set
14
2009

Canon em D – Johan Pachelbel


pachelbelJohan Pachelbel (1653 – 1706) foi um músico, organista, professor e compositor alemão do estilo barroco. Compõe um grande acervo de música sacra e secular, e suas contribuições para o desenvolvimento do prelúdio coral e fuga dão-lhe lugar entre os mais importantes compositores da época barroca.Entre as obras mais célebres do compositor estão o Cânone em Ré Maior e Fugas para Magnificat. (wikipédia)

Sua peça mais famosa é “Canon em Ré Maior”, peça barroca até hoje interpretada por diversos músicos e orquestras, tornando-se até música-tema para filmes. Esta obra, mais do que seu compositor, alcançou fama mundial até os dias de hoje e atualmente é muito executada em casamentos por sua doçura e suavidade.

É impressionante a variedade de versões criadas para esta belíssima música. Já vi em harpa, violinos, violões, em voz, guitara, piano… existe um público fiel, e o que é mais impressionante, de todas as idades.

Vou colocar uma versão orquestrada. Apreciem a essência do que estou dizendo. Esse é o tipo de música para se sentir, e não apenas escutar. Aproveitem.

" type="application/x-shockwave-flash" data="http://www.youtube.com/v/JvNQLJ1_HQ0&feature=relatedYou need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment