jan
26
2009

Escrever é uma Arte


Como professor de Técnicas de Redação (também), tenho a oportunidade de constatar a grande dificuldade dos alunos em escrever bons textos. Seja uma dissertação – o grande fantasma dos vestibulares, – ou narrativas, cartas, crônicas, etc… A verdade é que o estudante (e aqui preciso realmente fazer um destaque, pois não só estudantes, mas de um modo geral) não são preparados ou incentivados a escrever.

Apesar de muitas escolas já ter em sua grade curricular a matéria de Produção de Textos, ainda assim, recebo estudantes pré-vestibulandos, que têm pouca ou nenhuma noção de como escrever um bom texto. Em princípio, falta-lhes técnicas, observando mais e perto, percebo que, para muitos, falta também conteúdo. Neste ponto é de se admirar, falta conteúdo? Estamos na era da informação, e estou dizendo que falta-lhes conteúdo. Um verdadeiro paradoxo em termos de cultura e educação, não é mesmo?

O problema é que lhes falta conteúdo, não porque não têm acesso, mas porque não têm interesse. A internet, para os jovens, é sinônimo de MSN e orkut. Nada contra, de verdade, mas isso é uma  parte mínima do que é realmente a internet.

Sou um apaixonado por cultura e educação e vendo a situação como está, fico demasiado triste. Posso não conseguir mudar o mundo, mas certamente posso fazer minha parte. Como? Faço um trabalho voluntário numa escola em Arapongas/PR, mantida pelo Lions Club  Arapongas, do qual sou membro. Nesta escola, que na verdade é um complemento ao estudo tradicional, dou aulas de Produção de Textos. Para este ano de 2009, estou formando um grupo de leitores, onde o grande objetivo é estimular a leitura.

Estou falando isso, não para me expor, até por que acredito que trablho voluntário é feito por amor, não por retorno, mas para incentivar os leitores a buscarem alternativas de ajudar, da forma que puderem. Já está mais do que comprovado que não dá para depender do governo, é preciso buscar iniciativas pessoais.

Pretendo, neste espaço, postar dicas de Técnicas de Redação, mas adianto àqueles que desejam escrever melhor: antes de ser um bom escritor, é preciso ser um grande leitor.


Abraços,

Professor Edmundo

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

Leave a comment