maio
6
2011

Comunicação Como Ferramenta de Crescimento Profissional


Comunicação é um processo de troca de informações entre duas ou mais pessoas. Desde os tempos mais remotos, a necessidade de se comunicar é uma questão de sobrevivência.Atualmente, a comunicação é uma das principais habilidades dos profissionais de sucesso. Contudo, comunicar-se bem, vai muito além de saber falar; é saber o quê falar, como falar e quando falar. É saber ouvir e ter capacidade de interpretar.

Em praticamente todas as atividades que realizamos, precisamos nos relacionar com as pessoas, direta ou indiretamente. Para que haja sucesso nestas relações, a comunicação deve ser eficaz; ser capaz de gerar resultado positivo.

Para falarmos de comunicação, precisamos entender seus fundamentos básicos. São elementos da comunicação:

Emissor – quem emite a mensagem.

Receptor – quem recebe a mensagem.

Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.

Código – a combinação de símbolos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.

Canal – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar…

Se a comunicação é satisfatória, ou seja, o receptor consegue interpretar corretamente, o feed-back será positivo, neste caso, a mensagem atingiu seu objetivo. Algumas vezes, a mensagem pode sofrer alterações ou não chegar corretamente ao receptor, neste caso, houve um Ruído ou Falha na comunicação, ou seja, algum problema no processo, o que é muito comum.

O grande problema, na verdade, é que não aprendemos a nos comunicar adequadamente, assim, essa deficiência prejudica sensivelmente o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Para a maioria das pessoas, a comunicação se restringe ao ato de falar e, algumas vezes, ouvir. No entanto, a comunicação é muito mais que isso, envolve todo um processo de expressões faciais e corporais.

Pesquisadores constataram os seguintes dados:

7% – nas palavras (o que a pessoa diz)
38% – no tom de voz, inflexão (a maneira como fala)
55% – no corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)

Portanto, fica claro que nosso corpo fala mais que nossa boca. Quando conseguimos sincronizar com harmonia fala, voz e gestos, nossa comunicação está bem próxima da excelência.  As pessoas que dominam a arte da comunicação, têm muito mais chances de sucesso que as outras. Como disse antes, tudo está direta ou indiretamente ligado à comunicação em nossas vidas, portanto, se deseja atingir o sucesso pessoal e profissional, preocupe-se com sua comunicação.

Um aspecto interessante da comunicação é a incapacidade de ouvir. As pessoas não têm mais paciência de ouvir as outras. Vejo, muitas vezes, vendedores que mal escutam os desejos e necessidades dos clientes e tentam adivinhar o que querem.  Muitas vezes, perdem uma venda e não sabem o por quê. Citei apenas um exemplo, mas, os casos são inúmeros, e não apenas com vendedores.

Lembre-se de que quando você se comunica, está “vendendo” sua imagem, está fazendo seu marketing pessoal, isso significa muito para uma carreira de sucesso.  Como diz o sábio: se temos dois ouvidos e apenas uma boca, isso deve significar alguma coisa.

Algumas dicas para melhorar sua comunicação:

– Aprenda a ouvir;

– Use o tom de voz adequado;

– Gesticule na medida certa;

– Olhe nos olhos de seu interlocutor;

– Fale corretamente;

Outro aspecto fundamental da comunicação é a capacidade de expressar-se através da escrita. Como professor de redação, tenho ajudado muitos alunos a melhorar seus textos. Não é nem o caso de ser um escritor, mas ter a capacidade de expressar-se corretamente através de um texto. Ler é muito importante para adquirir conhecimento. Uma boa revista, bons livros, jornais, formam opinião e o mantém atualizado sobre o que acontece no mundo. Sempre terá conteúdo para boas conversas.

Pratique comunicação eficaz. Sua carreira agradece. Assista ao vídeo e perceba:

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Abraços,

Professor Edmundo Santana

 

 

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Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

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