jun
20
2012

Em Busca do Equilíbrio


Vivemos num mundo cada vez mais acelerado. A busca pela independência financeira, pelo sucesso, pelo reconhecimento e muitas outras, faz com que deixemos de lado a busca pela essência do ser.

Quando fui praticante assíduo do tai-chi-chuan, aprendi muito mais do que fazer movimentos leves e graciosos. Aprendi a buscar o equilíbrio. Esse aprendizado me levou a construir um estilo de vida baseado neste princípio. Fui apresentado à filosofia do TAO que prega o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, em que tudo na vida está diretamente ligado; equilíbrio.

A imagem que acompanha este artigo, representa o Yin e Yang. Muitos de vocês já devem ter visto, no entanto, acredito que poucos saibam o que significa. O yin e yang, representado por dois “prixinhos” girando eternamente entre si, representam, na verdade, a essência do equilíbrio, segundo a filosofia do TAO.

Os opostos se atraem, preto e branco, céu e terra, fogo e água, etc… este é o princípio do equilíbrio. Partindo desta filosofia, venho ensinando em treinamentos e aos meus alunos de redação sobre a importância de encontrar o equilíbrio.

Esta incessante correria do dia a dia nos faz esquecer de nós mesmos e, quando percebemos, estamos atolados de problemas, doenças, estresses, etc… Seria tão mais simples se cada um dedicasse 10 a 20 minutos por dia para si mesmo. Fazer uma autoanálise da vida, do seu dia, de suas atitudes. Meditar, respirar, caminhar, não importa, desde que você reserve este tempo para você.

Como tempo você irá perceber que os problemas não parecerão tão grandes quanto se imaginava. Seus relacionamentos serão mais duradouros e firmes. O sucesso e a independência financeira fluirão naturalmente, no seu devido tempo.

Pense nisso.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment