mar
8
2009

Recrutamento e Seleção de Pessoal


Você leu nos posts anteriores: Como Fazer um Bom Curículo e Montei Meu Currículo. E AGora?  Não leu? É bom dar uma olhada. Estas duas fases descritas nestes posts, são apenas a primeira parte na procura de um emprego. AS empresas, visando suprir suas necessidades de colaboradores, utilizam-se do que conhecemos como: Processo Seletivo ou Recrutamento e Seleção.

Cada empresa tem sua metodologia. Muitas terceirizam este processo deixando a cargo de empresas especializadas no assunto. Outras o fazem por conta própria, tendo estrutura de RH ou não. Independente do método, dificilmente você escapará de uma entrevista pessoal. Eu, pessoalmente, acredito num bom sistema de Processo Seletivo, visto que, quando conseguimos selecionar de forma adequada, economizamos tempo e recursos.

Recrutamento:

Esta é a fase onde buscamos no mercado possíveis candidatos à uma vaga. Este processo se dá de diversas formas: anúncios em jornais e revistas, indicação de funcionários, acesso a bando de dados (ou banco de currículos), enfim, os meios disponíveis para atrair candidatos. Não podemos esquecer, também, os concursos.

Seleção:

Esta é uma fase importante. Na minha opinião, um bom processo seletivo deve envolver 3 fases:

1) Dinâmicas de Grupo: são atividades onde os candidatos, em grupo, se propõem a realizar uma série de jogos,  tarefas, conversas, entrevistas, sempre com o objetivo de avaliar as atitudes do candidato perante um grupo. Como se sociabiliza, como age, se tem capacidade de trabalhar em equipes, etc…

2) Redação: aqui podemos observar a capacidade do candidato de se expressar de forma escrita, seu conhecimento do idioma, da gramática. 

3) Entrevista Pessoal: aqui, é possível conhecer as intenções do candidato. Conhecer suas expectativas, sua vida, enfim, tudo o que se deseja saber sobre o indivíduo.

Caso o cargo seja muito específico e necessite de qualificações especiais, sou a favor de uma entrevista técnica também. Ainda existe a possibilidade de um teste psicotécnico, mas esta parte eu deixo para os psicólogos. 

É bom que esteja preparado se deseja conquistar um bom emprego.

Abraços,

Professor Edmundo Santana


Compare os preços ! Informática, Imagem e som, Telefonia…

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment