fev
17
2009

Networking


A tradução para net  é “rede”, e para work, como todos conhecem é trabalho. No entanto, a palavra work tem outros significados no inglês, como por exemplo: aplicação de energia voltada para um propósito.  Aqui vamos tratar apenas o significado do termo para o universo empresarial. Chamamos de Networking nossa rede de relacionamento, deixando bem claro; profissional, e, quanto maior, melhor.

Vamos ver um exemplo bem significativo e simples de entender; o orkut. O orkut nada mais é do que networking virtual. Você se cadastra, busca amigos e alimenta sua rede. Simples assim. Interessante mesmo é a capacidade de expandir sua rede com a rede de seus amigos. Ele convida um outro, que convida um amigo, que conhece você , que está “afim” dela, mas que gosta daquele… e por aí vai.

No mundo corporativo, ou profissional, é extremamente importante ter e manter – leu o que escrevi? – MANTER, seu networking ativo e bem consolidado. Veja, não confunda seu networking com a turma de amigos. Nesse caso, alguns autores dizem que não faz parte, outros, que sim. Eu, particularmente, acho que faz parte sim, pois, de um jeito ou de outro, sua rede de relacionamento deve ser ampla, epor que não considerar os amigos?

Alguns autores preferem considerar que networking trata-se apenas de suas relações profissionais.  Porém, nada impede que sua rede de amigos possa interagir com seu networking.

Vejamos algumas dicas para se construir um bom networking:

  • Frequente ambientes onde, certamente, irá encontrar pessoas ligadas à sua área profissional, como por exemplo: seminários, workshops, palestras, feiras, cursos, etc…
  • Evite pedir qualquer coisa no primeiro contato. É importante consolidar a relação e, ofereça ajuda ou coloque-se à disposição;
  • Estabeleça bons relacionamentos e mantenha os contatos. Troque informações;
  • Sua expressão corporal é fundamental nos primeiros encontros. Demonstre positividade, não mostre ansiedade, movimentos suaves, olhar fixo nos olhos de seu interlocutor. Ouça, ouça e ouça. Você está realmente interessado no que estão falando.

São apenas algumas pequenas dicas para melhoras seu networking. Agora, para qum realmente deseja melhorar sua rede de relacionamentos, vai ter que colocar a cara fora da janela, caso contrário, esqueça. Então, mostre-se, apresente-se, seja gentil, conheça pessoas e as encante.

Desejo que seu networking cresça cada vez mais.

Um abraço,

Professor Edmundo Santana


Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment