta original sem tê-la lido;

– Deixe evidente sua posição quanto ao tema (a favor/contra);

– dois ou três parágrafos;

– texto impessoal;

– sua opinião é importante;

Você pode seguir uma sequência simples: resposta, justificativa (argumento), explicação, comprovação e sugestão (se for possível).

 

Em breve colocarei exemplos sobre todos os gêneros textuais que postei aqui no blog. Fiquem ligados.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

6 Comments+ Add Comment

  • Professor,

    Em relação aos tipo de produção de texto é importante ter exemplos.

    • Olá Laís. Obrigado pela dica. Prometo que vou providenciar exemplos para facilitar o entendimento dos visitantes.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá, muito obrigada, me ajudou muito! Só gostaria de saber se o relato precisa de título, por favor!

  • Professor, o relato também pode ser escrito em 3 pessoa né? Gostaria que você, desse exemplos de relatos em 3 pessoa, e sem citar nomes. Por exemplo, neste comando: escreva um relato que você presenciou ou vivenciou em que fiquem evidentes as relações entre os seres humanos e os animais de estimação. Eu tenho muitas dificuldades de começar um relato em 3 pessoa e ainda sem citar nomes, pois a UEM zera as redações com nomes, portanto dê exemplo, principalmente exemplos deste comando. Obrigada !

    • Olá Larissa. Bem, relato é sempre em 1ª pessoa, pois trata-se de uma experiência vivida. Se fizer em 3ª pessoa, estará fazendo o “relato” de outra pessoa, neste caso, se transforma em narrativa. De qualquer maneira, veja como eu começaria:

      “Eu andava muito chateado naquela época. Meu cachorro tinha sido atropelado e esse acontecimento deixou todos em casa tristes. Numa tarde, passeando no parque, percebi uma agitação a pouca distância que me chamou atenção. Uma gritaria se fazia cada vez maior e, curioso, fui saber do que se tratava.

      Esta uma forma de começar. Não tem mistério. Inicie o texto relatando o contexto, a situação e depois, use a criatividade.

      Espero ter ajudado.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Eu fiz dando dicas zerei na redaçao

Leave a comment