mar
17
2010

Ato Secreto


“Uma investigação de quase dois anos descobriu um esquema ilegal para a edição de versões secretas do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Paraná. Alguns dos atos secretos trazem medidas como a contratação de laranjas com o objetivo de desviar dinheiro público”. Fonte: Site G1 Globo.com

A falcatrua, dessa vez, usa laranjas como funcionários da casa, pagando salários exorbitantes. Coisa que um trabalhador de salário mínimo levaria três vidas para ganhar.

Por que será que eu não me espanto? Ah! provavelmente porque já virou rotina em nosso dia a dia. Como se não bastasse, Brasília, agora temos também o Paraná, ou melhor, a Assembléia Legislativa do PR. Ainda acredito, realmente, que a “festança” esteja ocorrendo no país inteiro, e nós, aqui, pagando o custo.

A coisa fica mais ou menos assim: O Honda City, fabricado no Brasil, que está sendo lançado no México, sim, esse mesmo que é fabricado aqui, lá, tem um preço de venda em torno de 197.000 pesos mexicanos, o que convertidos em Reais seriam algo em torno de R$ 25.800,00. Ótimo, não é? Sim, seria se este mesmo veículo estivesse sendo vendido no Brasil por um preço semelhante, mas não é o caso. No Brasil, o mesmo automóvel é vendido a o singelo preço de R$ 56.210,00.

Ué? Não entendi. É fabricado aqui, exportado para lá, e o preço de lá é metade? Não queira tentar entender. Mas uma coisa eu sei: o exemplo acima, da Assembléia do PR tem muito a ver com tudo isso. E, se considerarmos ainda, que paga-se quase 44% de impostos sobre um veículo novo, você começa a chegar perto da resposta.

Nosso presidente diz que tanta corrupção está vindo à tona por que estão realmente investigando. Minha opinião é contrária. Como já foi veiculado diversas vezes, acho mesmo é que ele fecha os olhos para tudo isso, assim como fez com o “Sr. Sarney”.

É pessoal. O melhor mesmo é pensar bem em quem vai votar. Pena é que o povo brasileiro, que realmente elege essa “gangue”, pouco sabe sobre tudo isso. Por isso sou tão fervoroso fã da cultura e da educação.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

1 Comment+ Add Comment

Leave a comment