out
15
2011

Carta – Redação e Vestibular


carta

Carta: Redação e Vestibular

Algumas universidades estão variando bastante nos gêneros textuais da prova de redação, exigindo gêneros como carta, por exemplo. Caso da UEM – Universidade Estadual de Maringá, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, e UFPR – Universidade Federal do Paraná. Estes vestibulares pegam muita gente de surpresa, visto que, pouco se conhece sobre os vários de gêneros existentes. Normalmente, os cursinhos e escolas batem muito em cima da dissertação, evidente, é o gênero mais solicitado em vestibulares e concursos.

Para que você não seja pego de surpresa num vestibular, vou postar uma série de gêneros para seu conhecimento. O de hoje é a carta:

A carta tem uma estrutura obrigatória e que deve ser rigorosamente seguida, caso contrário, o candidato poderá ter sua redação anulada ou perder muitos pontos. A estrutura obrigatória da carta é: local e data, vocativo, texto e assinatura. Vejamos, então, um exemplo prático e, logo abaixo, a explicação:

A Estrutura da Carta

Arapongas, 12 de Novembro de 2010.
Prezada Flávia,
É um prazer recebê-la no meu blog. Sua pergunta resulta em resposta para muitas outras pessoas que têm dúvidas…
Ass. Professor Edmundo Santana

Detalhes da Carta:

– Local e data: por extenso, conforme acima. Normalmente se usa a data no lado direito da folha.
– Vocativo: use um pronome de tratamento adequado à pessoa a quem está se dirigindo. Quanto menos intimidade, mais formalidade. Neste caso, observe a quem se destina a carta. Se a um juiz: meritíssimo. Ao presidente: Excelentíssimo. A uma autoridade; Ilustríssimo,  se é parente: querido(a), etc…e por aí vai. Para pessoas que não sejam autoridades,  o prezado(a) cabe muito bem. Se souber o nome, coloque-o após o pronome de tratamento. Se não souber, pode ser o cargo que ocupa.
–  Texto: quanto mais íntima a pessoa, mais informal será seu diálogo e vice e versa. Procure, no primeiro parágrafo, de acordo com a proposta, perguntar sobre a pessoa ou fazer um elogio à empresa, etc… Depois entre com o argumento proposto.
– Assinatura: observe as instruções da prova. Em alguns vestibulares, pede-se que assine com a primeira letra do último sobrenome. Fiquem atentos.

Obs importante: não deixe linhas em branco entre estes itens.

Esta é a estrutura obrigatória da carta. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços,
Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

105 Comments+ Add Comment

  • Olá
    Eu pretendo fazer uem, e como lá não há muitas linhas, como devo fazer?

    Obrigada

    • Olá Claudia. Normalmente as redações da UEM são de no máximo 15 linhas. Para os gêneros solicitados na prova (carta, resumo, respostas, etc…) o nº de linhas é suficiente. O que você precisa é praticar objetividade nos seus textos. Seja direta, sem rodeios, concisa. Dessa forma não terá problemas.

      Se você navegar pelo blog, encontrará dicas para todos os gêneros textuais que caem na prova da UEM. Boa sorte.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Ola!

    Prof, em relação a estrutura de uma carta:

    Devo pular linha entre data, vocativo e introdução?

    Grato.

    • Olá Alessio. Não pule linhas entre os itens, escreva direto na linha imediatamente seguinte a cada um dos itens da estrutura. Inclusive para saudação e assinatura. Não deixe nenhuma linha em branco.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Ola,
    Prof, numa carta redaçao eu nao posso mim empor de nenhuma maneira?

    Grato!!!

    • OLá Mateus. Depende do que você entende por se impor. Se você está falando de expressar sua opinião, deve sempre fazê-lo, desde que esteja sustentada por argumentos (fatos).
      SE você está falando de impor (forçar) sua opinião, não deve fazê-lo.
      Uma carta é um texto pessoal, mas isso não significa de podemos falar o que quisermos sem que tenhamos argumentos (provas) para sustentá-los.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Boa tarde vou presta para medicina tem varios tipos de Carta para opinar e dar se cunclussão.
    Então como vou fazer esta ,texto máximo 15 linhas e agora o que eu faço a prova do vestibular é 22 junho 2013. Nunca fiz cursinho e nem estudei escolas particular só supletivo……..!!!!!!!!!!!

  • Olá professor Edmundo. Sua explicação foi excelente. Vou fazer vestibular e tenho uma dúvida quanto ao desenvolvimento da carta. Nas redações dissertativas apresentamos argumentos, no decorrer temos que defender o nosso ponto de vista e por fim dar uma possível solução ao que foi apresentado. Na carta também segue esta lógica?

    • OLá Keyla. Obrigado por visitar o blog. As bancas estão exigindo vários tipos de carta no que se refere ao contexto, não à estrutura, ok? Você poderá, sim, se deparar com uma carta em que deverá apresentar argumentos para defender sua posição. Por exemplo: escreva uma carta ao editor de um jornal solicitando que se publique mais matérias sobre um tema qualquer. Neste caso, será necessário argumentar o motivo da solicitação. No entanto, quanto a possível solução, em cartas não é necessário, a não ser que esteja explícito na proposta.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • […] Carta resposta, carta ao editor, carta do leitor, enfim, o gênero é o mesmo e deve seguir sempre esta linha. Você pode encontrar mais detalhes no post Redação e Vestibular: Carta. […]

  • Ola Prof, gostaria de uma explicação mais especifica sobre a Carta de Solicitação: estrutura, introdução, essas coisa e se possível um exemplo.
    Obrigada pela atenção!

    • Olá Maria. Toda carta tem a mesma estrutura; é padrão. O que muda é o conteúdo, que será redigido de acordo com o tipo de carta. Uma carta solicitação não tem diferença. Vamos a um exemplo:
      Local e data,
      Prezado Sr. Editor,
      Há anos venho acompanhando a revista saúde e confesso que eu e minha família já mudamos muitos hábitos alimentares com as dicas das matérias.
      A última matéria que li, a respeito dos problemas que o excesso de sal podem provocar na saúde, nos deixou preocupados. Como estamos sempre em busca de
      uma vida mais saudável, gostaria de solicitar à revista, a possibilidade de divulgar receitas onde indicasse a substituição do sal por outros temperos. Atenciosamente,
      Leitor.

      Espero que ajude.
      Abs
      Prof. Edmundo

  • oi professor! o site esta maravilhoso, tnho uma duvida. no local e data, saudacao, despedida e assinatura precisa dar algum espaco, como se fosse um novo paragrafo? ou na minha da margem?

    • Olá Rafaela. Sim, mas não deixe linhas em branco. Recomece sempre na linha imediatamente abaixo, ok?

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor, estou com uma dúvida!
    Em qual lado da margem eu devo colocar, local e data, saudacao, despedida e assinatura?

    • Olá Luma. Essa é uma boa pergunta. Antigamente, quando não existia e-mail e as pessoas se comunicavam através de cartas, normalmente colocava local e data na margem direita das cartas. NO entanto, acredito que as bancas não irão se incomodar se vier no lado esquerdo. Você pode colocar todos os itens no lado esquerdo, não terá problema. Mas lembre-se: não deixe linhas em branco, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Te agradeço muito por esse texto explicativo maravilhoso . Me ajudou muito e tenho certeza que ajudou muitos outros alunos.

    • Olá João. Obrigado. Esse é o objetivo do blog, ajudar àqueles que têm dificuldade. Volte sempre.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá professor Edmundo, gostei muito das suas explicações sobre cartas e seus exemplos, se for possível poderia falar sobre carta de solicitação, andei pesquisando algumas, porém são muitas diferentes umas das outras e não sei qual é a correta, desde já gradeço.

    • Olá Kezia. Você tem razão. As bancas estão exigindo uma variedade incomum de cartas. Mas vou te dar um exemplo de carta de solicitação para uma revista, pedindo ao editor que publique mais artigos sobre ecologia, por exemplo:

      Arapongas, 08 de Novembro de 2013
      Prezado Sr. Editor,
      Venho acompanhando os artigos da revista há algum tempo e, confesso, tem feito muita diferença no modo como vejo o mundo. (elogie mais um pouco, etc…)

      No entanto, sendo uma revista com uma linha editorial voltada à sociedade, julgo que seria interessante a revista publicar mais artigos sobre ecologia. O fato é que nossa sociedade ainda ignora o fato de que estamos destruindo o planeta e, que, ao continuar, nada deixaremos para nossos descendentes…. (argumento)

      Tenho certeza de que o público que acompanha suas edições ficará, além de mais informado, mais consciente da necessidade de preservação do meio ambiente…..
      Atenciosamente, Fulano de Tal.

      Espero que ajude a entender.
      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá
    Queria tirar uma dúvida, eu vi alguns modelos de cartas formais no qual no canto esquerdo coloca se o nome completo e endereço e cep do remetente , e no lado direito o nome completo e cargo destinatário …. logo abaixo a data depois o assunto e enfim o texto … queria saber se dessa forma esta correto .

    Obg

    • Olá Ariane. Não, este modelo que você está falando é normalmente utilizado por repartições públicas e algumas empresas mais conservadoras. Normalmente são documentos oficiais. Observe a estrutura correta de uma carta:

      Arapongas, 08 de Novembro de 2013
      Prezado Sr. Fulano (aqui o pronome pessoal deverá respeitar o destinatário. Caso autoridade; ilustríssimo, etc…)
      (texto)
      Atenciosamente,
      Fulano

      Esta é a estrutura padrão que deverá usar no vestibular.

      Abs
      Prof.Edmundo

  • Ola vou fazer vestibular , e a redação e em foma de carta ,queria sua opinião como fazer uma boa carta seja la o tema ?

  • Neste caso, como devo interessar a direção? posso falar de minhas habilidades para convencer?

    PROPOSTA

    Para a produção de seu texto, considere a seguinte situação. Motivada pelas discussões ocorridas durante a
    Rio+20, uma universidade brasileira lançou um Programa destinado a estimular as pessoas da comunidade
    universitária a se engajarem em diferentes ações que retornem positivamente para o meio ambiente.

    Um desses programas, intitulado “Eu sou um agente de mudanças”, visa a estimular as pessoas – alunos,
    professores e funcionários – a reverem hábitos e atitudes que degradam o meio ambiente.

    Para atuar como líder nesse Programa, o interessado deve escrever uma carta de intenção endereçada
    coordenação do Programa, em que ele (1) se apresente, (2) destaque as qualidades que o fazem merecedor
    de ocupar essa vaga e (3) apresente e defenda as principais ideias a serem implementadas no Programa.
    Assumindo o papel de um estudante dessa universidade, escreva sua carta de intenção. Para essa
    tarefa, lembre-se de usar a norma culta escrita da língua.

    • Olá Gabriel. Não só pode como deve. Falar de suas habilidade e qualidades é uma dos argumentos que terá que usar para convencer ao destinatário, bem como quais programas pretende implantar. Uma carta é um texto pessoal, portanto, deve ser escrito em primeira pessoa.

      Escreva um texto eme envie: edmundo@professoredmundo.com.br e dou a minha opinião.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • oi prof Edmundo adorei seu blog me ajudou bastante pois terei uma prova carta redação dia 23
    para pedagogia e fiquei assustada mas com suas explicações pude ver que é facil e poderei ir bem .
    obrigada por cada explicacão e exemplo.

    • Olá Karina, é um prazer poder ajudar. Desejo-lhe boa sorte no vestibular.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Ola professor, eu vou fazer Unioeste e gostaria de saber sobre a redação dissertativa argumentativa como fazer uma boa redação?

    atenciosamente:
    Lucas torcatti.

    • Oi Lucas. Todo texto argumentativo deve ser baseado em sua opinião sobre o assunto, fundamentada em argumentos fortes e válidos (fatos, por exemplo). É um texto impessoal e com mínimo de três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Recomendo cinco parágrafos.
      Você pode ter mais detalhes no post: Dissertação

      Dê uma olhada, se ainda tiver dúvidas, terei prazer em ajudar.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Uma duvida. Num caso de redação aonde é proibido colocar a assinatura. Como devo finalizala?

    • Oi Carina. Numa carta para vestibular, normalmente, nas orientações, vem como você deve proceder para assinar. Nunca assine seu nome, a menos que esteja específico na prova, o que acho improvável, pois as bancas anulam provas que tenham qualquer tentativa de identificação. Se por acaso, não vier instruções de como assinar, assine Fulano de Tal.
      Para finalizar, utilize: Atenciosamente, Fulano de Tal.

      Simples assim.

      Espero ter ajudado.
      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor, vou fazer vestibular agendado na FIC – Ceará, estudando os gêneros textuais, tenho uma duvida em fazer a carta, devo assinar meu nome ou só colocar as iniciais? E quanto a estrutura é a padrão?

    • Olá Italo. Sua dúvida é mais ou menos a mesma que a Larissa. Assine de acordo com as instruções da banca. Se a banca não fornecer nenhuma instrução, assine Fulano de Tal. Quanto ao padrão, sim, toda carta segue o mesmo padrão, conforme expliquei no post. A única carta que não segue este padrão é a CARTA AO LEITOR, que na verdade não é uma carta, mas sim, EDITORIAL, que revistas e jornais mudaram para criar maior interatividade com o leitor.

      Espero ter ajudado.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • meu nome e larissa e vou fazer um vestibular que o tema normalmente e carta e estou com duvidas sobre uma questão … não pode se assinar a carta mais posso escrever minhas iniciais por exemplo l k f m no final ? ou como minha professora ensinou somente assinatura …. ? e posso fazer quantos paragrafos mais ou menos ? obgd

  • Olá !
    vou prestar vestibular e estou com duvidas . como faço uma carta a um amigo pra tentá-lo convencer de ser menos machista . tipo ele fala “que lugar de mulher é em casa cuidando dos afazeres e dos filhos”

    • Olá Eduardo. Uma carta destinada a um amigo é sempre informal. Neste caso, você deverá usar de argumentos para ele entender que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens, etc… Pense em como você conversaria com um amigo a respeito desta situação. Como é que você pensa a respeito? Você acha, na sua opinião “que lugar de mulher é em casa cuidando dos afazeres e dos filhos” ???

      Abs
      Prof. Edmundo

    • Não eu acho que as mulheres tem o mesmo direito que os homens . Professor essas redações sempre pedem a Data com Vocativo e que coloque meu nome só com as minhas inicias você pode me dar um exemplo eu estou com um pouco de dificuldade ?

      • Olá Eduardo. Vamos a um exemplo:

        Arapongas, 07 de Dezembro de 2013.
        Caro(vocativo) amigo Fulano,
        A última vez que nos encontramos, fiquei um pouco chateado com algumas de suas atitudes para com sua esposa. Nos conhecemos há muito tempo e, por isso, me sinto à vontade para comentar o assunto. Percebi que você não havia mudado sua opinião sobre as mulheres, principalmente, quando você falou que “ligar de mulher é em casa….”
        (aqui você usa seus argumentos para convencer o amigo)…
        Um grande abraço do amigo, ESS

        Espero ter ajudado. Se ainda tiver dúvida, pergunte.

        Abs
        Prof. Edmundo

  • Olá professor, gostaria tirar uma dúvida, fiz o vestibular da unip e la tinha que fazer uma carta no vocativo e abordava o seguinte tema : deixar um recado para os pais que nao tem comunicação com seus filhos, comparando antigamente e atualmente. e pedia 20 linhas.Como que eu faço? o que devo colocar no conteúdo?

    • Olá Viviane. Não entendi bem a proposta, mas de qualquer forma, a ideia é que você escreva para os pais, mandando uma mensagem ou estimulando-os a ter mais tempo com os filhos, conversar mais, etc.. A comparação com antigamente é, na minha opinião, com relação aos pais que, antigamente, se tinha pouca liberdade com os pais. Atualmente, os jovens têm mais liberdade, porém, os pais, menos tempo.

      Abs
      Prof.Edmundo

  • Vou fazer vestibular amanhã e tirei minhas dúvidas todas com vc ….espero passar na prova de redação que sei que é a principal….. obrigada por ajudar…. darei notícias.

    • Olá Simone. Estou sempre torcendo por vocês. Boa sorte e nos avise o resultado.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Prof. Edmundo, preciso de ajuda

    Uma carta a um amigo, com boas condições financeiras, convencê-lo a ajudar uma Instituição de Caridade renomeada.
    Os parágrafos não tem margem??

    TEXTO MOTIVADOR: Dois cientistas brasileiros, em um estudo inovador revelaram que ter gestos nobres como ajudar alguém de fazer doação, ativa no cérebro áreas ligadas ao prazer e a recompensa. Trata-se de um marco, pois o primeiro a averiguar as bases biológicas dos atos de Generosidade e altruísmo.

    • perdão quis dizer: renomada.

    • Oi Maria Alice. Não entendi muito bem sua dúvida. Quanto aos parágrafos, sim, todos têm margem. Com relação a carta, você deve aproveitar as informações do texto para convencer seu amigo de que doar recursos faz bem, etc…

      Espero que seja esta sua dúvida, caso contrário, escreva.

      Feliz Ano Novo.

      Prof. Edmundo

  • Vou Fazer o Vestibular da UNIP o Máximo é 20 Linhas como faço para desenvolver uma boa carta-redação em apenas 20 linhas?

    • Olá Daniel. Pense que quanto menor o espaço para escrever, maior deverá ser sua capacidade de sintetizar as ideias. Seja objetivo, mas tenha certeza de que conseguiu transmitir sua mensagem. Faça um rascunho, assim você poderá ter uma ideia de quantas linhas realmente seu texto terá. Se passar das 20 linhas, vá resumindo até chegar ao ideal.

      FELIZ ANO NOVO

    • Olá Daniel. Pense que quanto menor o espaço para escrever, maior deverá ser sua capacidade de sintetizar as ideias. Seja objetivo, mas tenha certeza de que conseguiu transmitir sua mensagem. Faça um rascunho, assim você poderá ter uma ideia de quantas linhas realmente seu texto terá. Se passar das 20 linhas, vá resumindo até chegar ao ideal.

      FELIZ ANO NOVO

      Prof. Edmundo

  • Obrigada professor!!

  • Olá professor, gostaria de saber se a carta deve ser sempre alinhada à esquerda ou deve ter parágrafos?? Obrigada.

    • Olá Jenny. A carta deve ser redigida como um texto normal, utilizando, sim, parágrafos.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor, o senhor poderia me informar se o vocativo tem que ser retomado no texto da carta ou apenas na segunda linha. Isso pode tirar pontos da redação?. Vou fazer UEM.

    • Olá Sâmila. Não existe nenhuma obrigação, mas se você for, por exemplo, ao longo do texto se referir a pessoa diretamente, seria prudente utilizar. Uma carta formal sempre utiliza essa forma. No entanto, caso utilize “Senhor” ao invés do vocativo, não acredito que isso irá tirar pontos da sua redação.

      Qualquer coisa, é só perguntar

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Quando a carta for para um prefeito tenho que ser direta sem rodeios

    • Olá Sandra. Você pode ser direta sem problemas, não precisa ficar elogiando (nem acusando ou criticando) mas seja formal, afinal, trata-se de uma autoridade.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Boa Tarde,
    Professor irei prestar um vestibular na UNIP, e não sei como devo começar a fazer uma carta estou com muito medo de não passar…
    Será que vc pode me ajudar?
    Obrigado

    • Olá Amanda. Há algum tempo escrevi um post com um modelo de carta, por favor, dê uma olhada: exemplo de carta

      Se ainda tiver dúvidas, me escreva.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor, quantos parágrafos deve ter a carta? E o que devo escrever em cada parágrafo?
    Obrigada.

    • Olá Aline. Normalmente nestes textos são solicitadas 15 linhas. Se for este o caso, faça em 3 parágrafos. No primeiro, procure elogiar, cumprimentar, falar bem do destinatário. Se for uma carta reclamação, explique o contexto (comprei no dia tal, um aparelho, etc..).
      No segundo parágrafo, entre efetivamente na questão da proposta. No terceiro, conclua. Dê uma olhada neste exemplo que postei:

      exemplo de carta

      Se ainda ficar com dúvidas, escreva.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá! professor me tire uma dúvida de como escrever uma carta/redação vestibular. Com o seguinte tema: como aconselhar um amigo viciado em exercícios físicos.

    Obrigado.

    • Olá Valquíria. Segue um modelo:

      Arapongas, 26 de Junho de 2014.
      Querido (amigo),
      Como tem passado? Não temos nos visto muito ultimamente. O corre corre do dia a dia acabou por nos afastar. Mas tenho-o sempre na lembrança. Outro dia encontrei (fulano) e conversamos longamente sobre os bons tempos. Também me falou que você tem se exercitado bastante, aliás, em demasia.
      (aqui você oferece os conselhos ao amigo)
      (aqui você finaliza e tenta marcar um encontro com seu amigo)
      Carinhosamente, (você – assine com o nome que a banca instruir. Nunca utilize seu nome).

      Espero ter ajudado.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Boa tarde professor,
    Sou de Uberlândia e a UFU cobra carta, porém meus professores sempre disseram que deveria pular linhas entre a data, vocativo, despedida e assinatura. Na prova podíamos escrever até 36 linhas. Vou prestar Maringá e como lá só podem ser escritas 15 linhas, posso deixar sem pulá-las ou isso irá desconfigurar a estrutura de carta?

    • Olá Ana Júlia. Realmente, num texto de 36 linhas, há espaço de sobra para deixar linhas em branco. No caso da UEM, com apenas 15 linhas, não aconselho deixar linhas em branco. Na verdade, minha recomendação aos alunos é para NÃO deixar linhas em branco.
      Lembre-se: em nenhum gênero textual que fizer na prova de redação da UEM deixe linhas em branco, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Por favor prof. Edmundo, pula-se linha ou nao, local e data para vocativo,
    Vocativo para corpo da carta, e assinatura

    • Olá Meires. Veja o exemplo:

      Rio de Janeiro, 17 de Julho de 2014
      Prezado Sr. …
      (texto)
      Atenciosamente,
      ESS

      Não deixe linhas em branco entre os itens da estrutura. Ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Na Unip eles pedem para assinar com as iniciais do nome….não entendi

    • Oi Angela. É comum as bancas pedirem isso. É simples: meu nome é Edmundo Sérgio de Santana – ESS.

      Ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Oi Prof.Edmundo

    Eu prestei o vestibular da unip, e não passei,tive dificuldade na redação.Vou prestar novamente, gostaria que o senhor me ajudasse a refazer a carta.

    O tema: Convencer um amigo, a votar em candidatas mulheres nesta eleição.

    OBS:não sou boa em argumentar.

    Obrigada.

    • Oi Thaila. Vou te ajudar a fazer o texto. Para isso, envie um mail para: cursos@professoredmundo.com.br
      Neste e-mail você vai me dar 3 motivos (seus) a votar numa mulher. Se eu fizer o texto para você, não estarei te ajudando em nada, portanto, irei te ajudar.

      Espero seu e-mail, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Quando eu fizer uma carta em um vestibular tenho que me referir a quem? ao governo? e como faria isto?

    • Olá Eduarda. Bom, isso vai depender de para quem a carta será redigida. Na proposta da redação, a banca sempre faz referência ao destinatário. Por exemplo: ao editor de uma revista; Prezado Sr. Editor. Ao prefeito de uma cidade: Excelentíssimo Sr. Prefeito da cidade de ..

      Leia sobre pronome pessoais

      Abs
      Prof. Edmundo

  • ola, fiz uma prova na UNIP e infelizmente não passei, porem, irei tentar de novo.
    Quero saber se dependendo do tema proposto, posso dizer que sou de escola publica, meu nome e idade?

    • Olá Luana. Você nunca deve falar seu nome, em nenhuma redação, seja do gênero que for. Se fizer isso, sua prova será anulada, pois poderá configurar tentativa de identificação de candidato, ok?? Quanto à idade e estudar em escola pública, não há problemas, porém, quanto à escola, melhor não dar o nome.

      Mais sorte na próxima prova.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor Edmundo, minha duvida é sobre no final da minha carta, por exemplo eu acabo de redigir a minha carta e o que eu coloco? uma saudação final a pessoa e meu nome em baixo? exemplificando eu percebi que você sempre coloca “abs” , o que significa? e essa essa saudação muda de acordo com o cargo que a pessoa ocupa, se mudar e se possível você poderia citar alguns exemplos? desde já meu muito obrigado.

    • Olá Gustavo. Bem, vamos lá. Minha saudação final “abs” significa “abraços” de forma resumida. Esta é uma maneira informal de me despedir. Contudo, numa carta, não é aconselhável utilizar abreviações, muito menos, abraços, a menos que o destinatário seja pessoa de seu círculo de amizade.
      Uma boa forma de saudação é: Atenciosamente ou Respeitosamente. A segunda, mais aconselhável para autoridades.
      Logo após sua saudação, assine: (da forma que a banca instruir). Esta assinatura vai na linha imediatamente abaixo da saudação.

