mar
6
2009

Montei Meu Currículo. E Agora?


Bem, você deve ter seguido meus conselhos no post: Como Fazer um Bom Currículo, espero que sim. Se você seguiu à risca meus conselhos, muito bem. E agora?

Agora é que vem a grande batalha. De nada adianta fazer um excelente currículo e deixá-lo guardado na gaveta. É preciso mostrá-lo. Distribuí-lo, fazê-lo chegar às mãos certas. Então, vejamos:

A Quem Entrego?

Era muito comum ver pessoas à procura de emprego, com seu currículo nas mãos, entregando-os de porta em porta, ou melhor, entrando em lojas e empresas. Hoje, as coisas estão um pouco diferentes. Não aconselho esta atitude. Entrar em grandes empresas é uma tarefa extremamente difícil; você será barrado, com toda certeza, na portaria. “Ah! Então vou deixar com o guarda”. Nem pensar. Jamais faça isso. Pode até ser que o guarda entregue, mas você pode correr o risco de ter seu currículo dobrado, amassado, queimado de cigarro, sujo de café, etc… Sinceramente, vai querer mesmo que seu currículo chegue às mãos do RH dessa forma?

Uma boa pedida é procurar por empresas e consultorias de RH e deixá-los por lá. Se você conhecer alguém que trabalhe numa grande empresa, peça-lhe que entregue. É extrememente importante que se currículo chegue ao RH inteiro, sem dobras, limpo, perfeito. Currículos sujos, dobrados, mal cuidados, são descartados sem ao menos ser vistos. Dá a impressão de relaxamento.

Como Posso Entregar para uma Grande Empresa?

Atualmente é difícil que uma grande empresa não tenha um site na internet. Faça uma busca no Google e certamente encontrará o site de centenas de empresas. Acessando o site, procure pelo link: Trabalhe Conosco , quase todas as empresas disponibilizam este link, exatamente para que você possa cadastrar suas informações, que entrarão no banco de dados da empresa. Sem traumas e problemas. Simples assim.

Sites de Emprego

Uma outra forma de divulgar seu currículo é cadastrando-se em sites de emprego na internet. Existem vários; grátis e pagos. Esta questão depende de você, se está disposto a pagar. Deixo por sua conta. Vou listar abaixo alguns que conheço:

Catho Online (pago)

Manager Online (pago)

Curriculum (grátis)

Info Jobs (grátis)

Ficamos com esses. Dos que conheço são os melhores.

Além dessas opções, ainda temos o bom e velho Networking. Não sabe o que é? Sua rede de relacionamentos. É muito importante, pois uma oportunidade pode aparecer por indicação de algum amigo, ou da sua rede de relacionamentos, profissionais ou não.

Falarei mais sobre Networking em outro post, portanto, fique ligado. Assine o feeds e mantenha-se informado.

Abraços,

Professor Edmundo Santana


Compare os preços ! Informática, Imagem e som, Telefonia…
 

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Olá Prof Edmundo,

    Poderia adicionar o site da Adzuna (www.adzuna.com.br) na sua lista de sites para busca de emprego?

    Funcionamos como um Google dedicado a vagas de trabalho e temos mais de 150 mil vagas ativas para o Brasil.

    Atenciosamente,

    Efrem

Leave a comment