mar
31
2010

Mandamentos Para Ser Feliz


Os mandamentos de Mauricio Hirata, clínico geral

• Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário do almoço.  Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa;

• Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e observe os movimentos dos animais. “É excelente para relaxar”;

• Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto;

• Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã. A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia.

Os mandamentos de Tânia Rodrigues, nutricionista

• Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro;

• Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer;

• Não saia de casa sem se alimentar. Se sua refeição for apenas um cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara;

• O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem mais fome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e você terá mais apetite de manhã;

• Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato trinta minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento.

Os mandamentos de Hong Jin Pai, acupunturista

• Reclamar da vida só causa stress. Em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho;

• Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz;

• Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um idioma ou, se não estiver dirigindo, ler;

• Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras;

• A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se e leia. Ficar parado só acelera o envelhecimento.

Os mandamentos de Nuno Cobra, preparador físico

• Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. “Ele é uma agressão ao organismo”;

• Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas;

• Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível;

• Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte;

• Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar;

• Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação;

• Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida;

• Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante;

• Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro;

• Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre;

• Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente;

• Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.

É isso aí. Dicas de quem sabe o que fala.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

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Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

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