abr
20
2012

No Ar Rarefeito – Uma Aventura Trágica ao Everest


No Ar RarefeitoNO AR RAREFEITO é o relato em forma de livro do jornalista americano Jon Krakauer, contratado por uma revista para acompanhar a escalada do Monte Everest em 1996. Evidente que o jornalista era, também, um alpinista experiente.

O impressionante neste relato é que, para sua infelicidade, foi expectador de uma das maiores tragédias desta atividade extremamente perigosa. Vale a pena a leitura. No entanto, meu objetivo, na verdade, é resumir aqui, algumas situações que submetem o ser humano ao seu extremo.

NO AR RAREFEITO – Jon Krakauer

EDITORA SCHWARCZ LTDA

 

 

O Monte Everest

Altitude: 8.848 m

A 5.300 metros de altitude, mais ou menos, o oxigênio disponível é metade do disponível ao nível do mar.

A 8.848 metros, chega a um terço.

O corpo humano quando se depara com altitude, se ajusta gradativamente de várias maneiras: aumento no ritmo da respiração, mudança no PH do sangue, aumento radical de glóbulos vermelhos, que levam oxigênio pelo corpo. Todas essas mudanças levam semanas para acontecer.

Veja as experiências vividas por quem se atreve:

– Dificuldades para dormir;

– Movimentos muito rápidos causam vertigem;

– Cortes e arranhões cicatrizam com dificuldade;

– Falta de apetite;

– Ingestão de alimentos pouco aproveitada pelo sistema digestivo, pela falta de oxigênio necessária para metabolizar o alimento;

– A reação do organismo é de consusmir a si próprio para se sustentar, ocasionando afinamento de braços e pernas;

– Algumas instalações altamente precárias ao longo do caminho.

Ainda deve-se considerar as baixas temperaturas que podem chegar aos 50° negativos, o cansaço extremo entre outras coisas. O que leva uma pessoa a enfrentar todas estas adversidades? De um modo geral, a superação de seus próprios limites ou, a incrível atração por desafios.

Motivos à parte, alcançar o cume do Everest é uma tarefa para poucos, mas estes poucos carregam consigo para toda a vida, a experiência e a consagração do sucesso. A real certeza de superação das adversidades mais extremas da natureza.

 

Abraços,

Professor Edmundo Santana

 

 

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment