fev
22
2009

Criando um Blog – parte 2




No post anterior dei uma noção inicial para a criação de um Blog, apenas para despertar seu interesse. Agora, vamos colocar em prática. E então, pensou em algum tema que lhe motive a criar um Blog? Espero que sim.

Vou mostrar como criar um Blog a partir de um sistema gratuito. Os dois sistemas mais utilizados são:

Ambos têm suporte em português, isso facilita bastante para quem não domina o inglês. Bem, qual é o melhor? Os dois são muito bons. Particularmente, eu, utilizo o sistema WordPress, mas tenho meus domínios próprios, apenas utilizo a base. Sugiro que entre nos dois, navegue um pouco e escolha a melhor opção para você. Vale lembrar que em ambos não se paga nada.

A diferença de ter um domínio próprio é que seu URL não carregará, por exemplo, www.wordpress.com/professoredmundo, ou algo semelhante. No meu caso, com meu próprio domínio, meus Blogs têm uma URL do tipo: www.professoredmundo.com.br ou www.hobbyland.com.br . Aconselho a, antes de  registrar um domínio, faça um gratuito para ver se vai realmente gostar de “blogar” . Neste caso você investirá apenas tempo.

Certo. Uma vez escolhido o sistema, faça seu cadastro, crie um nome, e comece a postar. A vantagem de usar um sistema destes é que você não precisa conhecer nenhuma linguagem de programação web. Está tudo pronto.  Você escolhe os modelos; existem milhares na internet. Vou falar mais sobre o WordPress porque conheço melhor.  Durante o processo de cadastro, terá que criar um login e senha, estes, lhe darão acesso ao “painel de controle” do seu Blog.

Quando acessar o painel pela primeira vez, vai perceber que o tema (theme) é padrão. A instalação básica já vem com dois themes  para escolher. Não gostou de nenhum? Não se preocupe, faça uma busca, existem milhares de themes espalhados na internet, e gratuitos. O WordPress faz uma busca pra você, e o que é melhor, ainda instala. Fácil, né?

Dentro do “painel” você poderá perceber uma série de funcionalidades para ajudá-lo a melhorar, cada vez mais, seu Blog. Essas funcionalidades podem ser agregadas de duas formas: Widgets e Plugins. Vamos entender cada um deles:

Widgets: são as funções aparentes em seu Blog. Veja, por exemplo, na barra lateral (sidebar) – comece a se acostumar com os termos – ao lado direito do meu Blog. Você verá na parte superior um botão convidando os visitantes a assinarem meus feeds (falarei sobre feeds mais à frente), neste caso dou duas opções. Abaixo do feeds, um menu de idiomas, comentários, page rank, categorias, tópicos recentes, etc… Basicamente, os widgets mais utilizados estarão à sua disposição no painel de controle (você os encontra em APARÊNCIA), daí é só escolher o que deseja instalar e pronto. Ainda existem centenas de widgets grátis na internet, porém, no momento, preocupe-se com os que têm disponível. Alguns widgets variam conforme o tema ou layout que escolher.

Plugins: são funcionalidades que, praticamente, não aparecem, mas que enriquecem seu blog, ou seja, eles atuam nos bastidores. Por exemplo: estatísticas, editores de imagem, assinaturas em comentárrios, etc… Existe uma verdadeira infinidade de plugins grátis na internet, no entanto,  a maioria absoluta está em inglês. No próprio WordPress, por exemplo, você encontra no painel um menu para os plugins e pode até fazer uma busca. O WordPress instala automaticamente para você. Alguns necessitam de configuração, outros, não. Por isso, é importante que você entenda pelo menos um pouco de inglês. 

Quanto aos Feeds, são uma forma de você manter seus leitores atualizados com seus posts. Eles podem receber as atualizações por e-mail ou pelo navegador, o que for mais conveniente para eles. Eu, assino feeds e recebo por e-mail, para mim é mais prático, já que abro minhas caixas postais diariamente. É fundamental que você dê a oportunidade ao seu visitante de assinar, pois, dessa forma, mantém um contato direto com eles.

Bom, agora que instalou e configou seu Blog, é hora de começar a escrever. Não esqueça, no mínimo 1 post por dia. Fique ligado, em breve voltarei com mais dicas e novidades.

Abraços,

Professor Edmundo Santana


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Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

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