fev
8
2009

Algumas Dicas Para Escrever Bem


Mantenha-se Atualizado
Saiba que os temas de redação usualmente propostos em vestibulares estão diretamente relacionados à vida atual. Livros, jornais e revistas que você leu ultimamente serão úteis para a fundamentação de suas idéias.

Praticar
Leia os editoriais dos jornais, que são bons modelos de dissertação (estrutura de texto mais pedida nos exames) e ajudam a perceber técnicas de argumentação.
Reescreva os editoriais mudando o vocabulário. Faça, pelo menos, duas redação por semana.
Reescreva os seus textos, corrigindo os erros indicados pelo professor.
Converse sobre assuntos polêmicos para aumentar o seu repertório de argumentos.
Leia a redação dos colegas e peça que eles leiam as suas.

Faça um Rascunho
Use a parte destinada ao rascunho para “mapear” o texto. Coloque ali os principais elementos e argumentos que vai usar para fazer a redação. Muitos candidatos perdem pontos porque passam do limite de espaço sem dar o recado.

Não Utilize Frases Feitas
Evite expressões como “o Brasil é um país de contrastes”; “transpondo as barreiras”; “marcas da violência”. Seja original.

Jamais use gírias
Esqueça aquela linguagem que você usa no MSN, na Internet. O Enem, assim como todo exame sério, exige respeito às normas cultas da língua portuguesa. Nada de gírias, como “tipo assim”, “maneiro”, entre outras.

Aumente seu Vocabulário
Atenção para não repetir a mesma idéia ou a mesma palavra toda hora no texto. No lugar do “mas”, tente usar também o “porém” ou “todavia”, “entretanto”.

Coesão, Por Favor
Organize o conteúdo de seu texto de forma coesa, preste bastante atenção aos pronomes e às conjunções que emprega. Observe se esses elementos estão, de fato, traduzindo o tipo de relação que você quer estabelecer entres as frases.

Não Invente
Não invente dados nem faça citações literais. O que é avaliado é sua capacidade de argumentação. Você pode até utilizar um ditado popular, por exemplo. Mas que seja de maneira criativa. Pobreza de linguagem desqualifica a redação.

Concusão
Só dê o título depois de fazer todo o texto. Uma boa dica é tirá-lo da conclusão, já que lá está a finalização dos seus argumentos.

Não basta relatar: é preciso opinar e dar solução para o tema.

Assim como a maioria das redações dos vestibulares, a do Enem quer testar a capacidade que o candidato tem de escrever um texto com tudo o que pede o bom Português. Mas uma característica específica aparece nesse exame que o diferencia dos demais.

Ele exige que o candidato defenda seu ponto de vista sobre o tema proposto e, de quebra, apresente uma solução para o problema. Parece fácil, mas as últimas redações do Enem revelaram o despreparo dos estudantes para lidar com questões éticas e morais.

Por incrível que pareça, um estudante já escreveu que a solução para o problema da violência seria exterminar de uma vez todos os bandidos. Não é por aí.

“É para dar a opinião pessoal, mas mostrando respeito aos direitos humanos”, salienta a professora de Português Marli Siqueira Leite, que já participou da banca de correção da Redação do Enem durante dois anos.

Sem achismo. O que se pede, então, é que o candidato saiba construir e defender uma opinião que ultrapasse a barreira do “achismo”.

“O Enem cobra que o candidato seja criativo e demonstre compromisso com a cidadania, com as questões sociais”, afirma a professora.

Sem apontar uma solução razoável e coerente, diz ela, o aluno corre o risco de ser desclassificado. Fugir completamente do tema indicado é outra forma de tirar zero na prova.

A dica é esquematizar tudo no rascunho: como vai ser a abertura do tema, o desenvolvimento, quais são os exemplos e como será a conclusão do texto. “É uma maneira de o aluno evitar se perder, passar do limite de espaço e não dar o recado”.

Fonte: Jornal “A Gazeta” ES

Essas são apenas algumas dicas para você esquentar as turbinas. Em breve, farei um passo-a-passo mostrando como escrever um bom texto. Lembre-se, LEIA, LEIA, LEIA, e quando estiver cansado, LEIA mais. Assim você adquire fluência no português, melhora seu vocabulário, e aprende a escrever melhor.

Abraços,

Professor Edmundo Santana

Artigos relacionados

Sobre o autor: Edmundo Santana

Diretor Geral da Canadian Corporate Coaching Group Brasil. Sócio Diretor da Advance Consultoria e Treinamentos. Consultor e Instrutor em Desenvolvimento de Pessoas. Consultor e Instrutor do Sebrae/PR. Professor de Técnicas de Redação. Fundador do Blog Professor Edmundo Santana. Autor do Livro Fazendo a Diferença - Aprenda Fácil Editora

Leave a comment