maio
14
2009

Enem e Vestibular – Dissertação


enem redaçãoGrande vilã dos Vestibulares e do Enem, a redação é o terror dos alunos. No post “Pérolas das Redações” relatei a lamentável situação dos nossos alunos perante uma prova de redação.

No entanto, não me cabe procurar culpados e motivos, meu objetivo é orientar. Há algum tempo venho ensinando Técnicas de Redação para vestibulandos, e, neste post irei, de maneira genérica, dar algumas dicas de como fazer uma boa redação.

Supondo que já tenha lido o post anterior: Redação. Enem e Vestibular , falaremos agora sobre a estrutura

Quando falamos em redação devemos ter em mente diversos gêneros textuais diferentes, tais como: dissertação, narrativa, carta, resumo, etc… Vale lembrar que cada gênero destes têm suas características peculiares. Hoje, vamos nos preocupar com o mais utilizado nos vestibulares de no Enem: Dissertação.

Redação no Enem

A redação no Enem tem sido um verdadeiro problema para alunos e corretores. Sem dúvida, é a parte da prova mais complexa, tanto para fazer como para corrigir. Para que você se dê bem na redação, aí vão algumas dicas para melhorar seus conhecimentos. Considere visitar o site do INEP para buscar mais informações, é sempre uma boa ideia.

DISSERTAÇÃO

A dissertação é a exposição de uma ideia, discussão ou interpretação de um conteúdo.  Sendo assim, o domínio do tema é fundamental para um bom discurso, caso contrário, teremos novas pérolas para “enriquecer” as piadas sobre vestibular. Para isso, é imprescindível que o candidato leia, leia, leia e leia. Deve estar atualizado com o que acontece no mundo, no seu país, no seu estado. Leia jornais, revistas, assista noticiários, busque informações. Nenhuma técnica de redação será suficiente se você não dominar o tema em pauta. Essa é a primeira dica.

Parágrafos

Numa dissertação, cada parágrafo é a representação da exposição de uma ideia.  Uma boa técnica é dividir sua dissertação em 5 parágrafos, da seguinte forma: 1º – Introdução; 2º, 3º e 4º – Desenvolvimento; 5º – Conclusão. Esta estrutura é a mais bem aceita nos vestibulares e Enem, para o caso de redações de 20 a 30 linhas. Observer que, nesta estrutura você deverá dividir os parágrafos em partes iguais, mantendo, assim, uma boa estética de apresentação, bem como a estrutura das ideias.

Introdução

Existem diversas formas de se começar uma redação. Uma afirmação, uma descrição, um pergunta e muitas outras. O importante é que na introdução deve-se se lançar o assunto que virá em seguida e chamar a atenção do leitor. Não deve ser muito longa para não desmotivar a leitura. Se a redação deve ter trinta linhas, a introdução deverá ter de quatro a seis linhas. Utilize apenas um parágrafo.

O que não se deve fazer na introdução:
– Iniciar com uma idéia geral que não se relaciona com a segunda parte;
– Iniciar com as mesmas palavras do título;
– Iniciar aproveitando o título, como se fosse um elemento da primeira frase.
– Iniciar com chavões (frases comuns de conhecimento e uso popular).

 Desenvolvimento

É parte substancial e decisória da redação. É nele que você tem a oportunidade de colocar seu conteúdo, razoável, lógico. Sendo o desenvolvimento a parte mais importante, deverá ocupar o maior número de linhas, então, deverá ter entre dezoito e vinte e duas linhas. Utilize dois ou três parágrafos.

O que não se deve fazer no desenvolvimento:
– Muitos detalhes;
– Divagações;
– Repetições;
– Exemplos excessivos;
– Fugir do tema;
– Não descrever o que foi proposto na introdução;
– Usar frases feitas;

Conclusão

É aqui que você irá propor a solução. Seu ponto de vista, pois, apesar de ter colocado suas idéias no desenvolvimento, é aqui que ele terá mais destaque. É extremamente importante que você conclua seu texto, faça o fechamento de sua idéia. Utilize apenas um parágrafo.

O que não se deve fazer na conclusão:
– Deixar de concluir;
– Usar expressões como: Em resumo; Concluindo, etc…
– Inserir novos argumentos ou informações;
– Usar somente a última idéia apresentada no desenvolvimento.

 Vale lembrar que uma boa dissertação é baseada em fatos e argumentos.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

343 Comments+ Add Comment

  • Redao: Enem e Vestibular – parte 2…

    Dicas de como fazer uma boa dissertao no vestibular e Enem – parte 2….

  • Boa tarde, professor!
    Tenho uma dúvida sobre a dissertação. O tema estipulado pela banca, faz com que o título seja desnecessário? Ou melhor: Em dissertações, o título é obrigatório, sempre?

    • Olá Gustavo.
      Só será necessário colocar um título em sua dissertação se a banca solicitar. Se não houver menção sobre título, não é necessário. No entanto, eu ensino aos meus alunos para sempre colocar um título em seus textos, a menos que a banca expresse o contrário (caso que nunca vi).
      Um título é uma breve definição do que vem em seu texto. Enriquece seu trabalho. Tente imaginar um livro sem título, uma música sem título. Entende o que digo?
      De qualquer forma, ensino que não se deve perder tempo pensando no título do texto. Planeje e escreva. Certamente, até o final de sua dissertação, você terá uma boa ideia para o título.

      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

      • Professor gostaria de tirar uma dúvida, na redação do Enem acabei criando o título “Livra-me da intolerância religiosa, amém!”, acha que posso posso perder ponto por não ter colocado “Livra-nos da…” ? Estando na primeira pessoa, mas todo o texto direcionado a sociedade estando em terceira pessoa, exemplo a minha conclusao: “Portanto, para combater a esse assunto, coloquei que leis devem ser elaboradas para que parlamentares não façam o uso de suas religiões nas dependências públicas e tribunas onde muitas pessoas não se sentirão representados por não fazerem parte da mesma, e o incentivo ao estudo da materia de ensino religioso para respeitar a escolha de cada um e estudo sobre política, de como se fazer um protesto pacífico que gera bem mais resultados não agredindo os valores depositados pela fé de cada um.”, posso so perder pontos ou ter anulado à prova?

  • Olá, professor
    Tenho muita dificuldade em reconhecer quando não estou fugindo do tema. O que fazer? Na verdade, até cabe aqui uma pergunta, como identificar os limites do tema proposto?

    • Olá Maria Lúcia. Sua pergunta é muito pertinente, visto que uma grande parcela de alunos costuma fugir ao tema proposto. Muitas vezes, essa fuga se dá por uma simples questão de má interpretação do tema, outras, por divagações que acabam levando o aluno a se perder dentro do próprio texto.
      A primeira parte é interpretar o tema. Feito isso, enumere suas ideias, quantas conseguir lembra. Depois escolha apenas 3 e coloque-as numa sequência. Quando se faz isso, automaticamente estamos “DELIMITANDO” o tema, isso significa que a probabilidade de fuga será quase nula.
      Agora, quanto a sua pergunta: como identificar os imites do tema proposto?
      Aqui cabe uma observação: vai depender muito do tema. Mas para ajudar, vamos elaborar alguns exemplos, dessa forma ficará mais simples o entendimento.

      Se temos como tema: A Violência nos Centros Urbanos.
      O próprio tema deixou em aberto os rumos que o aluno pode tomar. Por exemplo: poderia se iniciar falando do êxodo rural, inchaço populacional, desequilibrio social, violência. Ou, inchaço populacional, falta de oportunidades, tráfico de drogas; violência.

      Se o tema fosse: As Drogas e a Violência nos Grandes Centros.

      Observe que o tema foi mais específico. Aqui, o aluno deverá, exclusivamente, tratar da violência provocada pelo tráfico e consumo de drogas.

      Um outro exemplo interessante e bem ilustrativo, que passei para alunos de um curso preparatório para o Enem deste ano, sugere o seguinte:
      Relações humanas no século XXI.
      “Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI?”

      Observe que a proposta sugere diretamente um texto onde o aluno deverá ter como ideia base as relações humanas. Os avanços tecnológicos entram como coadjuvante da ideia base. No entatno, a maioria dos alunos dissertou sobre os avanços tecnológicos, e esqueceram-se completamente de mencionar as relaçoes humanas. O próprio tema faz a pergunta. É só responder. Nesse caso, a má interpretação leva o aluno a uma fuga sem perceber.

      Consegui esclarecer? Espero que sim. Caso contrário, por favor, entre em contato novamente.

  • bom diaprofesor vou fazer vestibular pela3 vez mas euquero pssar esteano 1 ano eufiz naofuibema2 vez foimelhor mas nao passei por causa da redaço qul e amelhor conclusao pra concluir umaredaçao? desde ja agradeço eplacompresao umabraço elaine

    • Olá Elaine,
      Como você mesma pode perceber a redação é muito importante no vestibular. Uma boa redação aumenta consideravelmente sua pontuação. Posso dizer-lhe com segurança que seu problema é o mesmo da grande maioria dos alunos: dificuldade de expressar-se de forma escrita.
      Algumas dicas são fundamentais para quem deseja escrever bem. A mais importante de todas é a leitura. A leitura é importante para você se familiarizar com a norma culta do português. Leia bons autores. Leia revistas, jornais, livros. Além de enriquecer seu vocabulário vai mantê-la atualizada com o que acontece no Brasil e no mundo.
      Quanto à sua pergunta, segue abaixo minhas orientações:

      A conclusão é o desfecho do seu texto, da sua mensagem, por isso, nunca deve conter novas informações. Também não se pode retomar somente a última idéia apresentada no desenvolvimento; deve-se retomar o texto como um todo. Vejamos, então, alguns métodos:

      Conclusão-reforço:
      Esse é o tipo básico de conclusão. Nele, simplesmente se reforça o ponto de vista apresentado na introdução (dissertação argumentativa) ou resumem-se as informações transmitidas ao leitor (dissertação expositiva).

      Conclusão com proposta:
      Como o próprio nome denuncia, nela se fazem propostas para solucionar ou, pelo menos, amenizar o problema abordado. É muito comum a conclusão ter, ao mesmo tempo, o reforço e a proposta. As propostas também podem, dependendo da dissertação, ser apresentadas no desenvolvimento.

      É importante ressaltar que não existem regras, mas, sugestões de conclusões bem aceitas pelas bancas. Evite usar expressões como: finalmente, enfim, concluindo, etc… Sua conclusão deve ser a continuação do texto e sutilmente, sem as expressões mencionadas, fechar sua ideia.

      Outra observação importante: não se aprende a escrever sem escrever. É fundamental praticar. Quanto mais escrever, melhor.
      Espero que tenha ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • vou fazer uma redaçao amanha no vestibular, mais nao sei como começar a fazer. sou pessima em redaçao. Voce pode me ajudar.Obrigado.

  • ola professoa tudo bem?

    eu tenho uma grande duvida sobre o titulo da redaçao
    se a redaçao tem 30 linhas e nao ha lugar para colocar o titulo aonde eu coloco?

    pode ser na 1° primeira linha que é numerada?

    por exemplo em uma redaçao numerada de 1 a 30
    posso colocar na linha 1

    e se eu colocar na linha 1
    posso pular uma linha para começar minha redaçao na lina 3…

    desde ja agradeço!

    • Olá,
      Sua pergunta é bem interessante. Normalmente a banca exige um nº de linhas e fornece um espaço maior para escrever. Mas, respondendo este caso específico que citou, utilize a primeira linha (linha 1), e comece a escrever a redação imediatamente na linha seguinte (linha 2). Procure não deixar uma linha em branco, neste caso.
      É sempre bom lembra que cada banca de vestibular ou concurso tem seus critérios prróprios, então, o que fazemos é procurar usar o bom senso. Quando acontecer uma situação como esta que descreveu, proceda como mencionei acima e não terá problemas.

      Espero ter ajudado. Boa sorte.

      Professor Edmundo Santana

  • desculpa professor

  • eu coloquei o título na primeira linha da redação do enem, e queria saber se eu perdi pontos por isso.

    • Prezada Lucia,
      Em primeiro lugar, agradeço a participação no post. Fico feliz quando alunos procuram esclarecer suas dúvidas. Mas, vamos ao que interessa.
      Essa é uma questão muito interessante, visto que, cada banca de correção tem um critério. Mas vamos analisar a situação: você diz que colocou o título da redação na primeira linha, até aí não vejo problemas, a menos que na folha de redação tenha um espaço reservado para o título, se fosse o caso, certamente teria perdido pontos. Outra questão é: deixou uma linha em branco depois do título ou iniciou sua redação na linha seguinte? Existem bancas que podem tirar pontos do aluno caso ele deixe uma linha em branco após o título, considerando que o aluno está “ganhando” espaço para diminuir o texto.
      Então vejamos: se você colocou o título na primeira linha e iniciou sua redação logo abaixo – sem deixar linha em branco – não vejo motivos para a perda de pontos. Lembrando que, se havia um espaço reservado para o título, poderá, sim, perder alguns pontos.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Ao escrever uma redação, como devo proceder quando, ao final de uma linha, o espaço for insuficiente para escrever a palavra inteira? Devo colocar um traço embaixo ou na frente da última letra ?

    • Prezado Antonio,
      Nunca li nada a respeito dessa questão, no entanto, ao meu ver, o ideal para a separação da sílaba é colocando o hífen ao final da letra. O importante é observar a correta separação silábica para não perder pontos. A separação silábica utilizando a hifenização embaixo da letra, foi um recurso utilizado em datilografia e que, os atuais editores de texto eliminaram.
      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor

    fiz vestibular em 2006 e passei, no enem o ano passado tirei 250 na prova de redação o conteudo fui bem.Vou fazer vetibular de novo pra universidade de pelotas ensino a distãncia.

    Quanto vale os erros de português numa redação ?
    Qual é o peso da redação em partes.

    obrigada clelia

    • Prezada Clelia,
      A pontuação em uma redação varia de uma universidade para outra. No entanto, algumas bancas costumam anular uma redação se houver mais de 20 erros. Na mesma medida, o peso também pode variar. Considere sempre a questão candidato vaga, ou seja, quanto maior a dificuldade de entrar numa universidade, num determinado curso, maior será o peso da redação. É o caso das universidades federais e estaduais, a redação tem sempre um peso maior, pois será um diferencial, visto se tratar da única questão discurssiva da prova.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • olá professor, tenho 17 anos e vou prestar vestibular esse ano pela primeira vez, gostaria de saber se poderia analisar e corrigir ou fazer os ajustes necessários em uma dissertação que fiz sobre determinado tema. Desde já agradeço a atenção dispensada. Abraços, Tayane.

    • Olá Tayane,
      Será um prazer ajudá-la. Peço-lhe que envie sua redação para edmundo@studiocriarte.com.br e farei as observações. É importante que envie o tema, bem como, se houver algum texto de apoio, que envie também. Envie a redação em arquivo anexo, pode ser no word, do jeito que escreveu no papel, não permita que o word faça correções, preciso ver como você a escreveu. Lembre-se, não terá ajuda nenhuma na hora da prova, ok?? Aguardo sua dissertação.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá, professor!
    Primeiramente, gostei muito da idéia do seu blog para nos ajudar (vestibulandos) com as GRANDES dúvidas sobre a “bendita” Redação que tanto nos apavora. Parabéns!
    Bem, tenho uma questão que gostaria que me respondesse: Posso colocar o título da redação em forma de pergunta?

    Obrigada,
    Lany

    • Olá Lany,
      Obrigado pelo comentário. Sua pergunta é muito interessante. Antes de mais nada, devemos esclarecer uma questão importante: toda pergunta colocada numa dissertação deve ser respondida. Partindo deste princípio, consequentemente, colocar uma pergunta na conclusão é perder pontos. Particularmente, gosto quando o aluno coloca uma pergunta na introdução. Cria um clima de expectativa no leitor.
      Agora, respondendo diretamente à sua pergunta. Sim, é possível, desde que vocâ a responda no texto. É fundamental que tenha essa preocupação: responda a pergunta. Se assim for, não terá problemas. Entenda que não existe uma regra básica para tudo em redações, existem formas que são mais aceitas. No entanto, antes de mais nada, sempre respeite as regras que a banca exige para a prova, pois, cada universidade tem suas características próprias.

      Abraços,
      Professor Edmundo

  • Olá professor!

    Realmente, o blog é muito bacana!Parabéns…

    Gostaria de esclarecer uma dúvida que na verdade já foi feita, mas ainda não me satisfez…

    Você já respondeu que particularmente acha legal quando há alguma pergunta na introdução, mas essa pergunta pode ser feita na ultima frase da introdução e ser respondida no desenvolvimento?

    Obrigada!

    • Olá Thamyres,
      Obrigado pela participação. Sim, você entendeu a questão. A resposta deverá estar no desenvolvimento de sua dissertação, onde você irá defender suas ideias e opiniões.
      Uma pergunta bem colocada – de preferência ao final da introdução – desperta o interesse e a curiosidade do leitor, que, certamente, ficará ligado ao texto.
      Quanto à outra questão, se é possível utilizar 3ª pessoa no plural, ou 1ª pessoa do plural: primeira pessoa, plural ou singular, nunca. Lembre-se, uma dissertação é impessoal, sem emoção. É fato e opinião. Use sempre a razão para deixar sua opinião clara.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Outra dúvida professor…

    Em uma dissertação, pode-se usar terceira pessoa do plural?

    Obrigada novamente!

  • ops, tava distraida e errei…

    corrigindo?

    Pode-se usar primeira pessoa do plural?

    Obrigada!

  • como se aplica atecnica de divisão na dissertação(De um lado…,mas de outro…

    • Prezada Gabriela,
      Pelo que entendi você quer saber como se utiliza uma Figura de Estilo conhecida como Antítese. Bem, Antítese: tirar de um pensamento o seu oposto, inserindo contrastes e oposições. Para ser bem empregado e surtir efeito, deve resultar do embate de idéias e não do mero jogo das palavras.
      Ex: “Amor é espinho que fere e me faz rir” Padre Antonio Vieira
      “O amor é o fogo que arde sem doer, é ferida que dói e não se sente…” Monte Castelo – Legião Urbana
      É bem utilizado quando você tem bons argumentos que possam ser utilizados no confronto de ideias. Veja, no confronto de ideias, não é um simples jogo de palavras, e sim, argumentos, por ex: De um lado os trabalhadores reclamam que não há empregos, de outro, as empresas não conseguem encontrar funcionários qualificados.
      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor, quais temas estão sendo ou serão mais cobrados em 2010?

    • OLá Yvis,
      Bem, essa é uma pergunta difícil de responder. Sempre imaginamos que as bancas buscarão temas explorados pela mídia, ou, que foram destaque durante o ano. Nem sempre é assim.
      No ano passado, para a prova do Enem, fiz algumas sugestões de temas, como: Gripe A, Crise Econômica e Pré Sal. Nenhuma delas se concretizou. Na primeira tentativa da prova, o tema versava sobre o idoso, prova que foi cancelada. Na concretização do Enem, o tema foi: corrupção. Difícil, então, fazer tentativas de previsão.
      No entanto, sempre apostamos em algumas previsões, como por exemplo, para este ano: 2012, o Fim do mundo; Copa do mundo (como este evento pode mexer com o povo); Eleições. São apenas especulações.
      A melhor maneira de estar pronto para a redação é: treinar muito, ler bastante e manter-se atualizado com o que acontece no país e no mundo. Essas, são as melhores dicas que podemos fornecer aos alunos.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Obrigada! ;D

    • Foi um prazer.

      Abraços,
      Professor Edmundo

  • Professora qual a melhor forma, e a mais aceitavél, para começar uma redação do enem 2010? espero resposta

    • Em primeiro lugar, não sou professora, mas vou considerar um dedo que escorregou no a. Mas, vamos à sua pergunta. A introdução de qualquer texto deve ser capaz de atrair e despertar o interesse do leitor. Uma maneira simples é utilizando as ideias principais que pretende defender em seu texto. Sempre aconselho meus alunos a fazer um planejamento antes de escrever. Ou seja, definir seu objetivo, elencar as ideias, escolher três que tenham ligação entre si (que serão a base de cada parágrafo do desenvolvimento) e buscar exemplos. As três ideias que escolher darão uma boa introdução. Dessa forma, você cumpre com o objetivo principal da introdução: dar uma ideia geral do que virá pela frente.
      Particularmente, gosto de introduções que façam uma evolução histórica sobre o tema, ou seja, como era, como evoluiu e como está hoje. Evidente que nem todos os temas serão propícios para esta técnica.
      Confira mais dicas em : Introdução

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • OLÁ PROFESSOR EDMUNDO,OS SEUS ESCLARECIMENTOS SOBRE REDAÇÃO,MUITO TEM ME AJUDADO,IREI FAZER PELA PRIMEIRA VEZ VESTIBULAR E ESTOU UM POUCO PREOCUPADA E AS VEZES INSEGURA,E AS SUAS DICAS E INFORMAÇÕES AMENIZADO ESSE MEDO.MUITO OBRIGADO.

    • Olá Rivânia,
      É natural que sinta-se assim, afinal, o vestibular é um marco na vida de todo estudante. Costumno orientar meus alunos a sempre fazer um ou dois vestibulares antes, como teste preparatório, isso diminui um pouco a ansiedade natural.
      Uma outra dica importante é: respire. Isso mesmo. Na hora da prova, o sistema nervoso fica alterado, em desequilíbrio, isso afeta o rendimento dos alunos. Para reequilibrar seu sistema nervoso, faça o seguinte exercício:
      inspire lenta e profundamente pelo nariz, mas, encha o abdome não o torax. Essa respiração pelo diafragma irá te relaxar. Repita 5 ou 6 vezes antes da prova. É bom treinar para que o organismo se acostume.
      Se você está estudando, fazendo redações com frequência, e se preparando bem, não se sinta insegura. Tenha confiança em si mesma e vá em frente.
      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Boa noite,
    a duvida ainda é quanto ao título… fiz um concurso essa semana em que exigia uma redação de 25 a 30 linha. O caso é que nao havia espaço para o título, e ele só tinha exatamente as trinta linhas numeradas. Bem, nao coloquei titulo por nao haver o espaço, pois interpretei que se colocasse o titulo, eu perderia o “direito” de usar as trinta linhas. Entao ficou várias dúvidas… o título é sempre obrigatório mesmo que não se peça no enunciado? O título é considerado uma linha do texto? fui eliminado?(risadas). Já grato espero a resposta.

    • Olá Lucas,
      Só é obrigado a colocar título quando é solicitado na proposta. Se, no caso do concurso que fez, não foi solicitado, você não foi eliminado.. rs…
      Mas, vão as dicas: normalmente quando a banca pede que dê um título à redação, na prova há um espaço exclusivo. CAso não haja, coloque o título na primeira linha e comece seu texto na linha imediatamente abaixo, pois, provavelmente, a banca irá considerar o título como uma linha.
      Espero ter ajudado e boa sorte no concurso.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • ÓLÀ!PROFESSOR EDMUNDO.GOSTEI MUTISSIMO DOS SEUS ESCLARICIMENTOS SOBRE OS PROBLEMAS RELACIONADOS A REDAÇOA PELA MAIORIA DOS VESTIBULANDOS.

  • Tenho uma Dúvida, que até hoje não consegui de fato entender, tive uma professora que disse que não poderia usar “Nóis” no vestibular onde a redação é dissertativa. Mais pesquisei na internet algumas redações dissertativas e eles sempre usam por exemplo: Não queremos, gostariamos, podemos e etc. O que de fato é certo?

    • Prezada Andressa,
      Obrigado pela participação. Respondendo sua pergunta, de fato, não se coloca “nós” em dissertações. A dissertação é um gênero de texto impessoal, neste caso, “nós, devemos, faremos, etc…” não deve ser utilizado.
      Trabalhe seu texto de forma genérica, como por ex: nós devemos ter consciência do voto… substitua por: o povo, deve votar de forma consciente…
      Você disse que viu algumas redações na internet, é importante que saiba que algumas bancas podem até relevar algumas coisas, no entanto, na estrutura dissertativa, está errado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor! Estou com uma dúvida, fiz um concurso recentemente(CESPE) e não foi pedido título, nem foi proibido, portanto entendo que o mesmo era facultativo. Não quis colocar título apenas repeti o tema proposto entre aspas, e comecei minha redação. Não havia limite mínimo de redação só máximo(30 linhas) comecei na linha 3 dando um espaço de 1 linha entre o “tema” e a redação.

    Eu poderei ser eliminado por isso?

    Uma última dúvida no final do texto(na linha 30) na última palavra, que era “excelência” o “A” no final desta palavra ficou fora da margem, sei que perderei ponto por conta disso, mais é algo relevante?

    Muito obrigado e fique com Deus!

    • Prezado Marcio,
      Quando a banca não solicita que se dê um título ao texto, fica a critério do candidato. No entanto, quanto a repetir o tema proposto, não é uma boa ideia, e algumas bancas podem não gostar. Veja, isso vai depender muito da banca, se é rigorosa ou não. Mas, vai uma dica: não repita a proposta.
      Quanto a ser eliminado, acho pouco provável dentro das circunstâncias que me relatou. O que normalmente pode eliminar um candidato é escrever à lápis, caneta vermelha, excesso de erros, etc… Com relação a última letra ter saído da margem, pode-lhe custar alguns pontos, mas nada muito relevante. O problema é exceder a margem em muitas linhas ou terminar muito antes da margem, deixando espaços demais. Isso compromete a estética do texto.
      Espero ter ajudado e, qualquer dúvida estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professsor!

    Mais uma dúvida, supondo que a banca seja a mais rigorosa possível, minha prova de redação ira valer 10,00 pontos, o sr. acha que eles podem descontar quanto por conta desse problema de repetir o tema?(se puder me fale em numeros, é que não posso tirar menos que 5, senão vou ser eliminado, e quero calcular quantos pontos vou perder só por conta disso) no edital não fala nada sobre descontar pontos por conta disso, é justo descontar ponto mesmo não havendo nenhuma regra dizendo que é proibido?

    Mais uma dúvida, só para finalizar, quantos pontos poderei perder por conta de ter ultrapassado a margem só com uma letra? alias, 2 porque foi o “A” do final da palavra e o ponto final

    Muito obrigado professor e desculpe tantas perguntas, é que fiquei preocupado de ser eliminado por um vacilo desses…

    Fique com Deus!

    • Olá Marcio,
      Vejo que está bastante ansioso com este concurso, é natural. Concursos públicos têm algumas características diferentes dos vestibulares, o edital é uma delas. Como para cada concurso é elaborado um edital diferente, fica difícil levantar algumas hipóteses. Vejamos então o seu caso. Não é usual repetir a proposta da redação na folha de texto, no entanto, se não há menção nenhuma sobre isso, não tem por que tirar pontos.
      No edital deve constar a forma de pontuação da redação. Normalmente leva-se em consideração a estrutura padrão do gênero textual (dissertação neste caso), incidência de erros (pontuação, acentuação, ortografia…) e o conteúdo (se está de acordo com a proposta, se não houve fuga do tema…). Estes são os aspectos mais relevantes na correção de uma redação.
      Se seu texto está bem elaborado, dentro das expectativas da proposta, não há que se preocupar com os detalhes que me passou. Quando as falhas são pequenas, a importância maior está no conteúdo. Por tratar-se de um concurso, e sempre existe um caráter eliminatório, num caso de desempate, esses pequenos descuidos poderão servir de desempate.
      Se você está preocupado em ser eliminado por causa destes descuidos, eu realmente não acredito ser provável. Agora veja, não li seu texto, não vi sua redação, então, não posso me posicionar de forma efetiva.
      Pesquisando a estrutura de correção de redações da CESPE, na questão da apresentação textual (legibilidade, respeito às margens e paragrafação) as notas variam entre 0 e 2. Portanto, acho difícil sua redação ser eliminada por esta questão.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor, olha eu de novo…rss Me desculpe tanta insistência, mas hoje eu vi num site renomado de concursos publicos de Brasília, que se colocar “Título” não falou nem de colocar o “Tema”, mas tão somente, o título, já era motivo para ser eliminado caso a banca não tivesse expressamente pedido, ele citou como fonte, o edital do MPU, aonde consta um item que diz: “8.4 A folha de texto definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada ou rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova. A detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará anulação da prova”

    E aí professor eu me acalmo ou me desespero de vez? rss

    Obrigado!

  • Ah! estou enviando também minha redação, no começo o tema entre aspas, não foi pedido mínimo só máximo de linha, e meu texto ocupou 27 linhas. Obrigado!

    “A importância do planejamento(estratégico, tático e operacional) para o sucesso da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.”

    O Brasil, com sua cultura futebolística, vive uma euforia desenfreada em torno da Copa do Mundo de 2014, porém, problemas de planejamento têm trazido muita preocupação aos organizadores e para o país.
    As recentes notícias em torno da 2º Copa do Mundo a ser realizada no Brasil não são das melhores, em meio a uma série de problemas de planejamento o país tem apresentado um comportamento absolutamente contrário ao observado em sua economia, que seguidas vezes têm alcançado resultados e records positivos.
    Além da “novela” em torno do Morumbi, que evidenciando o potencial que a falta de planejamento pode causar, tendo perdido o posto de estádio para ser realizado os jogos da Copa, o país ainda vive um novo episódio, agora relacionado ao Corinthians, que sendo escolhido, alega não ter verba suficiente para a conclusão da obra.
    Temas que para qualquer um seriam simples, tais como: calcular os custos das obras ou se existe capital para a realização do projeto, parecem que foram sucumbidos em meio à euforia e badalação da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e um problema antigo do país mostra sua cara mais uma vez, a falta de planejamento emperra o Brasil rumo a excelência.

    A Configuração não ficou muito boa, mas se puder me da só um luz, porque se minha redação não tiver ficado boa, nem vou ficar mais expectativa nenhuma em relação a esse concurso!

    Muiiiito obrigado pela força e por diminuir um pouco minha angustia!

  • Professor parabéns pela iniciativa! O Brasil está precisando de pessoas como o senhor! que tenham amor pela educação! Muito obrigado pelo que fez, compartilhando seu conhecimento, com certeza esta ajudando várias pessoas!

    Muiiito obrigado!

  • Muito obrigada Profº.
    Você está fazendo um bom trabalho tirando as nossas dúvidas. Parabens pelo exemplo que você proporciona.

    • Olá Andressa.
      Obrigado. Meu grande sonho é ver um povo com gosto pela leitura e paixão pelo conhecimento. Infelizmente, não se tem os incentivos necessários. Sempre penso que quem foi ajudado um dia, terá plena consciência de ajudar também no futuro.
      O mais importante, Andressa, é saber que pessoas como você, e muitos outros visitantes do Blog, estão buscando aprender. O fato de eu poder ajudar, com o conhecimento que tenho, realmente, não tem preço.

      Um abraço,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor!
    Adorei o seu trabalho, e me tirou muitas dúvidas.
    Fiz o Enem ano passado, e farei esse ano novamente.
    Tenho uma grande dúvida em relação as linhas iniciais. Comecei da linha número 1, e completei 29. É necessário deixar algum espaço inicial?
    E quanto ao titulo no enem, eles nunca pedem, mas eu posso colocar se quiser? Como procedo nesse caso?
    obrigada por sua atenção

    • Olá Lorem,
      Obrigado por participar. É um prazer poder ajudar. Suas dúvidas são interessantes e muito comuns. Meus alunos me questionam a todo o momento. Mas, é muito importante considerar a que concurso estamos nos referindo. Digo isso porque, cada concurso; Enem, vestibular, público tem suas características. Como estamos falando de Enem, nos preocupemos, então, com ele. A redação do Enem é muito peculiar, visto que para este concurso é exigido um mínimo de 7 linhas (pelo menos até o último). Em primeiro lugar, com essa quantidade de linhas não se faz uma redação. Pode-se responder a uma pergunta, mas uma redação de qualidade, não consigo imaginar.
      Agora, respondendo a sua pergunta. No caso do Enem, se você deixar uma linha entre o título e o início do texto e escrever até a linha 29, na contagem final, estará pefeitamente dentro do exigido. Minha sugestão é que não deixe linha em branco entre o texto e o título, acostume-se a isso e não terá problemas com outros concursos. Essa é a forma mais bem aceita pelas bancas.
      A menos que nas instruções esteja explícito que você não deve colocar um título, sim, você pode. Muitas bancas não fazem exigência de título. Eu, particularmente, gosto quando o aluno coloca. O grande problema, na verdade, é que muitos alunos perdem um tempo precioso tentando encontrar um título adequado para o texto, enquanto deveriam estar pensando no que escrever. Sempre digo aos alunos para pensar no texto, o título virá no momento certo.
      Minha dica é: preste muita atenção às instruções da prova. Siga rigorosamente às exigências. O que não se pode fazer estará definido. O restante é bom senso e uma certa dose de experiência. Perguntar é a melhor opção quando se tem dúvidas. Então, tire suas dúvidas antes da prova.
      Espero ter ajudado. Tendo dúvidas, não exite. Estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor Edmundo,
    antes de mais nada gostaria de lhe parabenizar pela criação desse espaço que tanto pode ajudar os vestibulandos e concurseiros. Parabéns pela iniciativa!

    Minha pergunta:
    Quais seus palpites em relação a temas de redações de 2010? Algumas universidades já estão por realizar seus processos seletivos, o que o senhor arrisca? E para o ENEM?
    Gostaria também, de pedir ao senhor que postasse aqui como seria uma “redação nota dez” sobre um dos temas que o senhor arriscaria ser pedido nas próximas redações e processo seletivo.

    Ademais, em questão de atualização geral do país e do mundo, de forma bem objetiva, o que o senhor indica como leitura? (seja algum site, algum jornal, revista..)

    Fico no aguardo de sua resposta.
    Até!

    • Olá Laiane. Obrigado pela participação. Bem, ano passado fiz alguns palpites sobre o que eu imaginava seriam possíveis temas para o Enem. Infelizmente, nenhum deles foi concretizado. Mas vamos fazer o seguinte, prometo que escreverei muito em breve um palpite sobre possíveis temas para Enem e vestibular, e junto com eles uma dissertação para cada, ok??? É promessa, pode me cobrar.
      Bem, quanto às sugestões de leitura, uma revista que gosto muito e leio toda semana é a Veja. Gosto da imparcialidade com que trata todos os temas abordados. Ainda assim, é preciso algo mais. Neste caso, aconselho que procure em sua região um jornal de boa qualidade, qualidade, que também mantenha imparcialidade nas notícias.
      Toda leitura é sempre bem vinda, desde que de boa qualidade. Por exemplo: dois livros que li recentemente e que gostei muito foram: Uma Breve História do Mundo, de Geofrey Blainey e 1808 de Laurentino Gomes. Ambos tratam da história de uma forma leve e agradável. Conhecer a história é fundamental para fazer um bom texto, pois, o homem é evolução constante. Conhecer nosso passado dornece ótimos subsídios para argumentos bem fundamentados.
      O mais importante de tudo na leitura, é que ela seja agradável para você. Faça você pensar, refletir e formar opinião. Assim, precisará apenas, aprender algumas técnicas para expressar-se coretamente através da escrita.
      Fique ligada. Postarei em breve minhas sugestões de temas e textos relacionados.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • boa tarde professor, minha dúvida é sobre o desenvolvimento, como utilizar textos vistos em revistas ou jornais sobre um determinado assunto sem fazer propaganda? Utilizo somente o nome do jornal ou o mes da materia ou nome de quem escreveu?

    • Olá Vanessa, obrigado pela participação. Sua pergunta é interessante. Vou abordá-la sob dois aspectos.
      O primeiro: toda parte de texto que é “copiada” para uma dissertação, por exemplo, deve estar entre aspas e indicada a fonte; chamamos de citação. Por exemplo: …disse o grande Carlos Drumond de Andrade: “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.”… Nestes casos, se você tiver certeza da frase e de quem a escreveu, cabendo ao conteúdo de seu texto, faça uso. Aconselho a utilizar moderadamente. NO caso de uma dissertação padrão (25 a 30 linhas) use apenas uma ou, no máximo, 2 vezes.
      O segundo: mais diretamente com sua pergunta, se você lê revistas, jornais, etc… ganha conhecimento, que irá ajudar a formar sua opinião sobre determinado assunto. Neste caso, passa a fazer parte de seu conhecimento adquirido, e poderá ser utilizado, com suas próprias palavras, normalmente no texto. No entanto, você poderá, também, citar genericamente uma fonte onde não irá apresentar uma “cópia” de parte do texto. Por exemplo: foi noticiado no jornal Folha de Londrina na semana passada (neste mês, mês passado, etc…) que cada brasileiro, em 2010, já pagou mais de R$ 5.000,00 em impostos, somando todas as esferas de governo. Veja que neste caso, citei a fonte e coloquei uma informação com minhas palavras, sob meu entendimento. Esta informação passou a fazer parte do meu conhecimento. Apenas a utilizei para reforçar um argumento em minha dissertação.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor Edmundo, gostaria de tirar uma dúvida em relação a minha redação, fiz um concurso para a PMERJ e como toda banca não pediram que fosse colocado o tema, mesmo assim coloquei o título proposto por eles e como escrevo com letras de forma tive que me desdobrar para escrever com letra cursiva, eis a questão, não tive noção do espaço por ser um título grande e para não ultrapassar a margem predefinida coloquei esse título escolhido para elaborar a redação em duas linhas, sendo que o coloquei centralizado, comecei a redação logo na outra linha e o limite era de 15 a 20 linhas, fiz 17 ou 18 não me lembro ao certo, a pergunta é, esse título em duas linhas me elimina? Obrigado professor e aguardo seu esclarecimento.

    • Olá Eduardo. Aparentemente não vejo motivos para anulação de sua redação, mas é sempre bom lembrar que cada banca tem uma metodologia de correção. Pelo que entendi, a proposta sugeria mais de uma tema e você escolheu um deles e o repetiu no início de seu texto. Bem, se nas instruções não havia qualquer menção de que não deveria repetir o tema(título) na folha de redação, não há por que eliminar sua redação.
      É sempre importante observar as instruções que a banca apresenta. Qualquer coisa contrária às instruções, pode ser motivo de eliminação, caso contrário, acho muito difícil.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor Edumundo, obrigado pela resposta, ja me tranquiliza mais um pouco, mas a questão era o meu tema ter ocupado duas linhas, pois não tive noção do espaço, acha que isso me elimina?

    Abraços
    Eduardo

    • Olá Eduardo, acabei por esquecer este detalhe. Ao meu ver, segundo as informações que me passou (não ultrapassou o nº máximo de linhas) não há porque eliminar sua redação. Um título em duas linhas não é muito comum, confesso, mas nunca vi ninguém ter seu texto eliminado por isso.
      Pense sempre nas instruções: redação de 15 a 20 linhas. Seu título tem duas e o texto 17 ou 18, não ultrapassa o nº máximo.
      Eu realmente não vejo motivos para a anulação de sua redação. Se você cumpriu à risca as instruções, fique tranquilo, pelo menos se esse for o motivo. Algumas bancas de vestibular anulam redações com nº elevado de erros (ortografia, concordância, etc…), escrever à lápis, fuga do tema… Nos concursos públicos, normalmente algumas regras são informadas no edital, outras na própria prova.
      Espero ter respondido.
      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Obrigado Professor,
    Não sabe o quão grandiosa foi sua resposta.
    Parabéns pelo Blog, Já está em meus favoritos.

    Abraços,
    Eduardo

  • Olá professor, tenho uma dúvida, se ao fim de uma redação eu ver que não vou conseguir concluir nas linhas que faltam, posso diminuir a letra? ou nao?. Parabéns pelo blog, você é muito competente. Obrigada desde já e por favor me ajude rs.

    • Olá Pâmela. Obrigado. Bem, respondendo a sua pergunta. Não aconselho a fazer isso. É importante numa redação manter um nível de organização. Diminuir a letra vai passar a ideia de que você não planejou corretamente seu texto. Por este motivo, sempre aconselho a fazer o rascunho. É nele que você terá a noção real do nº de linhas, se vai precisar acrescentar ou retirar alguma informação do texto. O planejamento de um texto é fundamental para o sucesso.
      Além disso, a questão estética de sua redação ficará bastante comprometida. A qualidade de um texto não está apenas no que se escreve, mas na forma como o apresenta.

      Boa sorte.
      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Obrigadaaaa! abraços!

  • Olá professor, prestei a segunda fase do ENEM hoje e ao chegar em casa percebi que coloquei como título de minha redação o próprio tema. Quanto perco por isso?
    Obrigada!
    N. Dias.

    • Olá N. Bem, não se repete o tema da redação como título, isso pode lhe custar alguns pontos, realmente. Mas, não sei afirmar quantos exatamente. Não conheço as regras da banca.
      No entanto, não vejo motivos para se preocupar, se realmente perder algum ponto, serão poucos.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • não coloquei titulo na minha redação enem 2010
    nao tinha nada expecificando e explicando sobre o titulo
    minha redação sera prejudicada professor?

    • Olá Leonardo. Não, de maneira nenhuma, fique tranquilo. Somente quando a instrução exigir título e o candidato não colocar, então, perderá pontos consideráveis.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor. Gostaria de saber quantos pontos sao descontados na dissertação de enem, por esquecer o título?

    • Olá Elaine. Bem, a proposta não exigia titulo, sendo assim, não perderá nenhum ponto.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • por falta de atenção deixei de dar espaço no primeniro paragrafo, a redação sera anulada???

    • Olá Luíza. Bem, não acredito que por este motivo anularão sua redação, mas poderão lhe tirar alguns pontos.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Na redação do enem estava numerada de 1 a 30 e não tinha espaço para titulo,coloquie o titulo e logo em baixo comecei a redação e para cada paragrafo pulei uma linha tem perigo da minha redação ser zerada.

    • Olá André. Bem, quanto à questão do título, é isso mesmo. Coloque o título e na linha seguinte inicie a redação. Agora, se entendi bem, entre cada parágrafo você deixou uma linha em branco? Bem, se for mesmo isso, não está correto, no entanto, não acredito que isso possa anular sua redação. Talvez, no máximo, perder alguns pontos.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor!

    Uma amiga esqueceu de colocar parágrafos na redação do Enem. Fez tudo em um único parágrafo.O texto pode ser anulado?

    Abraços
    Márcia

    • Olá Márcia. Essa é uma situação complicada. A estrutura obrigatória de uma dissertação é de 3 parágrafos. Escrevendo todo o texto em um único paragráfo, certamente ela perderá pontos por causa disso. Se a banca for muito rigorosa, poderá até anular a redação dela, infelizmente.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor,
    Fiz o ENEM ontem e gostaria de tirar uma dúvida. O tema foi: O trabalho na construção da dignidade humana.
    Na introdução eu fiz uma pergunta e respondi, dentro do texto. Já tinha visto isso em outras dissertações bem sucedidas, mas não sei se combinou com essa. Então, se você pudese opinar sobre, seria ótimo! Pois acho que perderei pontos com este recurso.

    “Não é de hoje que ter um emprego não significa ganhar um bom salário ou ter condições adequadas de trabalho. E por que as pessoas se submetem a este tipo de vida? É simples, assistimos aos noticiários, diariamente, os dados relativos à taxa de desemprego no país e temos o conhecimento da dificuldade de obter um trabalho digno.”

    No resto do texto, falei sobre projetos que podem ser implantados pra aumentar a qualidade de vida das pessoas, a obtenção da dignidade por meio de oportunidades de trabalho.
    Enfim

    Agradeço a atenção e a ajuda.

    • Olá Jaqueline. Uma pergunta na introdução é sempre um bom recurso para prender a atenção do leitor. Melhor ainda, quando se responde no parágrafo seguinte. No seu caso, você respondeu no mesmo parágrafo. Isso tira um pouco do “suspense” e do interesse do leitor. Veja, não acredito que isso seja um motivo para perder pontos, não a questão da pergunta, porém, a primeira linha ficou um pouco confusa. Se, você conseguiu explicar bem sua tese durante a redação e escreveu uma boa conclusão, irá melhorar o seu resultado.
      Evite iniciar seus textos com negativas. Seu texto está bom (apenas à exceção da primeira linha), se manteve esse ritmo até o final, deverá tirar uma boa nota.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor,gostaria de ter resposta a uma dúvida minha…Hoje fiz uma redação na prova do ENEM,era uma dissertação-argumentativa,porém não coloquei título,será que eu vou perder ponto?e se perder será muito?Desde já obrigada…Fique na paz de Deus.

    • Olá Williany. A prova de redação do Enem não exigiu título, portanto, não perderá nenhum ponto.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor, aconteceu o mesmo comigo, confeccionei a redaçao, e ao por o titulo me dei conta de que na verdade era o mesmo enunciado do Tema, na verdade, o senhor acha que isso pode me ocasionar pontos, uma vez que a utilizaçao do titulo não se fez obrigatória e pode ser usado o proprio tema como titulo para dar ênfase a um assunto que tem várias projeções ?

    • Olá Bruno. Algumas bancas não aceitam a repetição do tema como título da redação, mas não é o caso do Enem. Não acredito que perca pontos.
      No entanto, infelizmente, me parece que todo oprocesso será cancelado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Na redação do enem 2010 comecei falando sobre o tempo da escravidão ate os dia de hj , relatando os orgoas publicos, foquei na educação em relação aos professores, pois aprendemos qse td com ele em relação a etica e a profissão ñ é valorizada. Entretanto to com medo de ter fugido do tema.

    • Olá Adriana. Começou bem a introdução, fazendo uma evolução histórica do trabalho até os dias de hoje. Quando passou a focar na educação, professores, ética, etc… temo que desviou-se um pouco do assunto. É difícil analisar sem ler o conteúdo. No entanto, você poderia até mencionar todos esses assuntos, desde que ligados ao trabalho na construção da diginidade do homem. Se tiver, ou lembrar de como escreveu sua redação, pode enviar que terei prazer em analisar e te posicionar melhor.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá, gostaria de saber se fui bem na redação do Enem deste ano de 2010. Comecei meu texto na 2ª linha e na 1ª linha coloquei o tema, acho que vacilei neste ponto, pois, tinha que colocar o título, né? Olha como fiz a redação:
    Atualmente, estamos vivendo um mundo capitalista, onde o trabalho na construção da dignidade humana requer um trabalhador em função de seus trabalhadores, esquecendo assim de seus direitos humanos e podendo então criar novas máquinas.
    Embora o homem busque outros caminhos a necessidade de alimentar sua família faz com que se escravize.
    Além disso, o homem esquece dos seus direitos como cidadão numa sociedade, deixando de lado seus valores.
    Outra preocupação é a criação de novas máquinas, pois, com isso gera muito desemprego já que as máquinas passam a fazer o serviço que era para ser feito por um trabalhador.
    Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a pensar que está longe de tudo isso ser resolvido, más devemos tentar acabar com esses problemas para que o mundo seja mais justo com as pessoas.

    Eu escrevi mais ou menos isso, meu texto deu um total de 26 linhas. É que não me lembro de tudo más o início de cada parágrafo comecei desse jeito. O que acha fiz uma boa redação? Será que a redação me ajudará a conseguir uma bolsa para matemática numa faculdade, pois, na parte objetiva acertei 47 questões em 180. O que acha? Pode me ajudar?
    Grata,
    Josiane.

    • Olá Josiane. Com relação a repetir o tema, você tem razão, foi um descuido. O primeiro parágrafo da sua redação, se escreveu exatamente assim, ficou um pouco confuso. De qualquer forma, foi uma boa introdução. Os argumentos estão interessantes, se você seguiu essa linha de raciocínio. Agora uma dica: no último parágrafo, evite frases como: “Em virtude dos ….” não é uma boa prática esse discurso. Outra coisa que deve cuidar é: “somos levados”. A dissertação é um texto impessoal, portanto, nunca se deve colocar eu, nós, eles, etc… generalize, por exemplo: ao invés de somos levados… escreva, o trabalhador é levado a pensar, o ser humano é levado a pensar…

      Bem, quanto à bolsa, vai depender muito da média geral da prova. Como o Enem deste ano está atrelado a uma série de confusões em vista do grave erro cometido pela gráfica, teremos que esperar a conclusão de tudo isso. De qualquer forma, desejo-lhe muita sorte. Se não der certo este ano, não desanime, prepare-se melhor e tente novamente no ano que vem. Disciplina e perseverança são ferramentas indispensáveis para o sucesso.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Boa tarde professor.Fiz uma redação em que a banca propôs o tema. Na folha de redação havia espaço para transcrever o tema e espaço para o título, locais estes definidos. ao transcrever o tema em local próprio, não o coloquei entre aspas e foi descontado ponto. Pergunto: na transcrição do tema para a folha de redação, é obrigatório colocá-lo entre aspas? E quanto ao título, se colocarmos ponto final?
    Obrigado por esta oportunidade.

    • Olá Luiz. Bem, a questão das aspas é realmente interessante. Analisando a questão de forma técnica, a repetição da proposta na folha de redação é uma cópia, portanto, deve ser colocada entre aspas. Entretanto, considero que, sempre que uma redação faz parte de um processo eliminatório, qualquer falha é motivo de perda de pontos.
      Quanto ao título, não se coloca ponto ao final.
      Veja como são pequenos detalhes que, normalmente, parecem irrelevantes no aprendizado, mas na prática, são fundamentais.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor, gostaria de saber se a minha redação ficou boa.. olhe:
    Título: Analfabeto na Eleição
    TEXTO DEFINIDO (DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVO):
    Vale lembrar, que as pessoas que não sabem ler ou escrever, tem todo o direito de votar, independente do grau de escolaridade que a pessoa possui.Mas todos que são informados, sabem que a pessoa que nao cursou até o Ensino Medio, não pode, se candidatar nas eleições, não é mesmo?
    Todos sabem, que quando a pessoa, não sabe ler ou nem ao menos escrever, pode até votar, mesmo que nao tenha frequentado a escola anteriormente.Até, por ser, um cidadão como os outros, que deve ter direitos iguais, como todos cidadão tem, apesar de não ter escolaridade.
    Atualmente, no Brasil houve um grande exemplo de falta de iformações das proprias pessoas, que acabaram elegendo o deputado federal, Tiririca, no estado de São Paulo.A grande maioria não devia saber, que ele era analfabeto, mas mesmo assim, acabou ganhando.
    Ogrande problema do Tiririca ter sido eleito, foi que ele tentou esconder que era analfabeto.E com isso, acabou se tornando uma grande confusão, porque uma pessoa que mau sabe ler e escrever, não tem estrutura para ditar leis e falar publicamente.
    Em virtude, dessa grande falta de informação, quem acaba saindo prejudicado da história são as proprias pessoas que cometeram esse erro.Mas como uma pessoa analfabeta nao pode estar no cargo de deputado federal, os responsaveis, deveram tomar alguma providencia diante deste fato que é de extrema preocupação para a população!

    Bom.. esse foi o meu texto, gostaria que o senhor disse o que achou dele!!!

    Desde já..agradeço!

    • Olá Geovana. Bem, não vi a proposta da redação e não posso avaliar se você fugiu do tema. Mas vou avaliar pelo que escreveu, ok? Bem, apesar de entender sua argumentação, ela ficou confusa, com muitas repetições. Evite escrever uma dissertação como se estivesse conversando com alguém. Esse gênero requer impessoalidade do autor, portanto, uma certa distância do leitor. É uma apuração de seus argumentos baseados em fatos.
      Numa dissertação argumentativa, sua opinião deve ficar claramente definida e, para isso, deve ter argumentos fortes. Expressões como “vale lembrar”, “todos sabem”, devem ser evitadas.
      O primeiro e o segundo parágrafos falam, basicamente, sobre as mesmas coisas. Numa banca de vestibular, por exemplo, o corretor pode encarar isso como “enrolação” para ganhar linhas. Um texto dissertativo deve ser claro e direto, sem rodeios.

      Sugestão para uma introdução:
      Todo brasileiro, maior de dezoito anos e plenamente capaz, é obrigado a votar, independente de seu grau de escolaridade. No entanto, para se candidatar a um cargo público, deverá comprovar que foi alfabetizado. Saber ler e escrever é condição mínima e fundamental para quem deseja representar o povo diante de um plenário.

      Se quiser reescrever sua redação com as dicas que passei acima, fique à vontade. Terei o maior prazer em reavaliar. Pense a respeito.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Bom dia professor,fiz a prova para soldado da PM, na redação eu usei informações do texto de português da própria prova texto ao qual eu já tinha conhecimento, na verdade é uma matéria da revista “mente e cérebro”. Isso elimina a minha redação?
    Também gostaria de saber, se é obrigatório, colocar titulo em texto argumentativo dissertativo.
    No meu caso eu repeti o um dos temas sugestionados… Isso também pode eliminar?
    Abaixo segue minha redação:

    A mentira tem perna curta
    Estudos comprovam que notar uma pessoa quando estar mentido, simplesmente pela leitura corporal, não comprova que a pessoa esteja mentindo.
    Segundo um artigo da revista “Mente e cérebro”, pesquisadores da Universidade da Califórnia em santa Barbara, nos Estados Unidos da America, afirmam que existem, maneiras de desvendar o mentiroso.
    Tomando por base os estudos levantados por Bond e Bella, pesquisadores concluem que é através de sinais acústicos e não dos sinais visuais, que é pela fala da pessoa, onde detectar se a mentira.
    A técnica do interrogatório e um grande exemplo, se pedimos para uma pessoa, repetir a mesma historia varias vezes,e se a historia não for verdadeira,a probabilidade da pessoa cair em contradição será muito grande.

    • Olá Raika. Bem, de fato, quando a prova de redação oferece ao candidato mais de uma opção de proposta, é natural que se repita a proposta escolhida como título. Não vejo problemas quanto a isso, a menos, é claro, que as instruções sejam específicas quanto ao fato, por exemplo: não repita a proposta…. caso contrário, não elimina.
      Bem, já o fato de usar partes do texto de apoio, não é bem aceito pelas bancas de coreção de redações. O texto de apoio tem por finalidade apenas posicionar o candidato sobre uma questão, e, jamais deve ser copiado ou mencionado. Isso leva a banca a concluir que você não tem capacidade de formular suas próprias argumentações para defender sua opinião.
      Não posso afirmar que sua redação será anulada, contudo, você poderá perder pontos. Como não conheço o texto, não posso dizer de que maneira você utilizou as informações.
      Se quiser, pode enviar o texto e a proposta da redação, assim, posso fazer uma análise mais detalhada.

      Espero ter ajudado. Precisando, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor, gostaria de saber como devo proceder diante de um tema de redação em forma de pergunta?
    Tenho que posicionar-me ou posso apresentar os dois lados, positivo e negativo.E nesse caso, como posso fazer a conclusão sem cair de cima do muro?
    Obrigado.

    • Olá Ananda. Bem, antes de mais nada, é preciso saber se o gênero textual é dissertação. Se for, lembre-se de que seu texto deve ser impessoal. Toda pergunta pede uma resposta, então, você deve posicionar-se, sim, aliás, é isso que a banca deseja; que você tome partido, tenha uma opinião formada sobre o assunto.
      Como proceder: você poderá colocar os pontos positivos e negativos, sem problemas, afinal, quase tudo na vida tem esses dois lados. Tipo, vantagens e desvantagens. Acontece que, mesmo que use essa estratégia, sua opinião deverá, obrigatoriamente, pender para um dos lados. Nesse caso, sua conclusão deverá deixar isso bem evidente.

      Tomemos como exemplo a seguinte proposta: Você é contra ou a favor da pena de morte?
      Essa é uma questão que, apesar de ter vantagens e desvantagens, você deve ter opinião formada. Vejamos, como poderia ser uma conclusão, em caráter ilustrativo:

      “A pena de morte não é a solução mais adequada para a situação atual no Brasil. Antes de pensar nessa hipótese, deve-se, obrigatóriamente, pensar em melhorar as condições de vida do cidadão. Educar com mais qualidade é, de fato, a melhor maneira de combater a violência.”

      Apenas uma ideia de como poderia posicionar-se.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor, gostaria de saber como devo proceder diante de um tema de redação em forma de pergunta?
    Tenho que posicionar-me ou posso apresentar os dois lados, positivo e negativo.E nesse caso, como posso fazer a conclusão sem “cair de cima do muro”?
    Obrigado.

  • olá professor, bom dia, eu desenvolvi uma redação e à enviei para seu email.se puder me enviar uma resposta eu agradeço.
    parabéns pelo blog as respostas são muito esclarecedoras.

    • Olá Luciana. Obrigado. Acho muito importante estimular as pessoas a escrever melhor. Tenho certeza de que deste pequeno espaço na internet, sairão bons escritores. O mais importante é que as pessoas entendam que escrever bem é possível para qualquer pessoa que se empenhe.
      Terei prazer em ler sua redação e retornar uma avaliação.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Fiquei feliz com a sua avaliação, farei uma prova de vestibular no domingo e estou tentando melhorar minha redação uma vez que fazem 10 anos que eu terminei meus estudos e estou agora tentando retomá-los.
    obrigada. luciana.

  • Olá! Fiz a redação do enem em 2010 e gostaria de saber se erros quanto à estética – passar da margem, deixar muito espaço na linha e terminar de escrever na outra – compromete muito a nota, gostaria de saber quantos pontos poderão ser tirados por linha que possua um desses erros estéticos, sabendo que a redação vale 1000 pontos.Também gostaria de saber se os erros estéticos podem se sobrepor à nota avaliada com relação ao cumprimento da proposta solicitada! obrigado!

    • Olá Denis. A questão estética da redação é muito importante, sem dúvida. Eu mesmo, quando avalio redações de alunos, insisto muito nessa questão. O Enem, tem uma característica bem diferente de outros concursos; é bem menos exigente. Contudo, isso não o exime de perder pontos por essa ou aquela questão. Realmente, não tenho ideia de quantos pontos pode perder com isso. Essas questões, normalmente não são divulgadas, pois depende muito de cada avaliador, sua visão sobre a questão.
      Quanto aos erros estéticos e a fidelidade ao tema, são situações independentes. Você pode fazer uma redação perfeita, porém, as falhas estéticas podem tirar-lhe alguns pontos. NOrmalmente, as bancas seguem um padrão de correção, por exemplo: se uma redação vale 1.000 pontos, a pontuação poderia ser distribuída da seguinte forma:
      Fidelidade ao tema: 300
      Gramática: 300
      Coesão e Coerência: 200
      Apresentação (Estética): 100
      Cumprimento das instruções: 100

      Apenas um exemplo ilustrativo, no entanto, é mais ou menos assim que os corretores são orientados a proceder.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • fiz um vestibular para uma faculdade estadual e ela pedia para se cria um titulo, só que eu esqueci, posso ser eliminado quantos pontos posso perde?

    • Olá Marcos. Bem, não acredito em nulidade da redação, pelo menos, nas minhas pesquisas não encontrei nada quanto a isso. No entanto, é sempre importante lembrar que uma banca nunca é igual a outra. Existem algumas características básicas que podem anular uma redação, como: escrever à lápis, fugir do tema, muitos erros gramaticais e texto ininteligível (sem coesão e coerência, totalmente fora de propósito). Entretanto, não existe uma regra para todas, o que existe é um consenso implícito. Da mesma forma, seria difícil dizer quantos pontos você vai perder por não ter colocado o título.
      O jeito, infelizmente, é esperar.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Professor , na redação do enem 2010 ,
    cometi um erro, deixei uma linha em branco , para colocar o titulo , mas na hora do nervosismo esqueci de escrever .. isso poder anular minha redaçao?

    • Olá Kamilla. Acho muito difícil sua redação ser anulada por este motivo. Desde que seu texto, no total, não apresente menos de sete linhas. Se este for o motivo de sua preocupação, fique tranquila.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • ai ja me deixou um pouco mais tranquila , mas
    vc acha podem me descontar muita nota?

    • Olá Kamilla. Eu realmente nunca me aprofundei na pontuação da prova do Enem. Considerando que seu erro foi mais estético, considerando que seu texto não fugiu do tema, tem coesão e coerência, etc… realmente não acredito que perca muitos pontos por isso.
      Mas é preciso analisar o todo, o conjunto.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • ai que bom então ,
    muito obrigada pelos esclarecimentos !

  • Oi professor meu filho fez ã prova do IFRN e o gênero textual solicitado era carta, mas ele esqueceu de colocar a o local e a data. Tem possilidade da redação dele ser anulad?

    • Olá Vera. Bem, essa é uma questão difícil de responder. Cada banca tem um critério estabelecido. Normalmente, a redação é anulada quando o candidato não redige o texto no gênero exigido. No entanto, esquecer algum item não é motivo para a anulação. É certo que ele vai perder pontos, mas não acredito que seja anulada.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá, professor Edmundo! Fiz a minha redação do enem,gostaria de saber qual nota me daria nessa redação de 0 a 1000 para que eu possa saber qual será mais ou menos minha nota.A redação é essa abaixo eu já lhe enviei e já me disse o que errei agora gostaria que me avaliasse por nota, veja a redação abaixo:
    Atualmente, estamos vivendo um mundo capitalista, onde o trabalho na construção da dignidade humana requer um trabalhador em função de seus trabalhadores, esquecendo assim de seus direitos humanos e podendo então criar novas máquinas.
    Embora o homem busque outros caminhos a necessidade de alimentar sua família faz com que se escravize.
    Além disso, o homem esquece dos seus direitos como cidadão numa sociedade, deixando de lado seus valores.
    Outra preocupação é a criação de novas máquinas, pois, com isso gera muito desemprego já que as máquinas passam a fazer o serviço que era para ser feito por um trabalhador.
    Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a pensar que está longe de tudo isso ser resolvido, más devemos tentar acabar com esses problemas para que o mundo seja mais justo com as pessoas.

    Abraços,
    Josiane.

    • Olá Josiane. Normalmente não gosto de dar notas para redações de concursos, pois cada banca tem um critério de correção diferente, por isso, minha correção pode não corresponder à realidade. Mas vamos lá. Numa escala de 0 a 100: daria 650.

      Sou bastante criterioso nas minhas correções. Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • olá professor, tenho uma duvida referente a redação do enem 2010…

    estou muito preocupada, porque aconteceu o seguinte eu começei a minha redação na linha 1, pois pensei que a introdução tinha que ser nela, já que estava inumerada, minha redação preencheu as 30 linhas limites.
    O problema é que achei que era obrigado colocar o titulo na redação, como não tinha mas espaço, porque eu ja tinha escrito, acabei colocando bem la em cima, em um lugar inapropriado, nos espaços brancos, pois a folha de redação não possuia um lugar especifico.

    minha duvida é a seguinte, sera que minha redação pode ser anulada? ou não pois eles so consideram os textos que estão nos lugares apropriados?

    • Olá Paty. O máximo que pode acontecer é o título não ser considerado como parte da redação. Como não era exigido um título na redação do Enem, acho muito difícil sua redação ser anulada por este motivo.

      Abraços,

      Professor Edmundo Santana

  • professor,em uma linha da minha redação eu passei da margem uma sílaba, gostaria de saber se corro o risco dela ser anulada

    • Olá Maycon. Não por este motivo. É certo que é uma exigência que deve ser cumprida, uma pela questão da estética, outra por questões, muitas vezes, de scanner da prova. No entanto, não acredito em anulação da redação apenas por uma sílaba fora da margem.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Bom dia,

    Uma amiga fez a prova do ENEM de 2010 (valendo para 2011. Sua redação foi cancelada porém ela fez tudo corretamente.

    Poderia me orientar de como podemos resolver esta questão?

    Grata desde já.

    • Olá Luna. Bem, eu realmente não conheço as regras do Enem a este ponto, principalmente quanto às questões de solicitações de revisão de prova.
      Acho que a primeira providência seria procurar mesmo o INEP, que coordena a prova do Enem, eraço tentar descobrir o motivo.

      É difícil tentar entender o motivo da anulação da redação, por isso, a melhor alternativa é contatar o INEP.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Boa Tarde!
    Prof. Edmundo, gostaria de saber quando o vestibular pede que coloque o título já oferecido em uma redação a qual não possui espaço para tal, é eliminatório caso não coloque o título?
    Agradecida

    • Olá Gabriela. Deixa ver se entendi. Você diz que a banca pediu para colocar título, já oferecido??? Você quer dizer que a banca deu um título para sua redação??? Isso é que não entendi. Mas vou tentar explicar. Bem, a banca solicita ao aluno que dê um título à redação. No entanto, não há espaço para o título. Neste caso, o título deverá ser colocado na primeira linha da folha e, imediatamente na linha seguinte iniciar o texto. Se a banca for rigorosa, pode sim eliminar a redação.
      Agora, um título já oferecido, supõe que seja o tema, ou opções à escolha. Neste caso, o procedimento deverá ser o mesmo que relatei acima.

      Por favor, se não foi isso que perguntou, envie novamente para que eu entenda e possa responder adequadamente.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Boa tarde,

    Gostaria de saber se o Enem anula ou zera a redação que for colocado no final uma frase de incentivo.
    Por exemplo: O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
    Fernando Pessoa

    • Olá Denise. Terminar uma redação com uma citação não é uma boa escolha. No entanto, não conheço nenhuma regra que possa anular ou zerar a redação. Mas é importante ressaltar que, se você não colocou sua citação entre aspas, e não citou a fonte, neste caso pode correr o risco de ter sua redação anulada por plágio.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor Edmundo. Sempre achei que seria impossível fechar uma redação de um processo a nível nacional, mas fiquei surpreso ao ver minha nota da redação no enem deste ano: 1.000 pontos! Pretendo escrevê-la em meu blog, o problema é que não me recordo do último parágrafo que não coube no rascunho! abraços!

    • Olá Junior. Parabéns pela nota da redação do Enem. Quanto à conclusão de sua redação, ao reescrevê-la, você se lembrará do final.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá,profº Edmundo! Tudo bem? Gostaria de agradecer pela avaliação que me deu, pois sua nota quase foi em cima.Tirei 600 pontos na redação e minha melhor nota foi em matemática tirei 623.Graças a Deus consegui passar no enem.
    Abraços,
    Josiane.

    • Olá Josiane. Parabéns. Pelo que andei lendo, a correção da redação do Enem foi bastante rigorosa, portanto, considere que foi bem na redação. Mais uma vez, parabéns.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • fiz um vestibular para uma facul estadual,eles já informaram o titulo mas eu esquecir de colocar.eu posso ser eliminada com nota zero ou só perco ponto?

    • Olá Jamille. Normalmente, deve-se seguir à risca as instruções da prova. Se nas instruções a orientação era para dar um título à sua redação e você não o fez, corre o risco de ter sua prova anulada. Neste caso específico, onde a banca fornece o título e o aluno deve apenas reescrever no espaço determinado, não tenho conhecimento das medidas que as bancas têm tomado.
      Na minha opinião, veja, minha opinião, eu apenas tiraria pontos do candidato, uma vez que o título já foi fornecido. Diferente de pedir que o aluno crie um título para o texto. Vamos, então, torcer para que a banca apenas tire alguns pontos e não a elimine.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Colocar no fim da redação na hora de datar, colocar o mês errado anula minha redação.
    ex: 30 de fevereiro de 2011
    era 30 de janeiro de 2011

    • Olá Dilvania. Que eu saiba, esse tipo de erro não é passível de anulação. Será tratado como um erro gramatical, por exemplo. Para uma redação ser anulada por erros, a quantidade deles deve ser superior a 20. Pelo menos para a maioria das instituições. No entanto, alguns pontinhos você irá perder.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor!
    Hoje fiz minha 1° redação de vestibular, desenvolvi o tema sem maiores problemas, porém, me distrai em um detalhe.
    Foi dado o caderno de prova, com um texto para leitura, e o TEMA.
    Então comecei a introdução logo na 1° linha. Eu deveria ter colocado o tema ( de novo, pois já fora dado ) na minha folha de redação? Isto anulará minha dissertação? Pois eram 2 folhas distintas, a de leitura e de redação. Obrigada!

    • Olá Natália. Depende das instruções da prova. Se foi pedido que repetisse o tema na folha resposta, você deveria ter colocado, ou, se foi pedido que desse um título, a mesma coisa. No entanto, se nas instruções não foi exigido, não vejo ,otivos para sua redação ser anulada.
      Deve-se sempre observar, com atenção, as intruções da prova. Tudo o que for exigido deve ser cumprido, caso contrário, a banca terá motivos para anular uma redação.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • professora fiz um concurso recentemente ea instruçao era minimo de 10 linhas e maximo de 20 e por distraçao minha fiz a minha redaçao com 28 linhas minha redaçao pode ser eliminada

    • Olá Everson. Não tem prolema. Você ultrapassou bastante o nº de linhas. Um dos pontos fundamentais quando restringimos a quantidade de linhas, é testar a objetividade concisão do aluno. Isso, com certeza vai lhe custar pontos. Quanto ao fato de eliminar sua redação, isso vai de encontro com o rigor da banca avaliadora. Honestamente, não conheço os critérios de todas as bancas, então, não seria certo afirmar alguma coisa. O corretor sempre seguirá as orientações da banca. Eu, por exemplo, elimino redações com nº de linhas inferior ao exigido, porém, não elimino quando o aluno escreve a mais. Mas esse é um critério meu, particular.
      O jeito é aguardar o resultado. Boa sorte.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • me desculpe professor edimundo errei a pronuncia ao invéns de falar professor falei professora

  • Olá professor, gostaria de saber se posso usar a 3ª pessoa do plural numa dissertação, ou apenas a 3ª do singular.

    • Olá Jana. Um texto dissertativo é sempre impessoal, portanto, não se deve usar nem uma nem outra forma. Pense o seguinte: quem são eles?? Vamos supor que você está falando de algum problema social, e deseja se referir às pessoas que moram em determinado lugar. Ao invés de escrever: eles sofrem com as queimadas… mude para: a população local, sofre constantemente com as queimadas…
      Perceba que você sempre poderá trocar o pronome pessoal.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor, tudo bem?

    Vi que respondeu várias perguntas sobre a pessoa do discurso em textos dissertativos.Percebi que você defende o não uso da 1ª pessoa do singular quanto da 1ª pessoa do plural nas dissertações. Porém,ainda tenho uma dúvida. Pesquisando sobre este assunto, li em diversos artigos, sites, professores que permitem o uso da 1ª pessoa do plural nessas redações, permitem o uso das palavras “Acretitamos”, “Pensamos”, “Observamos”, entretanto, aceitam a 1ª do plural e nunca a 1ª do singular.
    Existem divergências sobre este assunto? Existem universidades que de acordo com as regras específicas da instituição, aceitam também esta colocação?
    OBS: Entendi que voccê não aceita nenhuma das formas,porém,já li diversos textos, inclusive escritos por diversos professores que aceitam o uso da 1ª pessoa do plural alegando que esta pessoa causa uma ideia de impessoalidade.
    Desde já lhe agradeço e aguardo retorno.
    Atenciosamente,
    Janaína

    • Olá Janaína. Sua pergunta é muito interessante. O texto dissertativo tem como característica básica a impessoalidade. Baseado neste princípio, a 1ª pessoa do singular está fora de questão. Quanto à 1ª pessoa do plural, se analisarmos bem, estaremos nos envolvendo no texto, então, passa a ser pessoal.
      Algumas bancas até permitem o uso da 3ª pessoa, tanto no singular como no plural, no entanto, sempre aconselho meus alunos a não usar. Você pode, perfeitamente, substituir o genérico pelo específico. Quem é ele? Quem são eles? Quanto menos pessoal for o texto dissertativo, melhor o resultado.
      É muito difícil, em algumas situações, conseguir um consenso geral entre todas as bancas de concursos. Procuro sempre me basear num consenso de como a maioria das bancas, livros, artigos, etc… acata cada situação.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Profesor, muito obrigada pela informação…
    Ajudou-me muito…

    Abraços
    Janaína

  • Desculpe-me…digitei a palavra professor com apenas um “s”…é que meu teclado está ruim…
    Abraços,
    Janaína

  • oie professor td bom? eu tenho uma pergunta.Queria saber se e errado escrever todas as palavras com letra de forma em redações de enem e vestibulares,eu sempre escrevi assim e nao sei se e certo escrever assim. pois se eu escrever com letras minusculas fik quase ilegivel,mais com as letras de forma e eu escrevo bem…entao na redaçao e importante ela estar legivel com tds as acentuações e regras perfeitas ou e escrever com letra minuscula e fik ilegivel?

    • Olá Marinho. Bem, normalmente as bancas não gostam de texto redigido em letras de forma. Há uma razão plausível para isso: muitos alunos não diferenciam as letras maiúsculas das minúsculas. Por este motivo, algumas bancas simplesmente anulam a redação; não são todas. Minha dica é para que o aluno procure treinar a escrever em letra cursiva para evitar problemas.
      No entanto, se a sua letra de forma seguir um padrão — como por exemplo as fontes de computador — diferenciando bem as letras minúsculas das maiúsculas, não vejo problemas.

      Espero ter ajudado.

      Abraços
      Professor Edmundo Santana

  • Professor eu tenho 3 perguntas a respeito de uma redação:

    1) Em redações onde já se dão os temas deve haver um título?

    2) Quando eu começo a introdução eu posso usar como inicío o tema?
    Exemplo:
    tema: O Trabalho e a dignidade humana
    O trabalho e a dignidade humana é necessário para que…

    3) Quando vou concluir uma redação eu posso utilizar o tema para reafirmar?
    Exemplo:
    Em virtude dos fatos mencionados, o trabalho e a dignidade humana é importante…

    • Olá Andrei. Bem, respondendo suas perguntas:
      1) o título só é obrigatório numa redação se for exigido nas instruções.
      2) Eu não aconselho meus alunos a usar palavras do tema ou proposta para compor seus textos. No caso do seu exemplo, pode parecer ao corretor que você está querendo ganhar espaço. Se você pensar bem a respeito, poderia iniciar e terminar o texto sem usar exatamente as mesmas palavras do tema, ficará mais original e criativo.
      3) A resposta acima responde essa pergunta.

      Pense sempre que o texto deve ser original, criativo, e, refletir sua opinião sobre determinado tema. Por exemplo: já vi alunos iniciarem seus textos repetindo o tema da proposta, usarem as palavras da proposta exatamente como tal, no texto, etc… isso apenas reforçará a ideia de que o aluno tem um vocabulário pobre e pouca originalidade.

      Seja original. Seja criativo. Explore a riqueza de nosso vocabulário.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Obrigao Professor! Suas Respostas esclareceram minhas duvidas. Gostaria de saber se posso mandar uma redação com um determinado tem para você corrigir?
    Desde já agradeço sua ajuda.

    Abraços, Andrei

    • Olá Andrei. Sim, pode enviar a redação que eu avalio, sem problemas. Mas peço-lhe que envie direto para o meu e-mail: edmundo@studiocriarte.com.br
      Mande a proposta da redação também, ok??

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor!
    Gostaria que me esclarecesse uma questão: fiz uma prova de concurso onde se exigia a realização de um texto dissertativo. Em virtude da falta de tempo e do nervosismo na hora da prova, acabei não dividindo o texto em parágrafos. No contexto eu fiz introdução, desenvolvimento e conclusão, mas na parte de estrutura mesmo é que ficou faltando a divisão em parágrafos. Gostaria de saber se é provável que eu tire zero na dissertação ou tão somente irão me retirar alguns pontos em virtude desta grande falha.
    Atenciosamente

    • Olá Maikel. Você cometeu um erro gravíssimo. Todo texto deve ser dividido em parágrafos. No caso de uma dissertação, mais especificamente, esse gênero deve ser dividido em, no mínimo, 3 parágrafos, como você mesmo disse: introdução, desenvolvimento e conclusão. Não dividir o texto é o mesmo que não seguir uma orientação da banca, ou seja, não escrever uma dissertação. Mesmo que na essência do texto, seu conteúdo respeite as características de um texto dissertativo, na estrutura você falhou.
      Em se tratando de concurso, onde a concorência é muito elevada, honestamente, não acredito que você tenha muitas chances, a menos que a banca releve essa questão, o que acho muito difícil. Me perdoe a sinceridade, ou se o desanimei, mas precisamos ser realistas.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Muito grato pela celeridade na resposta professor.
    Só mais uma questão: em sua resposta você explica que não segui o critério da dissertação proposto pela banca, o que reconheço. Pois bem. Mas o que queria saber é se isso vai me fazer zerar a prova ou não (serei apenas apenado com a retirada de pontos). Pergunto isso porque na verdade a dissertação neste concurso tem apenas caráter eliminatório, portanto, obtendo 50% dos pontos, o candidato não estará eliminado. Nos critérios dispostos pela banca eles irão analisar conteúdo (40 pontos), estrutura (30 pontos) e expressão (30 pontos). Justamente na parte de estrutura a banca especifica três aspectos a serem observados, e uma delas é exatamente a articulação de frases e parágrafos. Por isso que estou em dúvida, e torcendo para que seja retirado apenas os pontos atinentes ao tópico da estrutura, sem contudo zerar a prova. Portanto, não sei se estou tentando forçar a barra ou se estou certo no sentido de que somente neste item (estrutura da dissertação) é que vou ser penalizado.
    Aguardo sua resposta.
    Atenciosamente.

    • Olá Maikel. Sei que existem bancas que não anulariam sua redação, exatamente por considerar a divisão de parágrafos apenas na análise da estrutura. Neste caso, você perderia apenas os pontos relativos à este quesito. Mas também sei que existem bancas extremamente rigorosas na correção, e que iriam considerar que o seu texto não se enquadra na estrutura básica de uma dissertação, pois não há divisão estrutural. Neste último caso, quero dizer que seu texto não contempla a adequação ao gênero textual e, para muitas bancas, isso é motivo de anulação.
      Bom, o que descrevi acima são as situações que conheço. Vou emitir a minha opinião pessoal sobre o caso: se o seu texto tivesse conteúdo (adequação ao tema, domínio do assunto, bons argumentos…), estilo (objetividade, coerência e coesão, formalidade…), gramática (texto sem erros de ortografia, acentuação, pontuação…), neste caso, eu consideraria um erro acidental (nervosismo, tempo, etc), apesar de considerar esses fatores como parte integrante da prova, ainda assim, o penalizaria apenas com os pontos pertinentes à estrutura.

      Espero ter ajudado e respondido. De qualquer forma, me coloco à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Muito obrigado professor. Fiquei bem esclarecido sobre a situação.

    Abraço!!

  • Ola professor,
    gostaria de saber se quando a proposta de redação é apenas uma simples pergunta eu tenho colocar um titulo ou so discursar sobre a interrogação que me foi apresentada??
    Desde já,

    Muito Obrigada!

    • Olá Caroline. Você só precisa colocar um título na sua redação se for exigido pela banca, nas instruções. No entanto, se não for exigido e você colocar, não há problema. Lembre-se: se você colocar um título, inicie seu texto na linha imediatamente abaixo.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Oi

  • Boa Tarde Professor Edmundo,

    Primeiramente parabéns pela iniciativa! São iniciativas como essa e pessoas como o senhor que fazem diferença nesse país!Muito obrigado pelos esclarecimentos, compartilhando seu conhecimento, com certeza seu Blog é de grande interesse público, nossa já me ajudou muito, e creio que tantos outros estudantes Brasil a fora!

    Tenho uma dúvida… Fiz um concurso recentemente, e tinha um texto de um professor, e a banca, pediu pra que escrever uma carta resposta par ao texto do professor, eu empolguei um pouco, passei duas linha do limite e assinei a carta. Posso ser eliminado por ter ultrapassado o limite de linhas? Sendo que eram 25 e eu fiz 27?
    Desde de já muito obrigado!

    • Olá Vander. Bem, normalmente é mais comum eliminar uma prova quando o nº de linhas é inferior ao exigido. É bem provável que perca alguns pontos, mas não acredito em eliminação. No entanto, devo alertar que cada banca tem seus critérios, mais, ou menos, rigorosos. É comum nas instruções, quando a banca pede uma carta, orientar de que forma o candidato deve assinar, prestou atenção neste detalhe? Digo isso porque não se deve assinar uma redação com o próprio nome. Esta orientação é para evitar identificação da prova.
      Uma dica para a próxima: procure não fugir às instruções da banca para evitar prejuízos em sua prova.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor,tudo bem?Estou estudando para um concurso público e como tem um tempo que não me sento em um banco de escola,resolvi procurar solucionar minhas duvidas aqui na net.Achei o seu blog e confesso que fiquei muito feliz,pois de todos que olhei o seu é o melhor e mais completo.Vi que responde a todas as perguntas com igual atençao.Por esse motivo gostaria de parabeniza-lo.
    Abraços.
    Carmen Rejane.

    • Olá Carmen. Obrigado. Ajudar os visitantes a melhorar sua produção de texto é o mínimo que posso fazer. Plantamos uma semente que germina e dá frutos. Assim é a minha visão para a educação no Brasil. Eu realmente espero que um dia essa baixa qualidade de nossa educação e cultura seja apenas parte da história.
      Precisando de alguma coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • olá, professor amei esse site é muito importante.
    gostaria que o senhor me desse algumas dicas de como concluir uma redação pois é nessa parte que tenho muita dificuldade. gostaria de exemplos de como terminar quais palavras…parabenizo a você a esse carinho que tem responder a todos.parabéns um abraço.

    • Olá Maiara. Que bom que gostou do blog, fico feliz. Bem, você pode ler também este post com as dicas sobre conclusão.

      Uma conclusão é o fechamento de sua “tese”. Deve-se evitar palavras como: concluindo, finalizando, finalmente, enfim… para iniciar o parágrafo da conclusão. Ela deve ser sutil e expressar toda a sua mensagem.
      Particularmente, gosto, quando possível é claro, que os alunos deixem uma boa sugestão sobre o tema — veremos alguns exemplos abaixo. Isso fortalece sua posição. Contudo, nem todos os temas nos permitem deixar uma boa sugestão, apenas reforçar a ideia.

      Se temos um tema relacionado a violência, por exemplo, para uma dissertação expositiva, podemos concluir da seguinte forma:

      O combate às drogas é primordial para o controle da violência no país. Não é mais possível essa passividade das autoridades quanto ao caso. Policiar melhor nossas fronteiras, certamente impedirá a entrada dos entorpecentes, diminuindo, assim, a ação dos traficantes….

      Observe que eu criei uma situação de urgência ao caso, como um ultimato. Depois dei uma sugestão sobre o que penso que seria uma boa estratégia.

      Digamos que o tema fosse sobre a pena de morte, o que iria gerar uma dissertação argumentativa:

      Deve-se levar em consideração que uma vida não se paga com outra, mesmo que seja a do assassino. Para um povo de maioria católica, como o Brasil, a pena de morte vai contra todos os princípios do cristianismo. Antes de se pensar em sentença tão brutal, é melhor pensar em educar melhor o povo…

      Neste caso, confirmo minha posição sobre o assunto (tem que se tomar uma posição), faço uma evocação sobre as questões espirituais e ainda faço uma sugestão, de que deve-se buscar a raiz do problema.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • bom dia professor,obrigada pela ajuda abriu um pouco a minha mente. é que vou fazer 2{dois} vestibulares um dia 19/06 que é para faculdade gratuita e outro dia 05/06 para faculdade particular optei por fazer as duas pois tenho medo de não conseguir a gratuita caso não consiga tenho a particular estou com um pouco de medo de não passar em nenhuma das duas terminei o ensino médio ano passado sempre estudei em escola pública com ensino médio. estou assim não sei o que estudar reviso um pouco de redação faço um pouco de simulação mais não sei como estudar para esses vestibulares.me dÊ uma dica,uma orientação. obrigada.

    • Olá Maiara. Sua ansiedade é normal, significa que você está preocupada com seu futuro. O fato de você estar buscando o conhecimento já é uma fator positivo e uma grande vantagem frente a outros candidatos, parabéns.
      Veja, a melhor dica que posso te dar com relação aos estudos é: DISCIPLINA. Escolha um horário do dia para concentrar-se apenas em estudar. Faça desse horário um ritual. Faça um roteiro de estudos; cada dia você estuda tais matérias, por determinado tempo. Isso vai lhe ajudar a ter foco e organização.
      Pegue seu material escolar do ensino médio. A internet tem muitas informações complementares que podem ajudar. Pesquise.
      Quanto à redação, se conseguir fazer 2 ou 3 por semana, será ótimo. É preciso praticar, e muito. Leia revistas, jornais, fique por dentro do que acontece no mundo. É fundamental para formar bons argumentos.
      Pesquise aqui no blog, tem muitas dicas sobre redação e vários gêneros textuais. Tenho outro blog A Palavra Escrita. Tem uma categoria: Temas para Alunos. Toda semana vou colocar um tema para dissertação. Aproveite os temas e faça as redações. Pode me enviar por e-mail que eu faço as correções para você. Envie para: edmundo@professoredmundo.com.br .

      Você ainda pode se preparar para fazer o Enem e tentar uma vaga em Universidades Federais ou descontos em universidades públicas (PROUNI).
      Se você realmente quer fazer uma faculdade, basta ter a determinação e vontade, tenho certeza de que consegue.

      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Oi Profº Edmundo,
    Adorei o site! li seu artigo sobre: “Minha Redação Foi Anulada?” muito informativo. Tenho uma dúvida, sobre um concuso que fiz domingo 22/05, na redação pedia para escolher o gênero textual, que era Artigo de opnião e Carta de leitor, escolhi a pimeira opção. A dúvida é: não marquei a opção na prova, isso anula a redação? por favor me ajude!
    Muito grata!

    • Olá Fabiana. Obrigado por visitar o blog. Bem, não acredito que isso seja motivo para anular sua redação. Os gêneros que você mencionou têm características bem distintas e será fácil identificar o que escolheu. No entanto, sempre lembro aos visitantes que cada banca tem um critério de avaliação e, pode ser, mais, ou menos rigorosa.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Obrigado prfº, pela ajuda! a questão era justamente o não marcar a opção.
    a propósito, esqueci de mencionar que a banca é de Universidade Federal, provavelmente a correção deles será a mesma de um vestibular.

    Obrigado!

  • Olá professor, antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog!

    Eu sempre vejo e ouço as pessoas dizerem que para escrever bem é preciso ler bastante… Eu sempre fui uma leitora ávida, amo ler. Porém, quando eu pego a caneta para começar a escrever as palavras não fluem.
    Não sei o que fazer, as vezes eu formulo minhas ideias na mente, mas não consigo transpassá-las para o papel. O senhor por acaso teria alguma dica para resolver esse meu problema?

    Desde já agradeço-lhe!

    • Olá Silvia. Obrigado pela visita e pela participação. Bem, é preciso esclarecer algumas coisas. É a pura verdade que para escrever bem é preciso ler muito. No entanto, não significa que todo bom leitor é um grande escritor. Escrever exige técnicas, perseverança, correções, criatividade, etc… Todos esses elementos, certamente, podem ser aprendidos.
      O que você precisa é aprender as técnicas e praticar. Não se culpe pela dificuldade, é normal. A facilidade para escrever só vem com a prática e o tempo. Evidente que algumas pessoas tem mais facilidades que outras, mas isso não significa que não se possa aprender.
      A dica que posso te dar é: mesmo com dificuldade, escreva. Peça a alguém para corrigir, analisar, dar um feed-back. Assim, você vai corrigindo seus erros e com a prática tudo se torna mais fácil.
      Tenho outro blog exclusivo para produção de textos: A Palavra Escrita. Neste blog, toda semana posto um tema para meus alunos de redação. Aproveite, faça as redações propostas. Se quiser me enviar, eu faço uma análise com prazer. Você pode enviar os textos para edmundo@professoredmundo.com.br

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • olá professor mandei minha redação sobre o tema o computador como ferramenta educacional para seu email.agora espero não ter errado muito pois essa está sendo minha primeira redação feita desde o meu ensino médio ano passado. um abraço

  • Olá professor,
    Eu fiz o concurso da SEDUC/AM e na prova discursiva estava pedindo um texto dissertativo e eu esqueci de colocar o titulo no meu texto, fiz tudo introdução, desenvolvimento, conclusão…. Só que eu esqueci do titulo e agora? ´Será que eu vou ser desclassificada?

    • Olá Carla Caroline. Em primeiro lugar é preciso saber se nas instruções da redação exigia título. Você só tem que pôr um título se for exigido, caso contrário, não há obrigatoriedade. Mesmo assim, digamos que havia esta exigência e você esqueceu, não acredito que tenha sua prova anulada. Certamente irá lhe custar alguns pontos.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Obrigada Professor
    Então, não estava pedindo titulo e nem no edital o criterio de avaliação que está no edital é: coesão, coerencia, potuação, gramatica. O orgão responsavel é o cespe.

    • Olá Carla. Bem, nesse caso não tem que se preocupar. Vamos torcer para que tenha feito uma ótima redação e seja aprovada no concurso. Boa sorte.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá professor.
    Bom, tenho uma dúvida relacionada à conclusão. Meu professor de redação ensinou que para uma conclusão ser mais impactante deve-se conter uma solução para o problema apresentado na proposta, porém eu tenho demasiada dificuldade neste ítem, visto que não consigo encontrar “soluções” para certos problemas. Por exemplo, na redação de semana passada o tema sugerido era apresentar sua posição em relação às cartilhas do MEC contra a homofobia (“kit gay”). Fui contra, argumentei que as mesmas eram um incentivo à homosexualidade, mas que possível “solução” eu poderia encontrar?

    • Olá Lájila. Bom, não conheço o teor da proposta de redação que seu professor sugeriu. Seu professor tem razão quando diz que uma conclusão é mais impactante quando sugerimos uma solução para o tema proposto. Uma sugestão mostra para o leitor que você realmente tem uma opinião formada sobre o assunto e que, também, tem uma possível solução para o caso. Pense bem. Se você me disse que é contra a cartilha distribuída pelo MEC, você deve ter um motivo, concorda?? Em que fundamento se baseia seus motivos? Quais argumentos você tem para sustentá-los?? Você não pode simplesmente, num texto dissertativo, dizer que é contra por que é contra. Tem que apresentar argumentos bem fundamentados. Analise seus fundamentos e veja se neles não está a sua conclusão??

      No entanto, fica difícil eu dar uma sugestão sem analisar a proposta e a redação. Se desejar, pode me enviar o material que eu faço uma análise e, aí sim, oferecer uma sugestão.

      Se quiser, envie para: edmundo@professoredmundo.com.br terei prazer em ajudar.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá Professor!
    Parabéns pelo seu trabalho, continue assim …
    Tenho uma grande dúvida sobre as propostas que vem como apoio e informações sobre o tema.São as seguintes:
    1- Essas informações posso utilizar na minha redação fazendo citações, copiando informações ou só posso relacionar com a opinião que ireí argumentar?
    2- Na maioria dos vestibulares e do enem tem mais de um texto como proposta, então posso utilizar todos as propostas dadas ou posso utilizar como base somente uma ?

    Preciso muito que o Senhor responda-me, essas dúvidas, pois se Deus quizer ireí tentar vestibular no final do ano pela primeira vez !

    Desde já agradeço !

    Abraços.

    • Olá Vick. Obrigado por visitar o blog. Muitas propostas de redação vêm com textos de apoio. O objetivo destes textos é simplesmente orientar o candidato, oferecendo uma “direção” sobre o que a banca espera do texto.
      Quanto a utilizar partes, citações, etc… de qualquer dos textos de apoio, não é aconselhável. Isso pode lhe prejudicar a nota. Como disse, os textos são apenas para oferecer um apoio ao aluno, e não para ser utilizado no seu texto.
      Na verdade, espera-se que o aluno já tenha conhecimento prévio sobre o assunto tratado. Utilizando os textos de apoio para sustentar seus argumentos, a banca entenderá que você, provavelmente, não tinha conhecimento do assunto e, apenas tomou ciência dos fatos após a leitura dos textos de apoio.

      Espero ter ajudado.
      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • oi queria q me desse algumas dicas de como me dar bem em uma redaçao..vou fazer uma amanha é estou muito nervosa..bjs joseane

    • Olá Joseane. Obrigado por visitar o blog. Umas dicas rápidas.
      Antes de mais nada, leia e entenda bem a proposta da redação. A interpretação correta garantirá que você não fuja do tema.
      Após entender a proposta, selecione as ideias sobre o assunto; escolha três.
      Estas três ideias servirão como base para sua dissertação, ou seja, uma para cada parágrafo do desenvolvimento.
      Na introdução, procure dar uma visão geral sobre o assunto, você poderá usar as três ideias base para isso. Monte um parágrafo com elas.
      Para cada argumento (ideia) tenha um fundamento (fato) sobre o assunto. Dê exemplo para fortalecer.
      Na conclusão, apenas confirme o que disse. Não apresente nenhum novo argumento. Não inicie com: finalmente, concluindo, etc…
      Não escreva à lápis.
      Você pode navegar pelo blog e encontrará muitas dicas. Além disso, visite meu outro blog A Palavra Escrita, lá tem algumas redações de alunos e poderá ter uma ideia.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • vou presta vestibular e enem esse ano, e o meu grande problema é em não saber começar a redação e em parar! Demoro pra começar, mas quando começo tambem não paro e assim eu acabo ultrapassando o limite de linhas. Eu quero saber como faço para reverter isso …

  • Oi professor!
    Achei muito interessante o blog, fornece dicas preciosas aos vestibulandos!!
    Bom, é o seguinte: estou fazendo algumas redações (para o vestibular ), e estou tentando escrever redação do tipo carta também, já que no vestibular que farei é possível escolher entre escrever dissertação ou carta…
    Profº, tenho uma dúvida em relação à folha de redação (q deve ser entregue na hora da prova, porque nela tem um espaço para escrever o título (da dissertação), mas, caso eu escolha fazer uma carta, esse espaço (do título) deve ser deixado em branco?
    E outra coisa, entre a data, vocativo inicial e o texto, é errado deixar linhas em branco entre esses itens?
    Obrigada!

    • Olá Marina. Obrigado. Bem, algumas universidades têm mesmo o hábito de colocar um espaço dedicado ao título, no entanto, não significa que este seja obrigatório, a menos que esteja específico nas instruções. No seu caso, opção pela carta, simplesmente ignore este espaço, tendo em vista que em carta não se coloca títulos, ok?
      Bem, quanto à questão das linhas, não deixe nenhuma linha em branco. Veja o exemplo:

      Arapongas, 09 de Setembro de 2011.
      Prezada Sra. Marina,
      Venho por meio desta solicitar…..

      Deixar linhas em branco pode ser entendido pela banca como uma tentativa de diminuir o texto.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • Bom dia professor!

    Eu tenho uma dificuldade enorme de fazer redação , principalmente a introdução , consigo até ter ideias sobre o desenvolvimento e sei o que falar só na cabeça , quando vo passar para o papel sempre saiu do tema.Gostaria de saber se de alguma forma poderia me ajudar , ficaria muito grato , pois ja perdi em 2 vestibulares por conta da bendita redação desculpas a palavra , obrigado

    • Olá Cleverton. A primeira coisa a fazer antes de escrever uma dissertação é planejar. O planejamento consiste em listar e selecionar as ideias que lhe servirão de argumentos para defender sua opinião. Se fizer isso, dificilmente correrá o risco de fugir ao tema, como disse. Se você navegou pelo blog, percebeu que tem muitas dicas sobre como escrever uma boa dissertação, se não fez, aconselho a fazê-lo.
      No entanto, sua dificuldade em colocar no papel as ideias da cabeça é falta de prática e leitura. Se você começar a escrever uma redação por dia, tenho certeza de que irá melhorar muito a qualidade de seus textos. A leitura é fundamental para adquirir conteúdo e vocabulário. Pensar e falar é muito diferente de escrever, por isso ler é importante. Você aprende como se elabora e organiza um bom texto.

      De qualquer forma, posso avaliar algumas redações suas se quiser enviá-las para mim. Utilize o mail: edmundo@professoredmundo.com.br

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Professor Edmundo Santana

  • Olá prof. Edmundo. primeiro, parabéns pelo Blog!
    Bom, tenho dúvidas em relação ao uso repetido de pronomes relativos (que, por exemplo). Em redações, como o Enem, o uso repetido desses pronomes tem algum problema? Tem quantidade máxima de repetição deles? Gostaria de saber se a seguinte proposta de estrutura da redação é correta:
    Introdução –
    tema proposto + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3.
    Desenvolvimento – defender argumento 1, argumento 2, argumento 3.
    Conclusão – concluir o desenvolvimento.

    Desde já agradeço e espero sua resposta! Gostaria de receber a resposta tbm pelo meu e-mail.

    • Olá Jouberth,
      Qualquer repetição de palavras num texto é vista de forma negativa, mesmo se tratando de pronomes relativos. A própria forma de utilização destes pronomes, caso repetidos em demasia, pode tornar o texto cansativo. Não exite um nº mínimo de utilização de uma palavra, mas é importante usar o bom senso.

      Quanto à estrutura que apresentou, esta é a ideal. No entanto, aconselho, no desenvolvimento, um parágrafo para cada argumento. Em sua conclusão você poderá, além de fechar a ideia principal, sugerir uma solução ou alternativa para a questão em foco, dando sentido de urgência.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá, irei fazer um concurso domingo e estou com uma duvida quanto a redaçao.se for necessario colocar o titulo e nao tiver espaço adequado e linhas a mais do que a quantidade estipulada, devo colocar o titulo na linha 1 e começar na linha 3?ou começo na 2? Obrigada

    • Olá Laise. Se for solicitado um título e não tiver o espaço adequado, coloque-o na primeira linha e inicie seu texto na linha imediatamente seguinte (linha 2).

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá,professor!
    Gostaria que o senhor me desse uma opinião..
    Minha professora disse que o Enem prioriza a solução,ou seja a proposta de intervenção,já outros professores me disseram que o mais importante para o Enem é a argumentação. O que o senhor acha?
    Gostaria também que o senhor me desse dicas de como argumentar bem,meus professores dizem que nos meus parágrafos de argumentação eu apenas exponho fatos que causam os tais problemas da proposta e não argumentos!Como posso saber identificar e expor argumentos!
    Agradeço desde já!

    • Olá Fabiane. Na verdade, a boa dissertação é uma composição de bons argumentos com uma proposta na conclusão. Observe os critérios de correção da redação do Enem:

      I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
      II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
      III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
      IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
      V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

      Sendo assim, para se sair bem, será preciso de bons argumentos e uma solução para o problema abordado.

      Quanto à questão da argumentação, perceba que seus argumentos devem se basear em fatos. A diferença é que um fato é algum acontecimento, uma pesquisa, enfim, uma informação de conhecimento público. O argumento é sua visão do problema, sua opinião sobre a questão. Portanto, é preciso relacionar as duas partes. Seus argumentos (sua defesa) deverá estar fundamentada num fato.

      Espero ter ajudado. Se ainda tiver dúvidas, pergunte.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • Olá, professora!
    Gostaria de saber se é correto escrever em uma redação dissertativa ” podemos,estamos “

    • Olá Stephany. Uma dissertação é um texto impessoal, portanto, não se deve colocar nós, eu, podemos, devemos, etc…

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • gostaria de saber como devo organizar minha redação dissertativa argumentativa,pois vou fazer o enem e ano passado tirei quinhentos e poucos na redaçao esse ano tou decidida a tirar boa nota mas para isso preciso de grande ajuta quero saber com detalhes onde colocar o titulo e quantas linhas salto para começar o texto por favor mi ajude com explicaçoes detalhadas.devo começar meu texto na primeira ou segunda linha da folha indicada?

    • Olá Vaneide. Em primeiro lugar, inicie seu texto na imediatamente seguinte ao título (não deixe linhas em branco). Numa dissertação argumentativa, o aluno deverá refletir sobre seu ponto de vista, e buscar argumentos que fundamentem sua teoria em relação ao tema proposto, a fim de convencer o leitor. Seu ponto de vista deve estar baseado em evidências concretas e reais dos acontecimentos. Seus argumentos devem ter fundamento sólido.
      Quanto ao título, se não tiver um local específico, coloque-o na primeira linha e, como disse antes, inicie o texto na linha seguinte.

      Espero ter ajudado. Navegue pelo blog, tem muitas dicas úteis que irão te ajudar.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • Olá,Professor.
    Bom minha dúvida é em relação ao desenvolvimento de uma redação dissertativa do enem sei que o senhor sugere separar 3 ideias que tenha ligações para fazer a introdução mas em relação ao desenvolvimento posso separar novas ideias para cada desenvolvimento? ou devo procedir com as ideias que contém na introdução?

    valeu pelo espaço que o senhor disponibiliza para nós estudantes que sonha em uma vaga na faculdade.
    trabalho muito bonito

    • Obrigado Icaro. Quanto à sua pergunta; você deverá usar as mesmas ideias da introdução para o desenvolvimento. Se você utilizar ideias diferentes no desenvolvimento, seu texto ficará sem sentido, pois a introdução é uma expectativa geral do que você pretende defender. Inclusive, perderá ponto preciosos, pois cairá no problema de “prometer e não cumprir”.
      Pense na seguinte situação: você assiste ao trailer de um filme. O conteúdo lhe chama a atenção e você fica interessado em assistir. Quando você assiste ao filme, não tem nada do que viu no trailer. Você não acha isso estranho???

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Ola,Professor.
    queria saber se o senhor pode avaliar algumas redações minhas e falar alguns erros que cometo.
    Abraços

    • Olá Icaro. Recebi sua redação por e-mail. Vou fazer uma análise e te respondo.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá professor, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho, onde possa ajudar os alunos vestibulandos nervosos para conseguir uma vaga na universidade!
    Bom, mas minha dúvida é a seguinte:
    Ao fazer uma dissertação, texto argumentativo, narração, ou qualquer outro gênero, para colocar o título, onde não tenho espaço para ele, pois a linha já começa no nº 01, e o enunciado pede 25 linhas de texto, devo colocar o título na primeira linha, e contar as linhas a partir do primeiro parágrafo? E um resumo não deve ter título né? existe mais algum gênero que não necessite de título?
    Um Abraço.

    • Olá Laís. Normalmente quando a banca solicita que o aluno dê um título ao texto, é disponibilizado espaço específico. No entanto, caso o espaço não exista, você deverá colocar o título na primeira linha e iniciar seu texto na linha imediatamente seguinte. A contagem das linhas, neste caso, se dará a partir do título. Resumo não tem título.
      Quanto aos outros gêneros textuais, vou escrever um post com dicas sobre eles.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • olá professor, tenho 18 anos e vou prestar vestibular esse ano pela primeira vez, gostaria de saber se poderia analisar e corrigir ou fazer os ajustes necessários em uma dissertação que fiz sobre determinado tema. Desde já agradeço a atenção dispensada. Abraços, patrícia

  • olá professor, gostei muito do blog,parabéns .
    Bom, o Enem já ta aí, e a minha maior preocupação é a redação, pois tenho muita dificuldade em colocar o título e fazer a introdução, no entanto, no desenvolvimento e na conclusão até que me saio bem, mas o meu problema é esse, o senhor tem alguma dica quanto a isso ?

    obrigada pela atenção. beijos

    • Olá Lidiane. Normalmente as redações do Enem não exigem título, assim, você tem uma preocupação a menos. Com relação à introdução, deixo algumas dicas:

      1) procure dar uma visão geral sobre o assunto que vai tratar no desenvolvimento;
      2) Se você planeja sua redação, enumerando 3 ideias, por exemplo, essas ideias podem formar sua introdução;
      3) Você também pode usar a técnica da evolução histórica, muito bem aceita pelas bancas;

      Veja se com estas dicas você consegue melhorar suas introduções. Pode enviar para meu e-mail que dou minha opinião: edmundo@professoredmundo.com.br

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • Professor, tenho uma dúvida relacionada à redação do Enem. A proposta de redação sempre traz a “coletânea”, e fico com algumas dúvidas na hora de escrever. Por exemplo, no Enem 2010, o tema era “O trabalho e a dignidade humana”. Seria errado colocar ideias diferentes daquelas apresentadas nos textos de apoio (sem fugir do tema, é claro), deixando de lado, por exemplo, a ‘escravidão contemporânea'(um dos textos de apoio falava sobre isso), ou é melhor formular argumentos a partir daqueles textos? Correria o risco de perder pontos por usar ideias diferentes das da coletânea?

    Obrigada.

    • Olá Marina. Sendo o texto do Enem uma dissertação, não está errado colocar argumentos contrários aos textos de apoio. Numa dissertação você deve sempre colocar sua opinião sobre o assunto, independente se ela é ou não a mesma do texto de apoio. Apenas deve tomar alguns cuidados:
      – Não escreva em primeira pessoa;
      – Evite os pronomes pessoais (nós, eles, etc..);
      – Sua opinião deve estar embasada em argumentos fortes;
      – Dissertação é um texto impessoal;
      – Não faça críticas sem fundamento;
      Tomando esses cuidados básicos, certamente não terá problemas com seu texto.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • OLa Professor, gostaria de fazeer uma pergunta, referindo-se ao titulo. Eu posso ciar um titulo como uma pergunta, tipo.. Somos Iguais?
    Gostaria muito de ter a sua resposta, obriigada

    • Olá Milka. Sim, seu título pode ser uma pergunta, desde que a resposta esteja no texto. A resposta não precisa ser direta, mas, ao final, sua mensagem deve ter respondido a pergunta.

      E, sim, posso avaliar suas redações. Basta enviar para: edmundo@professoredmundo.com.br

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Será que tem como o professor avaliar algumas redaçoes ciadas por mim?

  • Olá, na hora de fazer a prova do enem 2011, a moça que entregou as provas disse que na redação era para colocar o TEMA, o título e depois esxrever o texto. Mas, creio que não era para colocar o TEMA. Agora estou preocupado.

  • eu fiz o enem, e na redação não havia espaço para o título e eles exigiam 7 linhas escritas, e como sempre faço, escrevi o título, pulei uma linha e começei a redação. as linhas estavam numeradas de 1 a 30 e o máximo de linhas eram 30, então quando acabei a prova fiquei preocupado para saber se perderei pontos, ou se terei a redação anulada ;S
    agradeço desde já

  • oi professor
    Eu escrevi o tema da redação na primeira linha e deixei 2 linhas em branco abaixo.
    eu só contei o numero de linhas depois q comecei a escrever a redação.
    eu perdi pontos?

  • olá professor.
    fiz uma redação do enem e acidentalmente esqueci o titulo.
    não sei o que aconteceu,fiquei nervosa, e derepente a introdução ja estava na linha do titulo.
    gostaria de saber se com isso vou levar ponto de corte,se vou ser desclassificada!
    e se possivel,gostaria de saber,no caso, quantos pontos serão descontados.
    obrigada, e desculpe o incomodo.Roberta

    • Olá Roberta. Como não era obrigatória a colocação de título na prova de redação, não será penalizada por isso.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Olá professor, tenho uma pergunta para vc, eu prestei o enem esse ano, e na redação eu não puis titulo, porém na proposta nao especificava se deveria ou nao conter o titulo, gostaria de saber se eu posso perde muitos pontos, ou ate msm zerar na redaçao?

    Obrigado.

    • Olá Caique. Não havia obrigatoriedade de título na redação do Enem, portanto, não perderá pontos, muito menos terá sua prova zerada.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Professor, me tire uma dúvida por favor!!!
    Fiz o ENEM, o título não foi pedido, então, deduzi que seria facultativo…
    então, o problema foi que eu coloquei o título, só que eu coloquei ele em uma frase contendo 3 palavras, só que em uma destas palavras eu esqueci uma letra, (deixando a palavra errada), só percebi depois que escrevi.
    mesmo eliminando esta palavra, continua existindo sentido completo no meu título.
    então, eu queria saber se o fato de eu ter esquecido essa letra, eu irei perder pontos, mesmo tendo sido facultativo o título?
    ou o título nesses casos é simplesmente ignorado?
    obrigado professor!

    • Olá André. O fato de ser facultativo o título não o exime de, ao colocá-lo, ter a prerrogativa de errar na ortografia de uma palavra. Colocando o título, ele passou a fazer parte de seu texto e será corrigido dentro das normas de ortografia. A questão de perder pontos ou não, vai depender do conjunto de seu texto. Normalmente, as bancas tiram pontos quando é perceptível erros ortográficos, principalmente se forem repetitivos. No seu caso, foi esquecimento de uma letra, um pouco diferente de errar a grafia.
      Não acredito em perda significativa de pontos.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • bom dia onte na prova do enem não tinha local pra botar o titulo eu coloquei em cima ,e não na primeira linha sera que perdo ponto?

    • Olá Isaac. Quando não há espaço reservado para o título, deve-se colocar na primeira linha da folha e iniciar a redação na linha imediatamente seguinte. No seu caso, como não havia obrigatoriedade de título, não acredito em perda de pontos por este motivo.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Olá, fiz a prova do enem desse ano e na redação não coloquei o titulo, em nenhum lugar da prova estava escrito ou tinha um lugar especifico para colocar o titulo. Perdi pontos por isso?
    obrigado desde já.

    • Olá Leonardo. Nas instruções não havia nada mencionando a obrigatoriedade de título, nesse caso, não há porque perder pontos.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Olá, coloquei o titulo da redação do Enem em cima das 30 linhas, mas na folha da redação dizia que iria ser zerada a redação se houvesse alguma palavra ou rabisco fora das 30 linhas. Minha redação foi anulada?

    • Olá Weridiana. Deixe-me entender. Contando com o título, sua redação passou das 30 linhas? Se foi isto que ocorreu você poderá ter sua redação anulada. Isto porque, as instruções são claras: máximo de 30 linhas.

      Vamos torcer para que relevem sua falha.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Olá professor,
    Solicito sua ajuda, realizei o ENEM neste domingo e creio que me saí bem na redação, porém, esqueci de colocar espaço antes do primeiro parágrafo, comecei no início da margem. É possível que a minha redação seja anulada por isso?
    Agradeço desde já!

    • Olá Gabriela. Duvido muito que sua redação seja anulada por este motivo. Esse tipo de falha não é razão para anulação. Se você esqueceu apenas no primeiro parágrafo. Se esqueceu em todos, ainda assim não é motivo, mas, poderá perder alguns pontos.

      Boa Sorte.

      Prof. Edmundo

  • Olá, estou com uma dúvida. Minha redação do ENEM 2011 de modo geral foi boa, porém cometi um erro grave, ao citar as redes social como auxiliar na queda das ditaduras no mundo árabe eu errei e coloquei emirados árabes. Será que perderei muitos pontos? Obrigado

    • Olá Patrícia. Não acredito que você perca muitos pontos por causa deste deslize. Se seu texto foi coerente, atingiu os objetivos exigidos pela banca, é compreensível uma pequena falha. Mas, veja que, a nota é dada pelo conjunto de vários fatores.

      Boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Professor, acho q me perdi durante a minha redacao do enem 2011 e enfatizei a internet como bem publico e q nao deve ser privilegio da minoria. Fugi completamente do tema nao é? Vou tirar zero? Fui mto bem nas provas. Errei so uma questao de matematica e estou yentando medicina. Há recurso? Att

    • Olá Karol. É verdade, você fugiu um pouco do tema. Segundo as normas do Enem a prova pode ser anulada se houver uma fuga total do tema. Ainda assim, o melhor é esperar pelo resultado.
      Minha dica, principalmente para você que vai fazer medicina, é que não se envolva emocionalmente no tema. Uma dissertação é um texto impessoal. Dessa forma, seus argumentos devem
      sempre se fundamentar em fatos e, jamais, na emoção.

      Vamos torcer para dê tudo certo.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Prestei o ENEM 2011 e na redação, cometi um ato falho deixando que meu texto ultrapassasse por duas vezes a margem direita em uma sílaba. Isso pode anular minha redação ou me valer alguns pontos? Grato

    • Olá Girção. Anulação da redação acho improvável, no entanto, pode lhe custar alguns pontos.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • Fiz o enem 2011 e cometi um grave erro, começei minha redação da linha 30. Não percebi que ela estava de cabeça para baixo, porém meu erro foi colocado em ata pela aplicadora, e segundo o edital não há nada que fale que minha redação não será corrigida, até porque essa é scaniada e escaniers podem ser virados. Qual a sua opnião ?

    • Olá Daniel. Seu caso é realmente muito interessante e, confesso, inusitado. Difícil opinar, uma vez que não há nenhuma previsão no regulamento para isso. Acho que aqui caberá o bom senso da banca. Se eu estivesse na banca, corrigiria.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Professor Edmundo gostaria de saber se o senhor ainda continua a avaliar redações por esse email:(edmundo@studiocriarte.com.br)? Ah segui seu conselho na redação do ENEM

    Grato,
    Andrei Almeida

    • Olá Andrei. Mais uma vez, peço desculpas pela demora, mas final de ano é sempre muito complicado. Já analisei um dos seus textos e enviei.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • oLÁ.

    GOSTARIA DE SABER SE AS REGRAS PARA DISSERTAÇÃO EM CONCURSO E VESTIBULAR/ENEM SÃO AS MESMAS.
    NO CASO DE ESCREVER UM TÍTULO, ELE DEVE VIR CENTRALIZADO, OU À ESQUERDA?
    EXISTE UM ESPAÇO CORRETO PARA SE DEIXAR PARA MARCAR OS PARÁGRAFOS NUMA DISSERTAÇÃO DESSE TIPO (CONCURSOS/SELEÇÕES)? OU BASTA DEIXAR O MESMO ESPAÇO MARCANDO TODOS OS PARÁGRAFOS PARA FICAR UNIFORME? OBRIGADA.

    • Olá Janaína. Dissertação é um gênero textual que deve ser respeitado por qualquer concurso, pois faz parte das regras da gramática da língua portuguesa. O que muda nos diferentes concursos é a metodologia de correção, pois cada banca pode definir seus critérios de peso e competência.
      Quanto ao título, quando exigido, não há uma regra específica, mas, normalmente escreve-se ao centro. Não existe um espaçamento definido para os parágrafos. Sempre aconselho a deixar um espaço próximo a 3 cm, mantendo os seguintes na mesma proporção, isso dá ao texto a estética desejada. Isso serve para qualquer tipo de concurso.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • brigado professor eu que lhe peço desculpas.
    Andrei Almeida

  • ola prof,
    fiz a redação do enem e deixei a linha do texto em branco, era pra por o titulo,mais esqueci de colocar o nome do titulo,e acabei começando a redação na segunda linha..
    lembrando que no enem não era necessario colocar titulo.

    isso me faz perder muitos pontos?
    posso até zerar a redação?
    ou a linha é desconsiderada?

    muito obrigado.

    • Olá Flavio. Normalmente o Enem não exige título, sendo assim, não é para você perder pontos por não ter colocado. Simplesmente, neste caso, não se considera a linha para efeitos de contagem do nº mínimo de linhas.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • bom,estou muito preocupado com isso,
    se vou perder muitos pontos,se pode ser zerada,se não vai contar a linha apenas( é o que eu espero ), por ter deixado a primeira linha em branco,e assim começado na segunda linha meu texto,

    mais se você disse que não vou perder muitos pontos,já estou mais tranquilo!

    obrigado professor!

  • Professor Edmundo,boa tarde.Hoje pela manhã fiz uma prova para o vestibular de jornalismo,por sinal foi uma excepcional avaliação.No entanto,esqueci de colocar o título,que também não foi pedido pela banca.tenho algunha chance de ser reprovado?OBRIGADO E PARABENS PELO TRABALHO.

    • OLá Jorge. Fique tranquilo, se não foi solicitado título pela banca, não tem que se preocupar. Você não corre o risco de ser reprovado por este motivo.

      Boa sorte.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá professor Edmundo,
    Estou com muitas duvidas referente as Enem, 1° em relacao a redacao, dei titulo e nao me lembro bem mas acho que pulei uma linha,sera que a redação é anulada? 2° em relação as questões que foram canceladas,das 13 acertei 5 e claro errei 8 rsr, isso no meu caso em particular, na sua opnião foi bom ou ruim?

    Desde já agradeço

    • Olá Renata.
      1º pular uma linha não é motivo para anulação da redação, pode até perder uns pontinhos, mas anulação, duvido muito. O que normalmente ocorre nestes casos, é a banca desconsiderar aquela linha na contagem geral. Caso seu texto, com essa linha, tenha menos de 7 linhas no total, aí sim, é motivo de eliminação.

      2º quanto às questões anuladas, esqueça-as. Não farão diferença nenhuma na contagem geral. O que vai acontecer é que as outras questões terão peso maior. No seu caso, em particular, acho que você saiu ganhando… rs…

      Boa sorte.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Boa tarde, estudo para concursos públicos e tenho uma dúvida muito cruel sobre a redação:
    O desenvolvimento pode ter 2 ou 3 parágrafos, havia aprendido que quando usamos 2 parágrafos, estes poderiam (e em tese deveriam) ser maiores.

    Gostaria de saber se uma redação com 2 parágrafos de desenvolvimento, um com 10 e outro com 7 linhas, poderia ser motivo para zerar a redação. Lembrando que a introdução e conclusão permaneceriam com 6 linhas.

    Muito obrigado

    • Olá Jeronimo. Isso não é motivo para zerar a redação. Apenas poderá perder alguns pontos por estética e organização das ideias. Normalmente, os parágrafos do desenvolvimento podem, sim, ter mais linhas que os outros, mas essas linhas limitam-se a 2 ou no máximo 3 a mais.

      Duvido muito que anulem sua redação, mas, da próxima vez, mantenha um ritmo mais equilibrado entre os parágrafos.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Boa tarde professor,
    Que alívio quanto a redação, mas tenho mais uma duvida, nas quetões de matemática das 44 quetões acertei apenas 13 questões, sendo que das 44 , 4 foram anuladas,entao sao 40 questões e 11 acertos, sera que consigo pontos necessários para pegar o certificado do ensino médio? e tambem concorrer a uma vaga em alguma faculdade?

    Obrigada.

    • Olá Renata. Bem, aí já é difícil responder, pois vai depender muito do curso que pretende fazer. Alguns cursos são bem mais concorridos que outros, neste caso, terá que ter uma excelente pontuação.
      Quanto à folha de rascunho, não vejo problemas nisso, é apenas rascunho.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • E mais uma duvida, a folha de rascunho que entregamos é para fazer calculos e escrevi meu rascunho da redação, sera que tem algum problema?

  • Então se eu quizer fazer relações publicas, jornalismo ou publicidade o senhor acha que consigo? eles tem muita concorrência? e quais sao os cursos menos concerridos?

    por favor se o encomodar analiza pra mim.

    Ciências humanas: de 42 acertei 27
    Ciências da natureza: de 40 acertei 16
    Linguagens e cod.: de 55 acertei 27
    Matemática: de 40 acertei 11
    Obrigada!

    • Olá Renata. As vagas que as universidades reservam para o Enem são poucas. É preciso ir muito bem na prova do Enem para conseguir conquistar uma vaga. Pelo que vi, você ficou dentro da média, mas, não acima dela.

      De qualquer forma, faça o vestibular. Esses cursos que pretende não são muito concorridos. Se você se dedicar, terá boas chances de passar.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Obrigada, e parabéns pelo Blog.
    Abraços

    • Obrigado, Renata. Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá professor!
    Gostaria de saber se, caso eu tenha esquecido de colocar o título no início da minha redação e o tenha lembrado no meio, poderia colocá-lo no final da redação. É melhor colocá-lo no final ou não colocar nada?

    • Olá Rebeca. Se você esqueceu o título e não deixou espaço na primeira linha, melhor não colocar nada. Título no fim da redação não faz sentido.
      Se nas instruções exigia um título, talvez você perca alguns pontos. De qualquer maneira, se colocar no final, perderá também.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • sempre a professora coloca temas na redação que eu não conheço direito oq eu faço? eu sempre fico com média baixa em redação queria muito melhorar mas não consigo de jeito nenhum são temas chatos que eu não conheço ai fica ruim

    • Olá Sirley. Bem, para se manter atualizada, sabendo sobre os assuntos mais utilizados como tema de redações, a melhor coisa é ler boas revistas e jornais. Se você não estiver atualizada, dificilmente irá se sair bem em redações.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • obrigada professor.. mas se o assunto é sobre ccopa do mundo de 2014 como eu a introdução???

  • se o assuno é sobre a copa do mundo de 2014 como eu faço o titulo ?? e a introdução?

    • Olá Sirley. Se você pegar um tema como a Copa do Mundo de 2014, sendo o Brasil o país do futebol, não faltarão argumentos.
      Por exemplo, você pode começar seu texto fazendo uma evolução histórica do futebol no Brasil, seus craques, a paixão do povo, etc…
      Quanto ao título, vai depender muito da proposta, ou seja, o foco.

      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Ola Professor!
    Como devo e como não devo começar uma introdução.

    • Olá Rivaldo. A introdução é o momento de despertar o interesse do leitor no texto. Sendo assim, procure dar uma ideia geral sobre o assunto, mas não ir direto ao ponto, crie uma expectativa. Você pode usar as ideias principais que selecionou para seus argumentos montando, com elas, um parágrafo. Uma outra técnica bem aceita é fazer uma evolução histórica sobre o assunto, abordando a situação como era e como está atualmente.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • professor é recomendado colocar primeira pessoa para expressar uma opiniao em uma dissertaçao argumentativa estilo enem?

    • Olá Thiago. Um texto dissertativo é impessoal, portanto não se deve usar 1ª , 2ª ou 3ª pessoa.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá Professor primeiramente gostaria de te parabenizar pela iniciativa muito obrigado.
    Agora gstaria de saber:
    Quais as expressões iniciais que devo utilizar no desemvolvimento?

    Agradecido por mais uma colaboração.

    • Olá Rivaldo. Cada pessoa tem um estilo próprio para se expressar. Tentar utilizar palavras ou expressões pré formatadas, pode criar uma contradição com seu texto. Inclusive, existem bancas que eliminam redações com essas características.
      Minha dica é: seja sempre afirmativo no que deseja expressar, use seu estilo próprio de se expressar, evite o vocabulário pobre.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Professor Edmundo, me esclareça uma duvida:
    – Quando ao finalizar um redação o ponto ao ficar em cima da margem, isso pode zerar minha redação ou só me custará alguns pontos?

    • Olá Andrei. Não acredito que seja motivo para anular sua redação, pelo menos nunca li nada a respeito disso em nenhuma banca. Alguns pontinhos pode lhe custar, mas não a anulação.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Professor me ajude por favor ? fiz a prova da UFG esses dias, estou morrendo de medo de ter fugido do tema.
    O tema foi ”Sociedade contemporânea: Generos em complementação ou em competição ?”

    Eu falei sobre a origem da oppressão da mulher, citei karl max com o livro ” A origem da familia, do estado e da propriedade privada”, depois dei um exemplo de qe os generos ainda estão se ”igualando” falando sobre uma lei qe foi aprovada nos EUA pelo Obama, que iguala salários de homens e mulheres.
    E na conclusão disse tipo qe ainda estamos caminhando para a complementação de generos…

    O que o senhor acha prof, eu fugi do tema? me ajuda por favor ): meu coraçãozinho está sofrendo. rs

    Ah e eu fiz editorial.

    • Olá Juliana. Pelo que você descreveu no comentário, não houve fuga do tema, que foi abordado de forma bastante inteligente. É sempre interessante citar grandes pensadores quando há ligação com o tema. A exemplificação economiza palavras e leva o leitor a perceber com mais facilidade a sua opinião.
      Um editorial é o que as revistas atualmente chamam de “Carta ao Leitor”. Se você redigiu o texto dentro da estrutura adequada, vamos esperar boas notas.

      Abraços e boa sorte.

      Prof. Edmundo

  • Olá, Professor!

    Prestei vestibular para a UECE hoje, o tema da redação foi escrever uma carta a um escritor que escreveu um texto sobre “o medo”. Nesta carta deveriamos concordar ou discordar de seu texto, bem como expor nosso ponto de vista.Fiz a redação (carta) com segurança mas esqueci a data e a saudação final. Anular ou não vai depender da banca, é isto?

    veja regulamento:

    8.5.1. Aspectos textuais:
    a) atendimento à instrução da prova;
    b) adequação da linguagem à situação;
    c) coesão e coerência:
    ? continuidade – uso adequado da referência;
    ? progressão temática – presença de informações novas;
    ? articulação – encadeamento lógico das idéias;
    ? ausência de contradição – coerência interna e externa.
    d) paragrafação.
    8.5.2. Aspectos formais:
    a) flexão nominal e verbal;
    b) concordância nominal e verbal;
    c) regência nominal e verbal;
    d) colocação pronominal;
    e) construção do período;
    f) crase;
    g) acentuação;
    h) ortografia;
    i) pontuação;
    j) translineação;
    k) inicial maiúscula;
    l) omissão/repetição de palavras.
    8.6. Cada erro de aspecto textual ocasionará a perda de 03 (três) pontos, e de aspecto formal, a perda de 1,5 (um e meio) pontos.
    8.7. A Redação deverá atingir o mínimo de 20 (vinte) linhas, sendo que cada linha não escrita até esse limite implicará a perda de 3,5 (três e meio) pontos.
    8.8. O não atendimento ao tema proposto para a Redação, a Redação ilegível, em branco ou escrita a lápis, implicará nota 0 (zero) nesta prova.

    • Olá Marcos. Bem, pelo que vi nas instruções da redação, é provável que você perca 1,5. A questão é se vai perder 1,5 pontos para cada falha, visto que pelo que disse esqueceu da data e da saudação, isto não ficou claro.
      Não acredito em anulação da redação, caso você tenha escrito o texto no formato correto (carta).

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Gostaria de saber se no decorrer do texto eu esquecer uma palavra no meio da frase e não ter mais espaço para colocá-la, no entanto sendo esta imprescindível para o texto, como procedo?

    • Olá Marcela. Esta é uma questão interessante e complicada. Tentar inserir uma palavra no texto irá prejudicar a estética da redação. É lógico que tudo depende sempre do rigor da banca, tirar mais ou menos pontos numa situação dessas. Minha dica é para não tentar inserir a palavra na redação, mesmo que considere a palavra importante, será sempre possível entender o conjunto; a frase.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • obrigadoo professor.. fiz uma otima redação e minha note foi a maior da sala 🙂

    • Olá Sirley. Parabéns, fico feliz. Continue sempre assim.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • olá professor deixei de dar espaço para início de paragrafo apartir do segundo ,ou seja coloquei apenas no primeiro paragrafo.
    quantos pontos perderei por isso? desde ja agradeço

    • Olá Igor. Essa é uma pergunta difícil de responder, pois cada banca tem seus critérios de pontuação. O que você deve ter em mente é que, não colocar os parágrafos no texto, significa escrevê-lo inteiro em apenas um parágrafo, conforme você mencionou.

      Isso irá prejudicá-lo com certeza. Faz parte das características de qualquer texto, a divisão em parágrafos, diferente do que hoje vemos na internet, onde os parágrafos são separados por uma linha em branco, o que não é a regra da língua portuguesa.

      Vamos torcer para que seu texto supere as expectativas da banca e os critérios pra este quesito não sejam tão rigorosos. Boa sorte.

      Abraços,
      Prof. Edmundo Santana

  • professor desculpe acho que me expressei errado .
    em relação a margem que me refiro. no primeiro paragrafo o da introdução, deixei espaço ,os 2cm +ou – ,mas apartir do segundo, apressado iniciei no começo da margem .quantos pontos +ou – perderei por isso.obrigado

  • Professor, fiz a prova do enem e usei exemplos da coletanea dada, eu nao copiei, apenas inseri a ideia trocando as palavras, posso perder muitos pontos por isso?

    • Olá Mariana. Não é aconselhável utilizar ideias ou exemplos do texto de apoio, pois a banca pode entender que você não tem conhecimento próprio sobre o assunto. É possível que você seja penalizada em alguns pontos por isso, mas o resultado final, vai depender mesmo é da qualidade geral do texto que redigiu.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • desculpe a insistência professor é que vi o senhor falar para a gabriela numma pergunta que ela lhe fez, que não é motivo para eliminação ainda que ela esquecesse de deixar epaço em todos os paragrafos e que poderia acontecer é perder alguns pontos por isso.fiz tudo certo, introdução ,desenvolvimento e conclusão,ao terminar um paragrafo comecei em outra linha normalmente.meu erro principal foi esse .não me leve a mal professor é q estou muito ansioso por esse resultado.

    • Olá Igor. Sobre o que você descreveu, não há motivos para anulação de sua redação. O que não posso afirmar é quantos pontos irá perder por esta falha, pois cada banca segue um critério particular de avaliação.

      Não há problemas, escreva sempre que quiser. às vezes posso demorar um pouco a responder, mas sempre respondo.

      Vamos torcer para que a banca seja complacente com este quesito e você tenha um bom resultado.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá, professor. Gostaria de fazer algumas perguntas!
    Se a parte de gramática do vest que fiz, no caso, vale 7 (de 28) pontos, e errei um acento de uma palavra (dei bobeira e escrevi Paris com acento agudo no a =\) e uma letra numa outra, porém escrevendo por cima a correta (escrevi um i em cima de um e), quanto seria descontado?
    numa redação com o tema “A Amazônia ao longo do tempo: pontos positivos e negativos”, como o senhor acha que eu deveria proceder?
    Muito obrigado e feliz Natal!

    • Olá Peterson. Na questão gramática, se foi apenas isso que errou, deve perder poucos pontos. Não tenho como precisar quantos pontos, pois isso depende do peso de cada questão, além da quantidade de questões da prova.
      Quanto ao tema da redação, teve algum texto de apoio?? Se teve, que conteúdo abordava? Normalmente os textos de apoio dão uma ideia do “rumo” a seguir numa redação.

      De qualquer forma, algumas ideias:
      Pontos positivos: maior floresta do mundo, biodiversidade, sequestro de CO2 e emissão de oxigênio, bacia higrográfica, etc… esses são alguns pontos positivos que poderiam ser abordados no texto.

      Pontos Negativos: área muito grande para ser monitorada, tanto na questão ambiental quanto nas fronteiras que favorecem a entrada de drogas.

      O ideal seria fazer um comparativo entre estes pontos, destacando sua opinião a respeito.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá, professor, os textos: http://img831.imageshack.us/img831/7183/red1w.jpg

    Demorei um pouco pra assimilar e bolar algo, surpreendentemente consegui escrever muita coisa, meu maior erro, acho, foi ter deixado um pouco de lado os pontos positivos. espero pegar pelo menos 18,6 pra seguir vivo, haha.

  • Olá Professor Edmundo,
    Hoje conferi o resultado do enem, gostaria que o senhor analizasse minhas notas e me desse a média total e se me dei bem, e se tenho chaces em alguma faculdade ,e se com esse resultado consigo o certificado do ensino medio??? e se devo tentar o prouni e sisu, ou faculdade particular e utilizar essa nota? sao tantas duvidas!!!!
    Linguagem…. 566.4
    matematica… 476.4
    ciencias humanas… 534.3
    ciencias da natureza… 514.9
    redacao…. 280.0

    • Olá Renata. Não sou especialista na prova do Enem, mas sei algumas coisinhas. A nota máxima para cada área de conhecimento é 1.000, no entanto, ainda não se pode avaliar seu resultado pelo total. É preciso esperar o INEP divulgar a maior e a menos nota, assim será possível avaliar o desempenho individual de cada estudante.
      O INEP ainda não divulgou estas notas (menor e maior), mas é preciso ficar de olho no SISU, pois segundo informações, as inscrições estarão abertas a partir do dia 26/12, próxima segunda.

      Boa sorte.
      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Obrigada professor.

  • Caríssimo professor Edmundo gostaria que o senhor me ajuda-se na correção de algumas de minhas redações.
    Se possível me repassando feedback.
    Se fosse possível claro.
    Desde já agradeço a compreensão
    Rafael.

    • Olá Rafael. Desculpe, estava viajando e só retornei ontem. Sim, é possível ajudá-lo. Você poderá enviar seus textos para edmundo@professoredmundo.com.br só não esqueça de enviar, também, a proposta da redação.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Professor *-* calma calm, não vim pedir ajuda, dessa vez, rsrs

    Vim lhe desejar um feliz ano novo *-*
    admiro professores assim, que se importam mesmo com as pessoas, com um futuro melhor. Tudo de bom nesse ano professor! *-*

    • Olá Juliana. Obrigado pela mensagem. Estava viajando e sem acesso à internet. Quem sabe outras pessoas seguem o exemplo e vão se dando um pouquinho para os outros, assim, conseguiremos construir um mundo melhor.
      Muito sucesso em 2012.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá Prof.Edmundo,prestei o Enem 2011 fiz uma boa prova tirei 700.0 na área de exatas mas deixei a desejar na redação com 460.0 para um curso como engenharia isso peso muito na minha média final, bem queria saber se o senhor tem tempo para corrigir algumas redações minhas pelo e-mail e falar onde eu realmente eu estou errando,pois e a única área que eu ainda não consigo dominar.

  • Ola professor, bem desculpe pelo atrasos das redações mas foram por motivos de saúde só queria dizer que já enviei as redações.

  • Olá! Fiz o concurso da caixa e tinha uma prova de redação cujo tema era progresso e acúmulo do lixo.
    Tinha 30 linhas, escrevi nas 30, porém, ao terminar, com medo de deixar de colocar o título, coloquei-o em cima das linhas disponíveis para o texto. O espaço era um retângulo com a palavra REDAÇÃO, coloquei o título do lado dessa palavra. Será que terei minha redação anulada? Já viu algo do tipo?

    Obrigada

    • Olá Suzana. Pelo conhecimento que tenho sobre redação em concursos, nunca vi uma redação ser anulada por este motivo. A redação no concurso da CEF não exigia título, portanto, se você não tivesse colocado título não teria problemas. Com relação à posição onde colocou o título, dependendo do rigor da banca, poderá perder alguns pontos, mas não acredito.
      Boa sorte no concurso.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Adorei.Me ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas.Estão de parabéns pelo site..

    • Olá Stefany. Obrigado. Fique à vontade para voltar quando quiser.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Boa noite professor. Prestei um concurso e fiz uma redacao onde o edital pedia no minimo,15 e no maximo 30 linhas e fiz justamente as 15 linhas, mas eu fiz 3 paragrafos com 5 linhas cada. É errado dessa forma? caso eu tenha feito errado qual seria a forma correta? Obrigado!

    • Olá Saulo, desculpe a demora. Mudei o blog de servidor e ainda estou reorganizando. Mas, respondendo sua pergunta, você fez o que pediu o edital, nada errado. O que não poderia fazer é menos de 15 linhas ou mais de 30. Fique tranquilo quanto a isso.

      Abraços,
      Prof. Edmundo

  • Olá, professor. Tudo bem?
    Gostaria de saber se eu posso enviar algumas redações para vc corrigi-las… irei digitalizá-las no formato “pdf”. Pode ser?
    Qual o contato atual?
    Muito obrigado.

    • Olá Junior. Sim, pode enviar, mas por favor, não digitalize. Após escrever na folha, peço que digite em word ou mesmo no e-mail. É mais fácil para corrigir, pois faço as observações no próprio arquivo além de poder marcar partes do texto.
      Pode enviar para: edmundo@professoredmundo.com.br

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor, tudo bom?

    Eu prestarei vestibular este ano. Eu estou com uma dúvida: o aluno pode colocar no início de redação expressões como “É inegável”, “É notório”, “É preciso”?
    Outra: durante o texto, posso utilizar essas expressões ou palavras como “infelizmente”, provavelmente”, na redação?
    Mais uma: de que maneira a banca pode me tirar ponto na redação?

    Agradeço,
    Roberto.

    • Olé Roberto. Sim, você pode utilizar estas expressões no início, mas serão mais efetivas na conclusão. Quanto ao “infelizmente, não há problema algum, porém, deve-se cuidar de que forma irá utilizar o “provavelmente”, pois numa dissertação, por exemplo, devemos ter certeza do que falamos. Nossos argumentos deverão sempre estar baseados em fatos.
      Quanto aos pontos: excesso de erros (ortografia, pontuação, etc..), falta de coesão e coerência, não respeitar a estrutura do gênero textual. Basicamente estes são os mais comuns, mas depende de cada banca o rigor na correção.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, escreva.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor,

    Estas expressões (É inegável, É notório, É preciso) podem ser usadas no desenvolvimento?

    Agradeço,
    Roberto.

    • Olá Roberto. Não vejo problemas com o uso destas expressões. São palavras fortes que causam impacto. Contudo, procure deixar o “é preciso” para a conclusão, dá um sentido de urgência na ação que você irá sugerir.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor, posso utilizar expressões como “muitas pessoas”, “algumas pessoas”? Pergunto, pois “muitas” e “algumas” são pronomes indefinidos, ou seja, ideias vagas.

    Att,
    Roberto.

    • Olá Roberto, desculpe a demora na resposta. Veja, não está errado usar estas expressões, contudo, se puder evitá-las, tanto melhor. Costumo orientar meus alunos a evitar ao máximo expressões muito genéricas para evitar interpretações dúbias. O melhor é ser objetivo.

      Espero ter ajudado.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • È um erro grave a não ocupação total da margem ou ultrapassá-la nem que seja um linha?

    • Olá Lucas. Sim, pois fere um item muito observado pelas bancas; a estética. Evite deixar espaços vazios ou ultrapassar a margem.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá professor, td bem?

    Desejo saber, professor, como faço para mandar bem em provas discursivas de língua portuguesa, pq sempre acho que interpreto certo e respondo errado. O que faço?

    Att,
    Renata.

    • Olá Renata. esse é um problema geral. Antes de iniciar sua resposta ou a redação, analise com cuidado a proposta ou pergunta. Observe os detalhes, muitas vezes, a resposta está na própria pergunta. É muito comum em provas discursivas, manter um padrão de tema, preste atenção no foco que a banca deu à prova. Responda sempre como se estivesse fazendo uma dissertação, ou seja, objetivo, claro e simples.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, mande algumas respostas para mim que eu dou uma olhadinha: edmundo@professoredmundo.com.br

      Abs
      Prof. Edmundo

  • OI PROFESSOR, GOSTARIA DE SABER SE PERCO MUITO PONTO EM UMA REDAÇÃO CASO EU ESQUEÇA DE COLOCAR O PRIMEIRO PARAGRAFO? OBRIGADA.

    • Olá Eliana. Bem, sua pergunta me pegou de surpresa. Todo texto deve ter parágrafos bem definidos. Se por acaso você não deixou a margem definindo o primeiro parágrafo, certamente irá perder alguns pontos. Quantos? Isso vai depender muito da banca. Cada uma tem seus critérios.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Fiz uma dicertação onde que cada linha estava subsequentemente enumerada de um a trinta que era a quantidade máxima, esses números estavam dentro das margens de escrita, no canto esquerdo, eu escrevi por cima dos números pensando em manter um padrão de afastamento da margem somente ao iniciar os parágrafos….. Perderei pontos ou até mesmo reprovarei por isso??? Aflito demais com essa dúvida!!!

    • Olá Mauro. Bem, na verdade não era para escrever sobre os números. Contudo, não acredito em anulação da redação por causa disso. Talvez alguns pontos. De qualquer forma, acho um absurdo colocar a numeração dentro da margem.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá Professor. Gostaria de saber se é preciso utilizar todas as linhas propostas na folha?
    Aguardo sua resposta.

    • Oi Juliana. Você deverá utilizar o nr de linhas definido pela banca. Normalmente as bancas definem um mínimo e um máximo; respeite rigorosamente esta faixa, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Eu pulei linhas entre os parágrafos e não dei espaço de margem nos mesmos meu sonho é ser biólogo. Sera que posso ser eliminado?

    • Oi Rone. Veja, tudo depende mesmo do rigor da banca. Mas adianto que há essa possibilidade. A margem é estrutural para qualquer texto, portanto, a banca se for realmente rígida, pode eliminar sua redação. Eu sinto muito por isso. O que resta é torcer para relevem.

      Boa sorte.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Bom dia!

    Fiz o enem nesse final de semana e estou com uma duvida sobre a redação.
    a minha redação teve uma boa introdução um bom desenvolvimento eu fui bem,
    mas tinha esquecido de colocar o titulo e no final eu coloquei em cima da margen
    da redação.
    Neste caso é corte de pontos?
    ou a redação é anulada?

  • Professor, tenho uma grande duvida. Fiz uma redação que exigia de 20 a 25 linhas. Fiz 21, porém, pulei uma linha do titulo para o corpo do texto. Comecei da linha 3 e fui até a 21.Por causa do espaço entre o titulo e o corpo perdi uma linha, ficando com 20 ao todo, isso se contarem com o titulo. Lembrando q não havia espaço para o titulo. Minha duvida é: Quando não há espaço reservado para o titulo a banca vai contar o titulo como linha? Eu perdi pontos por ter pulado uma linha?

    • Olá Lucas. Tecnicamente o título conta como linha, quando não há espaço destinado. Pular uma linha foi um erro grave e, sim, pode custar pontos. Agora só vai depender do rigor da banca quanto à contagem de linhas. Minha dica é: se a banca exige de 20 a 25 linhas, escreva 23 ou 24.

      Abs
      Prof.Edmundo

      • Obrigado professor, esclareceu minhas duvidas.

  • E parabéns pelo site!

  • Bom dia Professor!
    Minha redação foi uma narrativa, uma história!
    Só que o meu titulo coloquei a cima das linhas , tinha 30 linhas fiz 26 linhas …Será que pedir pontos?? :/

    • Oi Naiara. Não é correto, mas não vejo motivos para perder pontos.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Bom dia Professor!
    Minha redação continha 30 linhas só fiz 26 será que tem algum problema?

    • Oi Naiara. Você tem que seguir as instruções da banca. Se o mínimo era de 30 linhas, então é um problema. Se a banca não fez referência ao nr de linhas, não terá problemas.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Boa noite professor, na minha tese eu utilizei uma citação, e errei a última letra do autor, pesará muito na redação?

    • Olá Maysa. Não vejo problemas. A banca entende como um erro comum.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor, tenho ficado muito ansiosa por querer saber uma grande dúvida. Fiz o Enem esse ano e só fiz 1 parágrafo de desenvolvimento, gostaria de saber se é um erro gravíssimo onde perderão muitos pontos ou critério direto de eliminação?

    • Oi Lilian. Uma dissertação tem como estrutura 3 parágrafos. Se você escreveu assim (introdução, desenvolvimento e conclusão), não terá problemas.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Na minha redação, ultrapassei tres letras ao final da ultima linha, ela pode ser zerada, no caso do Enem?

  • Oi professor!
    Fiz a redação da segunda fase da fuvest, mas cometi um grande erro.

    Havia um espaço de 30 linhas para a dissertação, porém comecei a escrever fora do espaço a primeira linha…

    Então, oficialmente, minha redação começa na linha 1 em uma frase sem sentido.

    é motivo de zerar?

    Quando percebi já estava passando a limpo o paragrafo de conclusão..

    POR FAVOR, ME AJUDE!

    • Olá Anna. Sinceramente este é um caso incomum. De qualquer forma, nunca ouvi dizer sobre anulações nestes casos. Pontos, provavelmente.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Olá Professor Edmundo Santana. Estou apenas de passagem, mas eu gostaria de retirar uma dúvida. O ”Professor” pediu pra fazer uma ”Dissertação” de três folhas, ou seja, 90 linhas. Bem, pensando no caso, a ”Introdução deve conter no mínimo 18 linhas, o ”Desenvolvimento abrangente assim como a conclusão. Não sei ao exato se é este padrão que devo seguir, segundo a abordagem pendente do professor.

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente, Marcos.

    • Oi Marcos. Confesso que uma dissertação de 90 linhas é alago fora dos padrões. Enfim, aconselho você a escrever seu texto com mais de cinco parágrafos, pelo menos sete. Parágrafos muito longos deixam o texto cansativo e confuso.

      Espero ter ajudado.

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Prezado Professor, fui aprovado em uma prova da polícia civil GO. Excelente colocação! Em minha redação dissertativa, ao transcrever para folha oficial, eu não dei, no parágrafo inicial o espaço marcador do parágrafo! Afoito, iniciei rente à margem! Os demais parágrafos estruturei de forma correta!
    Com sua experiência, posso ser eliminado? Ou perco apenas alguns pontos?

    Grato.

    André

    • Olá André. Acho difícil sua redação ser eliminada. Certamente lhe custará alguns pontos, mas eliminação, não creio.

      Abs
      Prof.Edmundo

  • Oii prof eu tenho uma duvida, no ensino medio eu aprendi fazer redaçao de 3 ou 5 paragrafos no total, e eu sempre achei mais facil fazer de 3, dividir Introduçao desenvolvimento e conclusão em 1 paragrafo cada, estou indo hoje fazer o enen, sera que é errado usar 3 paragrafos ja que o maia correto é 5 como eu pude perceber aqui nas postagens?.. abraço????

  • Ola professor.. fiz uma redação argumentativa. No entanto fiz apenas 1 parágrafo de desenvolvimento. Posso ter zerado a redação por isso?

  • Olá Professor! Minha introdução no ENEM foi assim:

    No Brasil, o índice de discriminação racial aumentam a cada dia,
    conduta está que nos faz refletir como buscar formas de amenizar
    este problema.

    Serão descontados muitos pontos pelos erros relacionados a impessoalidade
    e verbos na terceira pessoa? Obrigada!!

  • Bom Dia professor
    Se eu passar o máximo de linhas, minha redação é desclassificada ou apenas perde ponto?

Leave a comment