dez
8
2009

Enem 2009 – Prova de Redação


redacao2Enfim, após uma turbulenta fase negra, o Enem aconteceu. Digo turbulenta, e, sem exageros, por que, convenientemente o tema da redação foi bastante propício aos acontecimentos que envolvem nossos governantes. Além disso, o próprio Enem sofreu na “pele” o problema que assola este país; a corrupção.

Recebi algumas redações de alunos que fizeram o Enem. Pediam que desse minha opinião. Confesso que gostei do que li. Espero, sinceramente, que este blog esteja ajudando alunos a melhorar seus textos. Pude perceber a visão que estes alunos têm do grande problema que atrasa a evolução do Brasil. Infelizmente, para combater este fardo nas urnas, somos uma minoria.

Todos concordam que a educação é a chave para o sucesso e o progresso, e isso foi quase unanimidade nos textos. No entanto, conforme o tema, a banca solicitava uma proposta de ação social, que respeite os direitos humanos, sobre o tema “O Indivíduo Frente à Ética Nacional”. Está mais do que claro que, inserido neste tema, a política é o personagem principal. Mas, por que uma ação que respeite os direitos humanos? Para que não ocorra o que, infelizmente, já vivemos em outros tempos com a ditadura.

Por outro lado, quando se fala do indivíduo frente à ética nacional, podemos, também, entender que a banca gostaria de saber como nós, indivíduos, podemos promover a ética. Alguns caminhos poderiam ser percorrridos para defender seus argumentos, argumentos que têm relevância com a proposta de ação.

Nas redações que li, apesar de sugestões apresentadas, nenhuma atingiu em cheio este objetivo. Basicamente, levantaram a bandeira da educação, o que acho corretíssimo, porém, isso fica para uma geração futura, pois a educação vai atingir a base, portanto, resultado a longo prazo. Não está errado, de forma nenhuma. Mas, precisamos de ações emergentes e eficazes contra quem “ofende” a imagem do nosso povo.

Pense a respeito. Escreva, dê sua opinião.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

  • Prova de Redao…

    Enfim, aps uma turbulenta fase negra, o Enem aconteceu. Digo turbulenta, e, sem exageros, por que, convenientemente o tema da redao foi bastante propcio aos acontecimentos que envolvem nossos governantes. Alm disso, o prprio Enem sofreu na pele o probl…

Leave a comment