      Espero ter ajudado.
      Abs
      Prof. Edmundo

  • Boa Tarde professor Edmundo!
    minhas questão é sobre a assintura no final, devo colocar somente meu primeiro nome, ou meu nome completo, ou meu primeiro nome e um sobrenome. enfim como coloco!

    • Olá Junior. Normalmente a banca orienta de que forma você deverá assinar. Nunca assine seu nome, a menos que esteja claramente explícito nas instruções, o que acho não vai acontecer. Isso por que não pode haver numa redação nenhuma identificação do candidato. Se você colocar seu nome, poderá ter sua prova anulada.
      O que normalmente vem acontecendo nas provas é; assine como: “fulano de tal”, “as iniciais do seu nome”, e por aí vai. Lembrando, nunca o seu nome, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Ola profº, irei faze vestibular da unipar e meu medo é chega la e dar de cara com uma carta pra fazer, porem nunca a fiz, no enem sempre a redação então os professores nos preparam para a redação e queria alguns sites para pesquisa para me preparar

  • ola professor seria correto na carta se eu a colocasse dessa maneira

    Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff
    Presidente da República Federativa do Brasil
    03 de novembro de 2014
    Senhora Presidente,

    Eu gostaria de saber se a maneira esta correta ou se obrigatoriamente teria que ter o remetente.. se assinatura bastaria. obrigado.

  • No vest da aq do Ceara caiu um dos temas: Para escrever uma carta p/ um grande amigo q mora no exterior,falado sobre as alianças políticas do Brasil nos ultimas tempos.
    Mas como seria uma ótima redação desse tipo ???
    Socorro. =/

  • Estou com muita dúvida de como começar uma carta oficial

  • Prof irei fazer uma prova no 19 e 20 de dezembro. e ainda nao aprende como fazer um texto d genero carta oficial, tenho dificuldade de como começar etc. o senhor pode me ajudar?

    • Oi Larissa. Sinto muito,mas só consegui acessar o blog hoje, estava viajando e sem internet. Espero que tenha corrido tudo bem.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • o quer dizer ” na margem do paragrafo” ? ah, e na carta inicia se com parágrafos a data e a saudação? ou no começo da linha ?

    • Oi Amanda. “Margem do parágrafo”. Todo parágrafo deve ser iniciado com margem. O cabeçalho não precisa de parágrafo, nem o vocativo (pronome de tratamento).

      Abs
      Prof. Edmundo

  • professor e ser no vestibular pedi para manda uma carta para uma empresa como eu faço .

    • Olá Nikel. Nunca vi acontecer, mas se acontecer, escreva para alguém, por exemplo: Gerente comercial, Gerente Administrativo, etc… vai depender do teor da carta.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá Prof. Edmundo
    Prof. eu gostaria de saber, quando eu começo a Redação Carta, eu posso colocar no “Local” a minha Cidade local (Araçatuba)? e na Data eu posso colocar a data do próprio dia? e na assinatura final como seria no meu nome, Wanderlei Candido da Silva. Obrigado Edmundo.

    • Olá Wanderlei. O cabeçalho está certo, pode colocar sua cidade e a data do dia, a menos que a banca forneça instruções. Quanto a assinatura, jamais escreva seu nome, utilize iniciais, leitor, fulano de tal, etc…

      Araçatuba, 20 de Janeiro de 2015
      Prezado Sr. Silva.
      Como Leitor assíduo da Revista Saúde, venho parabenizá-lo pelas matérias que vêm ajudando a mim e minha família.
      Quero destacar, que me chamou a atenção na última edição, os perigos relacionados ao excesso de sal na alimentação do Homem. Excesso que traz problemas, tais como: Hipertensão arterial, distúrbios mentais, doenças cardiovasculares e aborto espontâneo.
      Quero chamar a sua atenção, Sr. Silva, para que se possível, publique receitas cujos temperos substituam o sal na alimentação. Tenho certeza de que seus leitores aprovarão essa ideia. Atenciosamente.
      Leitor

      Reescrevi algumas partes, por favor faça a comparação.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá Professor preciso da sua ajuda , vou fazer a prova da UNIP no dia 07/02/14 estou perdida porquê não sei como fazer a redação … Desde já agradeço

    • 07/02/2015**

    • Desculpe Thamires. Infelizmente não consegui acessar meu blog antes. Espero que tenha tido sucesso.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá Professor, gostaria de uma ajuda, fiz a prova da UNIP e não passei pelo fato de não conseguir fazer em estilo de carta, eu não lembrava como fazia, mais agora com esses exemplos já estou estou esperta, só que eles pedem pra assinar a carta só com as inicias do nome, então não sei como coloco. Só colocar as minhas iniciais no final? Ou colocar algo antes também… Obrigada desde já.

