jul
27
2009

Networking II


Já postei, em um artigo anterior (veja aqui), algumas informações sobre esse tema. Hoje, quero ressaltar a importância que alguns sites de relacionamento têm para esta questão. Muita gente “frequenta” tais sites e desconhecem seu poder de networking. Vamos tentar levantar algumas questões sobre isso.

Tenho um perfil no orkut há anos, quando o site ainda era em inglês e necessitava de convite para aderir. Com o convite enviado por minha irmã, me cadastrei. Mas nunca fui muito fã deste tipo de site. Com o tempo, comecei a perceber a diferença que el pode fazer na vida profissional.

Evidente que a marioria absoluta dos usuários utilizam o site para seu divertimento, isso é fato. Até porque o Brasil é um dos países que mais usuários têm cadastrado no orkut.  O site já foi alvo de várias denúncias, como: venda de drogas, disseminação de pedofilia, etc… No entanto, não podemos nos prender a este tipo de detalhe, pois, tais fatos podem acontecer em qualquer lugar, virtual ou não.

Em determinado momento, o site passou a ser parte integrante dos internautas brasileiros, ao ponto de quem não tivesse um perfil cadastrado estava fora da “moda”. Comecei a receber pedidos de autorização de amigos que não via há muito, e isso me surpreendeu bastante. Agora pensem, no que, de fato, é o poder desse site. Quantos contato pode-se fazer e manter através dele. Quantas redes são possíveis de se abrir através de um único “amigo”. São possibilidades ilimitadas.

Contudo, meu conselho, é de que exponha-se com cautela. Basta lembrar que muitas empresas já começam a avaliar candidatos buscando perfis destes em sites dessa natureza. Então, seja sensato. Isso vale para qualquer outro site dessa natureza.

Além do orkut, que é o preferido do público, principalmente jovem, existem outros. Um que vem ganhando bastante atenção dos internautas é o twitter, que tem como princípio base a pergunta: “What are you doing?”, ou O que você está fazendo? Nele você registra quantas vezes desejar, durante o dia, o que você está fazendo no momento. Você pode acompanhar o dia de milhares de pessoas, assim como também pode ser acompanhado. Vale a pena conferir.

Outro site que gosto muito é o Via 6. Neste, há um público mais voltado para o profissional. É baseado em comunidades e você se “associa” nas que lhe interessar. Os temas são bem variados, porém, a grande maioria está voltada para o mercado profissional.

Todos são excelentes oportunidade para manter seus contatos ativos, uma tarefa importante para seu networking.

Qual a sua opinião sobre este tipo de site? Deixe seu comentário.

Um abraço,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment