jul
26
2013

Enem 2013 e a Redação


enem e redação

O enem 2013 está se aproximando, você está se preparando adequadamente? Pela minha experiência no blog, desde 2009 escrevendo sobre técnicas de redação, sei que muita gente deixa para se preparar em cima da hora. Cultura do brasileiro. No entanto, venho alertando aos meus visitantes e assinantes, que deixar para se preparar para a redação em cima da hora, pode ser um péssimo negócio. Escrever uma boa redação exige do aluno uma série de conhecimentos, bem como, dominar algumas técnicas de redação.

Todo ano é a mesma coisa. Chega na véspera e o blog recebe um excepcional volume de visitantes e, muitos deles, com perguntas e dúvidas básicas. Já chegaram a me perguntar como se faz uma redação, pois a pessoa não tinha ideia nem de como começar. Bem, posso até ajudar, mas não faço milagres, não é?

Em primeiro lugar você precisa de prática, e não é com um dia que vai consegui-la. São pelo menos uns bons seis meses de preparação, no mínimo, para começar a desenvolver bons textos, isso escrevendo, no mínimo, três redações por semana.

O Enem 2013 e a Redação

Não se pode negar, a redação do Enem está sempre envolta em polêmicas e problemas. Todo ano o INEP e o MEC  vêm à público tentar se retratar de alguma forma ou se desculpar por algum problema ocorrido. São inúmeros candidatos que solicitam revisão da correção, notas díspares da mesma prova e etc… Anos passado, um dos casos veio à tona na revista Veja. Simplesmente um candidato reescreveu grandes partes do Hino do Palmeiras em seu texto e, por incrível que possa parecer, acabou tirando uma nota considerada boa.

O fato é que este candidato quis fazer um testo para provar a falta de critérios dos corretores. O rapaz já cursava a faculdade de medicina e prestou o exame apenas para comprovar sua teoria. O pior é que não estava errado, infelizmente. Com tantos problemas é natural que os alunos sintam-se inseguros com esta parte da prova, tão importante para conquistar uma boa nota e, em muitos casos, conseguir uma vaga em universidades federais e no Prouni.

Portanto, fique ligado e comece a se preparar desde já, ainda dá tempo de aprender muita coisa. Fique ligado no blog. Assine nossas newsletter e receba todas as novidades postadas. Ainda falaremos muito sobre redação antes do Enem 2013.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

6 Comments+ Add Comment

  • Olá, professor!

    Em primeiro lugar, gosto muito das suas dicas de redação. Me ajudaram bastante a fazer.
    Professor, venho aqui neste site para me ajudar a conseguir fazer boas provas discursivas de Língua Portuguesa. Eu estou quase terminando a minha faculdade em Letras, mas tenho dificuldade em fazer questões discursivas. A banca me dá uma questão com texto que eu consigo entender, aí, quando faço a minha prova discursiva, não consigo tirar boas notas. Quais seriam os meus erros, professor?

    Agradeço e atenciosamente,
    Renata.

    • OI Renata. Como disse acima, preciso ver algumas de suas respostas pra ter uma ideia e, assim, poder ajudá-la. Envie para mim, ok??

      Abs
      Edmundo

  • Professor, será que poderia fazer um post explicando como fazer um relato? Pesquisei sobre o assunto e achei praticamente a mesma coisa de um resumo, fiquei muito confusa.

    Obrigada desde já.

    • Oi Amanda. Acho que não escrevi nenhum post sobre relato, né??? Obrigado por solicitar. Vou escrever um post sobre o assunto, ok??

      Abs
      Prof. Edmundo

  • Professor fiz o vestibular de inverno 2014 e não assinei a redação, por não ter assinado posso ter zerado a minha redação?

    • Oi Lucineia. Se na proposta foi solicitado que você assinasse o texto, sim, a banca pode zerar sua redação. Contudo, vamos torcer para que a banca não seja tão rigorosa a ponto de zerar, mas apenas lhe tirar alguns pontos. Lamento.

      Abs
      Prof. Edmundo

Leave a comment