    • Olá Nathalie. É isso mesmo. Antes de “assinar” coloque: atenciosamente, obrigado, etc… isso vai depender do tipo de carta. Após a despedida, coloque suas iniciais, simples assim.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • quando eu for colocar minhas iniciais no final da carta eu devo colocar pontos entre minha iniciais ?

    • Olá Iara. Confesso que isso não fará muita diferença, com ou sem pontos. A banca solicita que assine com as iniciais, mas também pode solicitar “fulano de tal”. Como a assinatura faz parte da estrutura da carta, é preciso alguma identificação. O que não se pode fazer nunca, é colocar seu nome.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Ola professor,

    Vou fazer de novo a prova da Unip e tenho uma dúvida que já foi perguntado aqui, mas vou reforça-lo a pergunta, na redação eles, pedem que coloque a data e vocativo, depois coloque a data e assine apenas com as inicias do seu nome… e pedem por exemplo para motivar algum amigo a ser mais solidário… Posso fazer uma redação argumentativa na 3° pessoa já que não posso me identificar…

    Exemplo:

    Brasília 02/03/2015
    Querido amigo,
    João conheço você há mais de 12 anos, e nesse tempo pude ver, que você não gosta muito de ajudar as pessoas…
    Atenciosamente,
    R.D.S
    Brasília 02/03/2015

    É assim que devo escrever a redação?
    E qual o peso de uma redação em um vestibular?

    • Olá Ricardo. Você está falando de Carta. Sim, o formato está correto. Não precisa colocar local e data no final do texto. Carta você escreve sempre em 1ª pessoa. É um texto pessoal.
      Quanto ao peso, depende muito da banca. Contudo, normalmente a redação conta muito num vestibular, sendo, em muitos casos, a mais importante.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Ola,
    Bom dia, preciso de uma ideia sobre uma carta para o presidente da republica, solicitando-lhe coordene a utilização honesta e adequada dos impostos pagos pela população brasileira.

    Por favor se poder passa uma carta ou uma ideia bacana, Obrigado.

  • Na Carta Argumentativa Eu Coloco Onde Moro Ou Onde Estou?

  • Na Carta Argumentativa Eu Colocou Onde Morou Ou Onde Estou???

  • Na Carta Argumentativa Eu Coloco Onde Mora Ou Onde Estou???

  • Ola, fiz um vestibular era para fazer uma carta para um editor de uma revista e eu não coloquei a data, eu vou zerar ?

  • Olá, recebi no cursinho a proposta de fazer uma carta destinada ao cantor já falecido John Lennon. Nesse caso,qual seria a melhor forma de tratamento para ser utilizada?

  • Oí fiz uma prova de redação de vestibular e gerou uma dúvida. Tirei uma nota excelente e fiquei dúvida porquê não tirei um 10, já que eu não errei nenhuma palavra e fiz um texto robusto cheio de conhecimentos e com bastante sinônimos complicados.
    Redação prova de vestibular em formato de carta e lá pedia para eu colocar o vocativo e acho que local e data também? Tem como mim tirar essa dúvida, posso precisar desse acerto no futuro próximo.

  • Boa tarde

    Professor,posso colocar no máximo quantas linhas na minha redação.

    obrigada

  • Boa tarde

    Professor devo começar falando como ??

    • obigada

      • obrigada

  • Olá, a despedida não é necessária na estrutura da carta?

  • Ola professor! Na prova da uem, a proposta da carta aberta dizia apenas para assinar como Lucia e sem mais complementos. Esse “complemento” seria o agradecimento?

  • Olá. Vou fazer uma prova e preciso saber se o local e vocativo e o corpo da Carta seguem uma linha reta vertical.. ou preciso dar um espaço na linha para começar o corpo?

  • Olá, estou fazendo uma carta e ela não pode ser assinada como eu posso fazer?

Leave a comment