maio
15
2012

Redação Online – Dissertação – parte 03


texto

Redação Online

ESCREVENDO O TEXTO

Vimos no post anterior, Curso de Redação Online – Dissertação – parte 02, os tipos de redação dissertativa. Vimos, também, sobre planejamento, definição de objetivos e o levantamento das ideias.

Já falamos, também,  da estrutura,  e sua variável mais bem aceita pelas bancas; aquela que contém 5 parágrafos, no entanto, essa variável irá depender, exclusivamente, do nº de linhas imposto pela banca. Em 2008, a banca do Enem exigiu um texto com o mínimo de 7 linhas, menos que isso, a redação é anulada. Confesso que escrever uma dissertação em 7 linhas será uma tarefa das mais árduas, a não ser que você tenha uma grande capacidade de concisão. Não recomendo.

Aproveitando bem as ideias selecionadas, você não terá a menos dificuldade em desenvolver um texto de qualidade. Lembre-se: pergunte POR QUE? Com isso terá bons argumentos e exemplos para ilustrar suas ideias. Usar bons exemplos é uma forma de ilustrar sua ideia e “economizar” uma boa quantidade de linhas, aproveitando-as com mais objetividade e concisão.

Na postagem anterior, vimos a classificação das ideias. Para ajudá-lo neste processo, utilize as seguintes ferramentas:

Levantamento das ideias:

– concentração populacional nos grandes centros;

– excesso de produtos descartáveis e embalagens não degradáveis;

– falta de empenho da administração pública.

FATO: Excesso de lixo nos grandes centros

– Causas: concentração populacional, excesso de produtos com embalagens não degradáveis, falta de empenho da adm pública.

– Consequências: agressão ao meio ambiente, falta de locais apropriados para a quantidade de lixo, descarte indevido das embalagens gerando, locais mal preparados para receber o lixo.

– Soluções: conscientização da população, incentivo à reciclagem, preparação adequada dos locais para o descarte.

 

Seguindo este esquema, dificilmente você correrá o risco de fugir do tema. Terá mais chances de escrever um texto de qualidade.

Estética

A apresentação de seu texto diz muito sobre você. Assim como em qualquer trabalho desenvolvido, a apresentação de sua redação também será levada em consideração. O que eu quero dizer com isso?

Suponhamos que você consiga desenvolver seu texto em 15 linhas. Neste caso, o mais adequado é dividir cada parágrafo com 5 linhas, ou, distribuir as 15 linhas em 4 parágrafos, sempre acrescentando as sobras de linhas aos parágrafos do desenvolvimento.

Outro aspecto relevante a se considerar: use todo o espaço da linha. Não deixe sobras ao final de uma linha. Faça uma linha imaginária, ou mesmo a lápis, na vertical do lado esquerdo, para manter o início de cada parágrafo na mesma posição. A estética do seu texto faz parte integrante do conjunto e, como tal, também é considerado pela banca.

 

Observações Importantes

– Letra legível;

– Procure escrever em manuscrito. Se você escreve com letra de forma, defina bem as maiúsculas;

– Não ultrapasse as margens, como também não deixe espaço sobrando, a não ser, é lógico, que seja fim de parágrafo;

– Escreva à caneta;

– Observe e respeite todas as instruções da banca (nº de linhas, tipo de texto, cor da tinta, etc…);

– Não fuja do tema;

– Seja inteligível (claro, de fácil compreensão).

Só aprendemos a escrever, escrevendo. Portanto, pratique muito.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment