maio
9
2012

Redação Online – Dissertação – parte 02


redação online

Redação Online

Muito bem, vimos no post anterior Curso de Redação Online – Dissertação – parte 01 uma pequena introdução sobre Dissertação. Vamos conhecer, agora, os tipos de dissertação que usualmente são cobrados nos vestibulares e Enem, bem como também, em concursos públicos. São dois os tipos:

Expositiva:  neste tipo de dissertação o aluno  deverá expor suas idéias acerca de um determinado tema. Normalmente, os temas são voltados para notícias e atualidades, ou seja, fatos que não têm motivos para questionamento. É feita uma amplificação da idéia central, demonstrando sua natureza, antecedentes, causas próximas ou remotas, conseqüências ou exemplos.

Argumentativa: neste tipo, o aluno deverá refletir sobre seu ponto de vista, e buscar argumentos que fundamentem sua teoria em relação ao tema proposto, a fim de convencer o leitor. Seu ponto de vista deve estar baseado em evidências concretas e reais dos acontecimentos.

Uma dissertação é um texto impessoal e nunca deve-se usar pronomes pessoais, principalmente a 1ª pessoa. Tenho lido muitas dissertações em que os alunos se incluem no texto, como: devemos, temos, etc… Neste caso, deixa de ser impessoal no momento em que você se insere na argumentação.

Um grande problema ao iniciar uma dissertação é como começar? Muitos alunos perdem tempo valioso para iniciar o texto. Neste curso, vamos começar explorando o PLANEJAMENTO do texto, parte essencial para o sucesso da redação. A maioria dos alunos e candidatos não planeja o texto e correm o sério risco de cometer deslizes, divagações, fuga do tema e repetições. Muito bem, como fazemos então? Vamos escolher um tema para trabalhar. Um tema que vem se repetindo em vestibulares e até mesmo neste último concurso da Caixa Econômica Federal é a questão do lixo urbano.

O concurso da CEF foi um pouco mais além e tratou do tema adicionando a nova problemática do lixo eletrônico. Vamos nos ater ao lixo urbano como um todo. Para tanto, leia a proposta acessando este link. Leia para poder acompanhar o raciocínio. Vamos considerar a seguinte proposta:

Redija um texto dissertativo expositivo sobre a destinação do lixo nos grandes centros urbanos.

Como planejar:

Em primeiro lugar, você deve definir seu objetivo. Neste caso específico, o objetivo está mais ou menos claro na proposta: o lixo nos grandes centros é um sério problema, etc…

Levantamento das ideias:

– concentração populacional nos grandes centros;

– excesso de produtos descartáveis e embalagens não degradáveis;

– falta de empenho da administração pública.

Com base nestas ideias, você pode desenvolver o texto. Para isso, pergunte a cada uma das frases acima POR QUE?  A resposta para cada pergunta lhe dará o conteúdo para o desenvolvimento. Mantendo sempre este esquema simples, você não corre o risco de fugir do tema nem de divagar.

Convido vocês a desenvolver uma dissertação com base neste planejamento. Podem enviar para edmundo@professoredmundo.com.br

Com base nas redações que receber, publico algumas no próximo post.

Quer melhorar a redação, então precisa praticar.

 

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment