set
8
2009

Matemática Financeira e a HP 12c


É difícil dissociar a matemática financeira da HP 12c. Durante os 20 anos em que fui bancário, não lembro de ter visto um profissional, sequer, que não utliizasse essa calculadora. Sendo assim, os artigos relacionados ao tema virão sempre acompanhados de conhecimentos sobre a calculadora em questão.

Antes de mais nada, é preciso desfazer um grande mal entendido sobre a matemática. A maioria de meus alunos, independente do curso, não gosta da matéria. Costumo dizer que a matemática não é um monstro, mas, infelizmente, é tratada assim. Não existe monstro nenhum, apenas um pré julgamento sobre o tema.

É preciso, primeiro, conhecer um pouco sobre a calculadora, essa da imagem abaixo:

LIGANDO A HP 12C

Para ligar/desligar sua calculadora, basta apertar a tecla ON. No entanto, se terminou de utilizar sua calculadora e  esqueceu de desligar, não tem problema, ela desliga automaticamente de 8 a 17 minutos após sua última operação.

CONHECENDO A HP 12C

A diferença entre uma HP12C e as calculadoras convencionais está na forma de entrada dos dados. As calculadoras convencionais executam cálculos de uma forma direta, ou seja, obedecendo à seqüência natural da Matemática. Para fazermos a operação 2 + 3, tecla-se primeiro 2, depois o +, e em seguida o 3 e, finalmente, a tecla =. Resultado: 5.

Se você observar a HP12C, vai perceber que nela não tem a tecla =, isso porque a HP12C opera com o sistema de entrada de dados RPN (Notação Polonesa Reversa), onde introduzimos primeiro os dados, separados pela tecla ENTER (a maior tecla que vai encontrar na sua calculadora), e depois as operações. Tal sistema torna os cálculos extensos muito mais rápidos e simples.

Vejamos o mesmo exemplo acima, realizado na HP12C:

– Caso o visor apresente um número diferente de zero, limpe usando a tecla CLx (Clear x = limpa o visor)

– Agora aperte 2, pressione ENTER e em seguida 3. Por último, a tecla +. Resultado: 5.

Simples, não é mesmo?

Observe que o resultado “5” ainda está no seu visor. Desligue a máquina (pressionando ON de novo) e o visor se apagará. Agora aperte novamente o ON (ligando a máquina). Lá está o 5 de novo. Isso porque a HP 12C vem com alguns registros de memória. Esses segredinhos é que fazem a diferença da HP. Vamos conhecê-los passo a passo.

Agora que você já teve o primeiro contato com sua HP, vamos conhecer algumas funções.

Observe que uma mesma tecla pode ter até 3 funções diferentes, reconhecidas pelos caracteres impressos:

– Em branco (face superior da tecla)

– Em azul (abaixo da tecla)

– Em dourado (acima da tecla)

Por isso a calculadora é pequena. Uma mesma tecla é capaz de fazer várias coisas. Para utilizarmos as funções alternativas (dourada ou azul) de determinada tecla, basta pressionarmos antes as teclas de prefixo correspondentes: f (dourada) e g (azul).

OBS: Não se preocupe com as possíveis indicações do visor (BEGIN, DMY, C, etc.), elas serão discutidas em artigos futuros.

AUTOTESTE DA CALCULADORA

Para saber se a máquina está em perfeito estado de funcionamento, podemos verificar da seguinte maneira:

– Com a máquina desligada, pressione a tecla X e ON (juntas). Solte primeiro a tecla ON e em seguida a tecla X.  Aguarde enquanto ela faz a “vistoria” e, se tudo estiver de acordo, mostrará no visor o seguinte resultado:

– 8 , 8 , 8 , 8 , 8 , 8 , 8 , 8 , 8 , 8 ,

USER  f  g  BEGIN  GRAD  D.MY  C  PRGM

Bom, por enquanto vamos ficando por aqui. Fiquem ligados nos artigos seguintes, se desejar conhecer melhor sobre o assunto. Faça seus comentários, se assim desejar.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Matemtica Financeira e a HP 12c…

    difcil dissociar a matemtica financeira da HP 12c. Durante os 20 anos em que fui bancrio, no lembro de ter visto um profissional, sequer, que no utlizava essa calculadora. Sendo assim, os artigos relacionados ao tema viro sempre acompanhados de conhec…

Leave a comment