mar
1
2012

Redação: Como se Preparar


Não é novidade, desde o primeiro post que escrevi sobre técnicas de redação, que venho insistindo e estimulando os candidatos a vestibular e Enem a ler. Assim, como título do post, Redação: Como se Preparar, não posso deixar de voltar à minha insistência.

Lendo a revista Veja desta semana, uma matéria em especial me chamou atenção: Um País de Leitores – e Autores. Que me permita discordar, em parte, deste título. Não tenho dúvida que somos um país de escritores, temos vários e ótimos escritores no Brasil. Muitos, infelizmente, amargando  a dupla jornada a que se submetem — viver exclusivamente de livros no Brasil ainda é utopia e um privilégio para poucos.

Mas discordo no que se refere ao País dos leitores. Não, ainda não somos, por pior que pareça. Por mais que as estatísticas confirme que o brasileiro vem lendo mais — o que é ótimo —, ainda estamos longe, muito longe desse sonho.

1,8 livros por ano por brasileiro, me desculpem, mas é muito pouco para um país que se diz em desenvolvimento. Nossa economia vai bem, excelente, mas de forma alguma seremos desenvolvidos enquanto não equilibrarmos os três pilares básicos de uma nação: EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA.

De qualquer forma, você, estudante, pretenso universitário, que deseja frequentar uma boa universidade, passar nas mais concorridas, vai a minha dica: leia, leia e leia. Se você deseja escrever um bom texto no vestibular ou no Enem, até mesmo em concursos públicos, o início de sua preparação deve ser com a leitura.

Leia o que quiser, o estilo que desejar; mas leia. É preciso também manter-se informado com o que acontece no mundo, então, leia revistas e jornais. Livros de história são uma boa base de conhecimento.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Ola. Me chamo Tatiana Amin e trabalho em uma assessoria de imprensa na Espanha. Gostaria de saber se você aceita escrever um post para um dos nossos clientes de Brasil, seria uma publireportagem sobre educação. Pago em euro. Se tiver interesse por favor, não deixe de me responder.

Leave a comment