mar
27
2009

Marketing Pessoal


Como anda o seu Marketing Pessoal? A sua imagem está em alta? É bom começar a se preocupar, pois o MP faz uma diferença muito grande na sua carreira. Vamos ver alguns conceitos fundamentais para que você tenha um MP sustentável e dar um “upgrade” na sua carreira.

Apareça

Não vá pensando que aparecer é pendurar uma melancia no pescoço e desfilar na empresa. Pense bem. O que eu quero dizer, na verdade, é que você precisa estar em evidência. Se você é tímido, vai ter que trabalhar esse lado mudando sua postura perante seus colegas e amigos. Para estar em evidência é necessário que comece a participar, ao máximo, dos assuntos relacionados ao seu redor; se tiver oportunidade e não for incoveniente, participe também do que está um pouco mais além.

Seja participativo. Apresente ideias novas, sugestões, críticas construtivas. Comece a mostrar do que é capaz. As pessoas vão começar a notá-lo, a prestar atenção no que você fala. Evite reclamações infundadas. As pessoas que passam o tempo todo reclamando, não chegam a lugar nenhum. Ao invés de reclamar, apresente uma sugestão. Prove que pode dar certo.

Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Quando você atinge esse nível, passa a conhecer melhor, ou pelo menos, ter uma noção do que as outras pessoas vivem em seu dia a dia. Tente se colocar no lugar das pessoas que estão à sua volta. Muita gente acha que jogar um pedaço de papel no chão não representa nada, é mínimo. Mas imagine se todos pensarem da mesma forma. Agora coloque-se no lugar de quem limpa. De quem tem como profissão manter um ambiente sem sujeira. Se você pensar que é a obrigação dele, esqueça tudo isso que está lendo e repense toda a sua vida.

Manter um ambiente limpo é mais fácil que ter que catar toda a sujeira e depois limpar. Pense que, se o responsável não tiver que catar, apenas manter, sobrará tempo para que melhore o ambiente cada vez mais. Ao invés de ficar gritando e humilhando seus colaboradores, coloque-se no lugar deles e veja se gostaria de ser tratado assim (já falei sobre isso num post anterior: Grosseria Está Fora de Moda. Muito provavelmente, não. 

Atitude

Ter atitude é ser proativo. Ser proativo é antecipar-se aos acontecimentos. Ao contrário de reativo, que espera acontecer para tomar uma atitude. Atitude, iniciativa, são qualidades muito procuradas nos profissionais atualmente. Ter atitude é ir atrás de seus objetivos, persegui-los. É estar à frente dos acontecimentos e estar disposto a realizá-lo. Tomar a iniciativa e não ficar esperando que alguém o convoque.

Eu observo muito, tanto meus alunos quanto os participantes de meus cursos. Em todos os casos, sempre faço alguma dinâmica de grupo, mesmo que seja apenas para conhecer um pouco sobre eles. Jamais indico alguém ou defino uma ordem para se apresentarem, convoco-os voluntariamente. Daí já se observa quem tem iniciativa, atitude. Normalmente, os últimos são os mais tímidos.

Entusiasmo

Como é bom fazer o que se gosta, não é mesmo? Por que é que a maioria das pessoas quando vai para o trabalho está desanimada, irritada e de mau humor? E, estas mesmas pessoas, quando vão jogar futebol, ou vão para um churrasco estão alegres e animadas? Simples. Vão ao trabalho por obrigação. Esse é o ponto fraco do profissional mal sucedido. Não gosta do que faz, e não faz o que gosta.

As pessoas entusiasmadas procuram sempre algo de bom no que fazem. Independente do que seja. Sempre me lembro de um personagem muito conhecido no Rio de Janeiro. Sabem o que ele faz? É gari. É, aquele que, ao final do desfile de uma escola de samba, passa varrendo a avenida e sambando. Dá um show à parte. É aplaudido pelos espectadores. Transmite alegria naquilo que está fazendo, mesmo que seja, limpar as ruas. Uma profissão tão digna como qualquer outra. 

Avora vou te dar 10 bons motivos para ser uma pessoa ENTUSIASMADA:

– O entusiasmo é contagiante;
– As pessoas entusiasmadas são mais saudáveis;
– Entusiasmo e vontade de vencer andam juntos;
– Desânimo, tristeza e mau humor não resolvem problemas;
– Com entusiasmo você resolve mais rápido seus problemas;
– Com entusiasmo sua imagem é de vencedor;
– Com entusiasmo você é mais persuasivo;
– O entusiasmo transforma o ambiente à sua volta;
– O entusiasmo é um escudo contra pessoas negativas;
– Agindo com entusiasmo você cativa as pessoas.

Simpatia

Como é bom estar ao lado de pessoas simpáticas, não é? Como é bom ser atendido por uma pessoa simpática. A simpatia abre portas, cria laços, rompe bareiras. Tratar bem as pessoas, não importa quem seja, é uma arte. Digo isso por que, atualmente, as pessoas estão cada vez menos preocupadas com as outras, e até mesmo em como vão tratá-las. Pense em como você gostaria de ser tratado, e trate as pessoas da mesma forma. Seja cordial, atencioso, afetuoso; é uma virtude. Mais que isso, uma arma poderosa ao seu favor.

Comunicação

Taí uma palavra que não consta no dicionário de muita gente. A comunicação é fundamental para o sucesso profissional. A comunicação foi a precurssora do desenvolvimento humano, e o que vemos, hoje em dia, é exatamento o contrário; a falta de comunicação. Falta comunicação nas empresas, comunicação entre os relacionamentos, comunicação entre as pessoas. E, muitas vezes, quando encontramos, a encontramos de forma totalmente equivocada.

Ser comunicativo não é falar demais, é falar certo, para o público certo e da maneira certa. É preciso ter conteúdo para se comunicar, caso contrário, seu diálogo será assim:

— E aê?

— Beleza.

— Só. E as paradas?

— Na boa, e tu?

— Maneiro.

— Falô.

— Falô.

Aprenda, leia, informe-se, ganhe conteúdo para ter o que falar. Se não tem o que falar, apenas ouça e aprenda.

Postura

Observe a diferença entre uma pessoa que fala com você olhando nos seus olhos e outra que passa o tempo todo olhando para baixo, ou para os lados. Quem é mais confiável? Quem é mais eloquente? Quem é mais convincente? Sua postura faz parte de sua comunicação corporal. Cabeça erguida, olhos nos olhos, gesticulação adequada, coluna reta. Fale e escute. Seja ativo, dinâmico. Mantenha sempre uma postura de vencedor.

Apresentação

A forma como você se apresenta para as pessoas diz muito sobre você. Pessoas desleixadas, mal vestidas (aqui, não falo de roupas caras. Falo de roupas limpas, bem passadas e sem exageros). A higiene pessoal é fundamental. Unhas limpas e cortadas, cabelos penteados, um perfume suave, homens barbeados, etc… Isso é básico para qualquer cidadão. Lembre-se que a vida é interação e integração. Você vive em sociedade, exceto os eremitas, é claro.

Palavras Mágicas

Existem algumas palavras que são mágicas quando falamos de convivência e educação. Abra-cadabra. Não, não é isso. Palavrinhas simples, que qualquer pessoa conhece: Por favor, bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado. Não preciso dizer mais nada, não é?

É isso, pessoal. São apenas algumas dicas que podem ajudá-los a melhorar seu Marketing Pessoal. Lembrem-se:

Levam-se anos para construir uma imagem e segundos para destrui-la.

Abraços,

Preofessor Edmundo Santana



Compare os preços ! Informática, Imagem e som, Telefonia…

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

3 Comments+ Add Comment

  • Estou lendo as matérias…estou aproveitando muito…obrigado e Bom Dia!!!

  • Marketing Pessoal…

    Como anda o seu Marketing Pessoal? A sua imagem est em alta? bom comear a se preocupar, pois o MP faz uma diferena muito grande na sua carreira. Vamos ver alguns conceitos fundamentais para que voc tenha um MP sustentvel e dar um upgrade na sua carrei…

  • vou fazer bom aproveito de suas dicas ….obrigada…

Leave a comment